TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças De Ler

Artigo: Doenças De Ler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 6

3. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados assuntos cujo tema central refere-se às doenças ocasionadas por LER/DORT. Serão especificadas sobre o que vem a ser, diagnósticos, tratamento e prevenção a tais doenças.

Em 1713 Bernardo Ramazzini, médico, descreveu um grupo de afecções músculo esqueléticas entre as quais a encontrada em notários e escreventes que, acreditava ele, ser pelo uso excessivo das mãos no trabalho de escrever. Esta doença que mais tarde foi chamada de “cãibra do escrivão”, dava-se ao um conjunto de fatores, eram eles, sedentarismo, uso contínuo e repetitivo da mão em um mesmo movimento e a grande atenção mental para não borrar a escrita. Caracterizava-se esta doença por uma sensação de pareslesia de membros superiores acompanhada por sensação de peso e fadiga nos braços, podendo ainda estar associada a dores cervicais e/ou lombares.

No ano de 1833 uma descrição de grande número de casos de trabalhadores acometidos por sintomas semelhantes aos já descritos por Ramazzini ocorreu na Inglaterra, nos anotadores do serviço britânico, sendo tal fato atribuído ao uso de uma pena de aço mais pesada. O primeiro evento de que se tem notícia de uma atividade ser considerada como causadora de uma doença profissional devido a movimentos rápidos e repetitivos data de 1908 quando, na Inglaterra, o serviço de saúde Britânico atribuiu aos telegrafistas uma nova doença denominada de “cãibra do telegrafista”, que tinha como sintoma principal a fraqueza muscular, sugindo assim uma relação entre doença – lesão – incapacidade.

Em meados de 1970 e 1980, em sua análise, William Gowers descreveu que, mais do que uma simples doença, apresentavam seus pacientes insatisfação com o trabalho, ansiedade, problemas familiares, instabilidade emocional, revolta e dificuldade de diferenciar o que verdadeiramente sentiam, daquilo que era irreal. A LER, entretanto, acentuou-se demasiadamente na década de 1990, com a popularização dos computadores pessoais.

O termo LER (Lesão por Esforço Repetitivo) refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema musculoesquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. As principais vítimas são digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho. Já a DORT(Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) diferentemente do que ocorre com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos do trabalhador.

Para uma melhor denominação entende-se que LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1 Tenossivite de Quervain

4.1.1 Definição

É uma inflamação dos tendões da base do polegar, não é causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.

4.1.2 Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico ao examinar a mão do paciente. Geralmente, o diagnóstico é bem óbvio. Pode-se observar a dor e a incapacidade que o paciente tem ao utilizar o polegar.

Existe um exame clínico chamado de Teste de Filkenstein, que é uma manobra que se realiza com o polegar dobrado na palma da mão e se faz um desvio lateral do punho (dobrar para o lado do dedo mínimo). Pacientes com a doença apresentam um grande desconforto no punho ao se realizar tal manobra.

4.1.3 Tramento

Existem poucas opções. Casos iniciais pode ser feito um tratamento com a injeção no local com cortisona e xilocaína, diminuindo assim, a inflamação e o volume.

Porém o tratamento e paliativo, onde os sintomas podem voltar. Não se podem fazer muitas infiltrações no mesmo local, pois as medicações causam o enfraquecimento dos tendões sadios. Quando a doença está mais agressiva, recomenda-se a cirurgia.

Este procedimento é realizado com anestesia regional (no punho e mão).

É feita uma incisão de mais ou menos dois centímetros, em linha com o polegar. Após, é feita a abertura do teto do primeiro compartimento extensor, criando mais espaço no seu interior. A sua abertura não causará problemas ao paciente, pois existem outros túneis que vão até a ponta do dedo. Durante o procedimento deve-se ter o cuidado para não lesar os ramos do nervo radial, que dão a sensibilidade do dorso do polegar, e passam muito próximo da incisão. Após é feito o fechamento e colocado um curativo volumoso, para proteger e evitar que a mão inche.

Tratamentos como a fisioterapia, acupuntura, gelo ou anti-inflamatórios melhoram os sintomas, mas não são duradouras e não impedem que doença evolua.

4.1.4 Prevenção

Para evitar o afastamento do trabalho é preciso adotar uma postura mais adequada, associada às pausas ao longo da jornada de trabalho, são as principais medidas para a prevenção da doença.

4.2 Síndrome do túnel do carpo

4.2.1 Definição

É quando o nervo que passa na região do punho fica submetido à compressão.

4.2.2 Diagnóstico

Dois testes são realizados para estabelecer o diagnóstico: Teste de Phalen e o Teste de Tinel.

O primeiro dobra o punho e o mantém por um minuto se houver compressão do nervo, os sintomas pioram.

O segundo consiste em bater no nervo mediano, se estiver comprometido, terá uma sensação de choque e formigamento.

4.2.3 Tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com