TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Magistrados

Relatório de pesquisa: Dos Magistrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

DOS MAGISTRADOS

O candidato à magistratura, tem que estar juridicamente muito bem preparado e atualizado, pois não haverá muito tempo para o estudo de uma só causa. E deve, ainda, dominar as ferramentas de informática hoje existentes, poderosas aliadas em favor da produtividade sem perda da qualidade.

Por conta disto, não há como deixar de se admitir que a magistratura exige a renúncia, ainda que parcial, a um punhado de projetos e prazeres pessoais, pois o tempo livre é pouco e, no mais das vezes, acaba sendo dedicado mesmo à família.

Não que o ser juiz represente um sacerdócio, uma das muitas bobagens que se escreveu (e ainda se escreve) ao longo dos anos, e que fez alimentar a mente já deturpada de alguns (poucos) juízes (e desembargadores!) mal preparados, que se encastelaram em seus fóruns e passaram a se comportar como representantes de Deus na terra (inclusive em relação aos seus pares). Juiz não tem nada de Santo e, exatamente para aplicar a Justiça dos homens (e não a Dele), espera-se que ele seja dotado de uma enorme carga de humanidade para compreender seu semelhante, com todos os defeitos e qualidades ínsitas à nossa condição. Sacralizar a magistratura só torna a tarefa mais difícil tanto para aqueles que judicam quanto para aqueles que convivem com os magistrados.

Ser Juiz de Direito, entre todas as outras profissões igualmente importantes e grandiosas, talvez seja a que melhor possa servir para manter a paz entre os homens. A magistratura é, também, uma das poucas atividades em que se pode promover mudanças (inclusive sociais) sem depender de absolutamente mais ninguém. Só aquele que abraçou verdadeiramente a magistratura é capaz de entender a importância deste papel e colher dele os frutos da realização pessoal como homem e cidadão.

DAS RECOMPENSAS

A oferta de recompensas é uma estratégia utilizada para mobilizar a população a denunciar e auxiliar na resolução de crimes. A simples oferta de uma recompensa faz com que a imprensa se interesse por determinados casos, gerando notícia. Assim foi concebido um projeto, que consiste em uma parceria entre o cidadão, sua polícia e sua imprensa através da única maneira segura de participação popular a denúncia anônima.

Mais do que simplesmente ofertar dinheiro para estimular a população a denunciar os criminosos, este projeto proporciona a polícia ter subsídios melhores para trabalhar em busca dos criminosos. Esta experiência demonstra que o efeito da oferta de recompensa é devastador para o criminoso, na medida em que desestabiliza seu ambiente e o faz se locomover. Isto se dá porque a imprensa passa a divulgar sua imagem a todo momento.

Um diferencial deste projeto é que os procurados que terão suas imagens expostas serão regionalizados, ou seja, haverá maior divulgação nos locais onde ele atua, dinamizando o trabalho e economizando recursos.

DA EDUCAÇÃO

A eficaz prevenção do crime não depende tanto da maior efetividade do controle social formal, senão da melhor integração ou sincronização do controle social formal e informal.

A prevenção simples partindo somente da escola também não é recomendada, pois a criança deve ser assistida em todos os seus aspectos de desenvolvimento e não somente o educacional.

A abordagem da prevenção dos conflitos associados à violência deve ser interdisciplinar, desde os serviços de saúde mental às instituições de proteção social e os centros de educação formal deveriam se envolver na prevenção.

É necessário a associação da área educacional, da área de saúde, das instituições de proteção social e da polícia no combate ao crime agindo diretamente sobre suas causas.

A escola é um espaço onde se deve formar cidadãos críticos e pessoas humanas contribuindo para a inserção social. Buscando na construção da igualdade a gestão de interesses, direitos e deveres do indivíduo.

Através da construção de um projeto coletivo democrático e de valorização da escola é possível formar profissionais para a sociedade capazes de se posicionar em processos de decisão e gestão de conflitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com