TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças De Notificação Compulsória

Trabalho Escolar: Doenças De Notificação Compulsória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Poliomielite

Poliomielite é uma doença viral que afeta as raízes anteriores dos nervos motores, produzindo paralisia especialmente em crianças pequenas e adolescentes. Sua incidência tem diminuído muito graças ao descobrimento de uma vacina altamente eficaz (Sabin), e de seu uso difundido no mundo inteiro.

È uma doença infecciosa viral aguda, muito contagiosa que acomete principalmente crianças pequenas (até 5 ou 6 anos de idade), embora também possa infectar crianças maiores e mesmo adultos.

O vírus transmissor da poliomielite é um enterovírus extremamente resistente às condições externas, contraído através de alimentos ou água contaminados ou de forma direta, de pessoa para pessoa (através de muco, catarro ou fezes). O modo de transmissão geralmente é fecal-oral e só raramente, oral-oral.

Causas

O vírus transmissor é extremamente resistente ás condições externas, contraído através de alimentos ou água contaminados ou de forma direta, de pessoa para pessoa (através de muco, catarro ou fezes). Esses vírus se multiplicam na garganta, porém é mais freqüente no intestino, onde freqüentemente ficam restritos. Daí eles podem passar às correntes sanguíneas e linfáticas e invadir o sistema nervoso, causando destruição dos neurônios motores.

Sinais e Sintomas

Muitas pessoas que foram infectadas pelo vírus, não tiveram sintomas, mesmo não tendo sintomas , essas pessoas podem infectar outras. O período que medeia entre a contaminação pelo vírus e o aparecimento dos primeiros sintomas (incubação) varia entre 3 e 35 dias. A poliomielite maior, a forma paralítica da enfermidade, corresponde a uma minoria dos casos das pessoas infectadas.

As manifestações iniciais da infecção são muito parecidas com as de outras viroses: febre, dor de garganta, gripe, náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréias ou prisão de ventre, etc. Posteriormente, os órgãos mais atingidos são o cérebro, o coração e o fígado.

Diagnóstico

A poliomielite deve ser suspeitada clinicamente em todo indivíduo com paralisia flácida aguda em que haja reflexos tendinosos diminuídos ou ausentes e conservação da sensibilidade e da atividade cognitiva. O diagnóstico definitivo é feito por detecção do DNA viral ou isolamento e observação ao microscópio eletrônico do vírus em fluidos corporais. Podem ainda ser realizados exames de cultura do líquido cérebro espinal (líquor), teste dos níveis de anticorpos contra o vírus e culturas virais de fluidos da garganta e fezes.

Tularemia

È causada pela bactéria Francisella tularensis. Tipicamente rural, a doença é normalmente encontrada em roedores, coelhos e lebres. Além de ser transmitida por carrapatos, a tularemia também pode ser adquirida por meio de outros insetos, e pela manipulação de carcaças de animais infectados. Embora menos freqüente, o contágio também pode se der pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou ainda por inalação da bactéria. A tularemia não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa. A doença é registrada na América do Norte, partes da Ásia e da Europa.

Sinais e Sintomas

Os sintomas mais comuns são uma ferida que demora a cicatrizar (úlcera) e aumento de volume dos gânglios (linfonodos). Um sintoma menos frequente é um mal-estar repentino acompanhado de febre alta, calafrios, dores de cabeça e cansaço. Mais raramente, as pessoas apresentam tosse, dores nas articulações, dor no peito, vômitos, dor de garganta, inflamação nos olhos (conjuntivite), dor de barriga e diarréia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com