TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie MAI

Artigos Científicos: Dossie MAI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

Resposta:

Método de ensino é a ação do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino.

Método verbal: utilizaria a ilustração, levando gravuras.

Método expositivo: dividiria a sala em grupo para que fizessem um trabalho de um determinado tema, sendo que cada grupo teria uma subdivisão do tema.

2. O que é um método ativo?

Resposta:

E aquele que o aluno dever construir e reinventar, os conteúdos ensinados em sala de aula e não apenas decorar conceitos.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

Resposta:

* Os conhecimentos adquiridos pelo aluno se relacionam com o conhecimento prévio que ele já tem

* A nova informação se ancora nas experiências sensoriais do indivíduo.

* A ocorrência da aprendizagem significa ajuda no crescimento e conceitos já formados.

* Quando o receptor consegue incorporar o novo aprendizado com o aprendizado antigo acorrerá então a aprendizagem significativa.

R: A aprendizagem significativa é importante porque adquirirá novos conhecimentos e estes incorporados ao velho conhecimento facilitará a compreensão das novas informações.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

Resposta:

Conhecimentos prévios é o contato inicial com um novo conteúdo e são fundamentais para a construção de novos significados.

A problematização e criar questões que podem ser entendidas pelo aluno, não sendo respondidas na hora, criando assim curiosidade e vontade de saber.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

Resposta:

Interdisciplinaridade, a fórmula em que se misturam conteúdos de várias disciplinas abraçadas por um tema comum.

Água: em geografia trabalharia a origem das Águas na terra, as águas continentais, a formação de rios e lagos, com a elaboração de mapas e maquetes

Em matemática utilizando os quatros operações básicas com contas de água para comparar os valores, o volume gastos metros cúbicos, construções de tabelas e gráficos

Em ciências uma visita a companhia de tratamento de agua , para que os alunos vejam as etapas de tratamentos da água.

Em português elaborar um trabalho, colocando no papel o que observaram quais foram seus pensamentos, suas dúvidas.

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

Resposta:

R: Porque se deve explorar ao Máximo, trabalhar tudo o que se pode dentro de cada disciplina não deixando o tema evasivo.

3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta

Resposta:

São 4 blocos temáticos- Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos e Terra e Universo. Sim, pois cada escola terá seu material didático, o qual se estuda antes pera trabalhar em sala de aula.

3. Faça um resumo do item - Histórico de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.

Resposta:

O ensino de Ciências Naturais, na escola fundamental, tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas.

Muitas práticas, ainda hoje, são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa.

A L.D.B de 1961Antes: Aulas de Ciências Naturais apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial.

Depois: Estendeu a obrigatoriedade do ensino da disciplina a todas as séries ginasiais, mas apenas a partir de 1971, com a Lei no 5.692, Ciências passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau..

A L.D.B de 1961 O cenário Escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo.

Aos professores cabia a transmissão de conhecimentos acumulados pela humanidade, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com