TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ato De Ler

Trabalho Escolar: O Ato De Ler. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 2

O Ato de Ler

A Importância do Ato de ler

O ato de ler implica numa reflexão sobre a prática, os fins e o método da leitura.

ARROYO, Miguel. Da escola carente à escola possível. 7. ed. São Paulo: Loyola,1996.

CALVINO, Ítalo. Se um viajante numa noite de inverno. (Trad. Nilson Moulin). São Paulo: Companhia da Letras, 2000. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. Educação como prática de liberdade. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1992. MINDLIN In:HTTP:/WWW.oglobo.com.br/suplementos/prosaeve.

Revista de educação CEAP- Ano 11- n* 41- Salvador, Jun/2003(p. 59-66).

Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Sabemos que a leitura é de fundamental importância para o estudo, para construção e reconstrução do conhecimento.

A leitura pode proporcionar ao leitor o aprofundamento de seu saber sobre o mundo em que vive, ou pode aliená-lo em relação e esse mundo, dependendo da atitude que ele assuma no ato de ler.

Podemos afirmar, tendo como parâmetro Paulo Freire, que a leitura é o meio que dispomos para adquirir informações e desenvolver reflexões criticas sobre a realidade e o mundo em que estamos inseridos. Portanto ler é um processo contínuo que consiste num exercício de compreensão de tudo que está ao nosso redor. O ato de ler tende a formar pessoas, direcionando-as para o futuro.

Pode-se dividir a leitura em três partes, a sensorial, a emocional e a intelectual. A leitura sensorial é a primeira etapa, é o processo de tradução da leitura para uma linguagem clara da informação. Na leitura emocional, usa-se a sensibilidade do leitor possibilitando que ele aprecie o texto. No que diz respeito à leitura intelectual, ela não se limita apenas à análise do texto e sim a consciência permanente de que todo texto é um ato de comunicação, refere-se principalmente a textos informativos, como em jornais, revistas, livros técnicos e didáticos.

Portanto a leitura deve ser considerada uma atividade essencial para construção do conhecimento, pois o ser humano é transformado através da prática da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com