TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Natureza E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Dossiê Natureza E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  6.172 Palavras (25 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 25

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

A ciência humana pesquisa os aspectos do homem como indivíduo, vivendo em sociedade, onde se destaca as ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política), história, geografia, linguística, economia direito e outras, como artes e teologia. As ciências naturais tem como alvo o estudo dos fenômenos da natureza, tem como exemplo de ciências naturais as disciplinas: biologia, química, física, geografia física, astronomia, zoologia e geologia

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

Revolução Industrial: consolidação do capitalismo moderno, crescimento urbano êxodo rural, utilização de novas formas de energia.

Revolução Francesa: foi uma revolução política, queda da monarquia- modelo de absolutismo da época, república democrática-modelo novo.

3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Estado teológico-> explica os fatos

Estado metafísico-> está entre o período intermediário e provisório, onde há a descrença em Deus, procura explicação em conceitos abstratos, como o misticismo ou em espíritos.

Estado racional ou positivo-> onde as explicações ingenuamente psicológicas são substituídas pela busca de resposta embasada na racionalidade e na ciência, no terceiro estágio de desenvolvimento, conhecido como positivismo , somente será atingível pelo conhecimento ciêntífico, onde a realidade física é uma única existente.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

‘rque através do seu pensamento positivista buscava analisar a sociedade com a mesma objetividade das ciências naturaisPo, haja vista que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade. Comte foi quem utilizou pela primeira vez a palavra sociologia, por volta de 1840, na obra Curso de Filosofia Positiva. Sua palavra de ordem: Ordem x Conflito e Progresso x Revolução.

A ele se deve a sistematização e aprofundamento da doutrina do Positivismo.

.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Para Durkheim os fatos sociais são maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo dotados de um poder de coerção, primeiro a sociedade depois o indivíduo, exemplo: taxa de suicídio, taxa de criminalidade, taxa de mobilidade(social), cultura, capitalismo, monogamia, etc.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

As Regras do Método Sociológico:

O ser social- duas consciências

1- comum

2- individual

A Divisão Social do Trabalho

Solidariedade

Mecânica (tipo coletiva)

Orgânica (divisão social do trabalho)

O Suicídio:

Um estudo sociológico

O autor exemplifica o poder de coerção que os fatos sociais podem exercer sobre o indivíduo, por vezes levando o indivíduo a cometer um atentado contra a própria vida.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Ao contrário de Durkheim, Weber acreditou na possibilidade de interpretação da sociedade não olhando para ela, mas sim , para o indivíduo que nela vive. O autor desenvolveu a teoria da Sociologia Compreensiva, uma teoria que vai tentar atender a sociedade a partir da compreenção das ações do indivíduo. Para Weber a sociologia é uma ciência que estuda os indivíduos agindo socialmente por meio das ações sociais, que não são condutas humanas dotadas de sentido, pública ou não. O homem precisa viver em sociedade, para de socializar.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

*A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Nessa obra Weber questiona as razões pelas quais os meios de administração do capital

encontram-se no comando quase exclusivo de indivíduos adeptos do protestantismo. O primeiro fenômeno analisado pelo sociólogo alemão está relacionado ao princípio de que os protestantes, com o objetivo em atingir elevadas posições no interior da estratificação social capitalista, necessitaram de certa posse prévia de capital estreitamente vinculada ao desenvolvimento de uma rigorosa formação educacional. O fator econômico estimula a autoridade no plano individual.

*A Ciência Como Vocação

Para Weber explicara ciência como vocação ele trata de vários conceitos necessários para que a vocação aconteça e apareça. Weber desconfia do professor que consegue ter as duas aptidões-pesquisador e professor- bem desenvolvidas, ele acredita que será mera coincidência se essas duas se encontrarem no mesmo homem.

*A Política Como Vocação

Segundo Weber, todo homem sério, que vive para uma causa, vive também dela. Por outro lado, aquele que vive da política é beneficiário de seus próprios interesses econômicos, ou seja está sempre na condição do político-profissional, até porque vê a política apenas como uma permanente fonte de renda.

9. Explique com suas palavras os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.

O materialismo dialético é a concepção filosófica do Partido Marxista-linista. Chama-se dialético, porque seu modo de abordar os fenômenos da

natureza, seu modo de focalizá-los sua teoria materialista. É o estudo das contradições contidas na própria essência dos objetos.

10. Cite as três principais obras de Karl Marx. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

*O Capital

O racioscíneo contínuo no Capital destoava da grande maioria dos outros tratados econômicos de sua época por privilegiar, em ponto de vista dedicado a visão do trabalhador proletário em detrimento do grande produto capitalista. É talvez por esse viés adotado por Marx que sua obra seja popularmente demonizada por grupos hostis, a qualquer ideia de esquerda.Marx, porém havia deixado claro em trabalhos anteriores, especialmente no Manifesto Comunista, que não via o Capitalismo como um regime danoso e antagônico às suas ideias, mas apenas como processo temporário na realização do cenário preconizado em seu racioscíneo econômico. Marx não acreditava que o colapso do capitalismo fosse inevitável, ele próprio insistia em dizer que crises permanentes não existem, elas na verdade são sempre soluções momentâneas e forçosas ante as contradições existentes.

*O Manifesto do Partido Comunista

Este texto transformou o mundo e suas relações. A luta de classes foi declarada o motor da história e do progresso da humanidade. Pregava a destruição da ordem burguesa e todo o poder dos excluídos. Esse texto modificou a história. Depois da queda de muitos regimes que baseados no comunismo de Marx exerceram um poder autoritário, o que

significa este livro? Será o manifesto só uma utopia desvairada? Ou será um contraposto importante ao individualismo, ao poder das grandes corporações e ao novo capitalismo global.

*A Ideologia Alemã

Essa obra é considerada por muitos estudiosos a obra de filosofia mais importante de Max e Engels, representa a primeira exposição estruturada da concepção Materialista da história e é o texto central dos autores acerca da religião. Nela eles concluem em acerto de contas com a filosofia de seu tempo

UNIDADES 2 e 3

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Cite um exemplo de grupo social e explique com suas palavras as principais características deste grupo social.

Grupo Profissional

È um grupo que desempenha funções com objetivos comuns,se organizam, e onde um depende do outro para que tudo saia bem feito, cada um cumprindo com suas tarefas proposta.

2. Explique com suas palavras o significado de estratificação profissional, estratificação política e estratificação econômica.

Estratificação Profissional: é baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade, por exemplo: na nossa sociedade valorizamos muito mais um advogado do que um pedreiro.

Estratificação Política: é baseada na situação de mando na sociedade, alguns grupos tem poder e outros não.

Estratificação Econômica: é baseada na posse de bens materiais, onde há pessoas ricas, pobres e em

situação intermediária.

3. A Suécia tem um coeficiente de GINI de 0,23 (ou 23,0 pontos percentuais) enquanto o Brasil tem um coeficiente de 0,51 (ou 51,9 pontos percentuais). O que significa coeficiente de GINI e o que estes números da Suécia e do Brasil mostram?

O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, é utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Ele consiste em números entre 0 e1, onde o 0 corresponde á completa igualdade de renda e 1 correponde á completa desigualdade. Isso mostra que o Brasil precisa melhorar esse índice.

4. Em sua opinião, por que o estudo da burocracia tem importância para a sociologia?

Burocracia é o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos. No entanto, para a Sociologia, esse termo tem um sentido especial. Burocracia é um sistema de controle social baseado na racionalidade, (adequação dos meios para se alcançar os fins), tendo em vista a eficiência na obtenção dos resultados esperados.

5. Quais os impactos positivos e negativos decorrentes dos avanços tecnológicos na sociedade?

Houveram muitas mudanças e o desenvolvimento cresceu muito no mundo todo. Tem mais facilidades e a produção em geral se tornou mais tecnológica. O progresso da educação, ciência e cultura é fundamentalmente o de compartilhar informações e de criar novos meios de aprendizagem e conhecimento.

De outro lado alguns

aspectos preocupam quanto ao uso de tecnologia, há riscos de ameaças para a organização durante os processos de inovação tecnológica, os países mais pobres não conseguem acompanhar tantas inovações e não tem como investir tanto em tecnologia mas tem que correr atrás do prejuízo, precisam garantir educação básica de qualidade e ter conhecimentos de informática e formar técnicos, pesquisadores para desenvolver tecnologia própria.

6. Explique o significado do termo “tendências sociais”.

As tendências sociais vão ser cada vez mais intensas, obrigando ao indivíduo estar sempre inovando em busca de novos equipamentos e conhecimentos em todas as áreas.

7. Diferencie cultura material de cultura não-material.

*Cultura Material: são todos os tipos de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares. A cultura material é o que influi no estilo de vida de um grupo. Ex.: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é aliment aspectos preocupam quanto ao uso de tecnologia, há riscos de ameaças para a organização durante os processos de inovação tecnológica, os países mais pobres não conseguem acompanhar tantas inovações e não tem como investir tanto em tecnologia mas tem que correr atrás do prejuízo, precisam garantir educação básica de qualidade e ter conhecimentos de informática e formar técnicos, pesquisadores para desenvolver tecnologia própria.

6. Explique o significado do termo “tendências sociais”.

As tendências sociais vão ser cada vez mais intensas, obrigando ao indivíduo estar sempre inovando em busca de novos equipamentos e conhecimentos em todas as áreas.

7. Diferencie cultura material de cultura não-material.

*Cultura Material: são todos os tipos de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares. A cultura material é o que influi no estilo de vida de um grupo. Ex.: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico.

*Cultura não-material: são os aspectos não-materiais da sociedade tais como, as normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc. Ex.: a maioria da população segue a religião Católica.

8. Em sua opinião, ainda existe preconceito racial no Brasil? E no mundo?

Sim existe muito preconceito, tanto no Brasil como em todo o mundo, e são vários tipos de preconceitos não é o só racial, existem preconceitos religiosos, culturais etnia, sexo e político social.

o básico.

*Cultura não-material: são os aspectos não-materiais da sociedade tais como, as normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc. cultura, as pesquisas, a política, a economia, a religião, a distancia, enfim o povo. Contudo no meu ponto de vista existem os pontos positivos e negativos.

Pontos positivos: A midiatização nos permite saber noticias do mundo em tempo real e encurtar as distancias, em todos os sentidos: cultural, econômico, político, etc. porem isso tudo, faz com que tenhamos que conviver com as grandes competitividades e com a massificação cultural e social.

4. A estratificação social é decorrente das desigualdades que existem em quase todos os países capitalistas, uns com maiores e outros com menores desigualdades. Em sua opinião, por que existe tanta desigualdade?

Resposta: Porque o ser humano possui dentro de si o desejo de sempre querer mais, e uma minoria que detém o poder nas mãos pensa apenas em beneficio próprio. A desigualdade social é própria de países subdesenvolvidos ou que estão em desenvolvimento, pois ñ consegue fazer políticas publicas que consiga contemplar toda a sociedade ou pelo menos a maior parte dela.

5. “Não existe cultura superior ou inferior, mas sim culturas diferentes”. O que esta frase quer dizer?

Resposta: Os costumes, o modo de agir de um povo, não devem ser tratados como superior ou inferior, mesmo porque todos os povos possuem seu valor e sua visão do mundo. A meu ver a cultura é passada ao longo do tempo de geração em geração e por isso tem o seu valor e sua beleza, mesmo porque como podemos julgar que uma cultura é melhor que

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

Resposta: As ciências naturais estudam os fenômenos físicos, relacionados à natureza, suas pesquisas são feitas em laboratórios químicos, distanciando-se assim do objeto de estudo, possui possibilidades de experimentação programada e articulada, é a ciência mais antiga e desenvolvida.

As ciências humanas: Estudam os aspectos do homem incluindo o pesquisador a pesquisa, por também fazer parte da sociedade, faz analises de situações reais e por vezes únicas.

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções

Resposta: A revolução burguesa foi à somatória de duas Revoluções bastante conhecidas: A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

A Revolução Industrial aconteceu no século XVIII e XIX e foi um período de grandes mudanças econômicas e sociais, tendo como principal marco a

transferência das forças de trabalho do campo, para as cidades. Ocorreu nesse período um grande desenvolvimento industrial, levando para as cidades um enorme contingente populacional e com isso mudando também as suas características e dando a elas novas relações sociais, baseadas na substituição do meio agrário para a produção em grandes quantidades.

A burguesia uma pequena classe passou a ditar regras a seu favor, enquanto os proletários uma grande classe passou a se submeter a essas regras, como assalariados, mal pagos e aquém aos seus direitos, levando-os assim a se organizarem para reivindicar direitos trabalhistas e civis.

Enfim a Revolução Industrial trouxe com ela uma serie de transformações tecnológicas e sociais, consolidando de vez o capitalismo e junto com ele vários problemas de desigualdades sociais e por sua vez substituindo vários conceitos religiosos e filosóficos.

A Revolução Francesa foi palco de transformações acerca do pensamento político da época, houve com isso a queda da monarquia e o surgimento da republica democrática. Na Revolução Francesa os direitos liberais passaram a ser exercitados, com a separação do poder em Executivo, Legislativo e Judiciário e com a idéia que se firmou com o brado da Revolução que era: igualdade, liberdade a todos.

3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Resposta: No estado Teológico o homem tenta explicar os fenômenos da natureza baseado na crença em um ser divino.

Estado

Metafísico o homem procurava ser mais racional recorrendo ao abstrato.

E no Positivismo o homem tenta ser mais racional possível, buscando a explicação para os fenômenos, recorrendo à observação e relacionando um fenômeno a outro, baseando-se na realidade de um modo preciso e certo.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Resposta: Porque a ele se deve a sistematização e aprofundamento da doutrina do Positivismo.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Resposta: São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores aos indivíduos e precede por existir antes que o ser individual seja concebido.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

Resposta:

* As Regras do Método Sociológico:

Fala sobre os padrões sociais que se impõem aos indivíduos, como algo já existente.

* Divisão do Trabalho Social:

Fala sobre as analises das mudanças sociais decorrentes da Revolução Industrial.

* O suicídio;

Fala sobre o poder da coerção que os fatos sociais exercem sobre o individuo.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Resposta: Não. Pois para Max os padrões sociais têm origem na interação social entre indivíduos dessa sociedade, ainda para o autor, primeiro vem à

ação social do individuo e depois as organizações sociais.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

Resposta:

* A Política Como Vocação.

Demonstra habilidades na conceituação de Estados.

* A Ética Protestante e o Espírito Capitalista.

Fala sobre como a religião contribuiu para a consolidação do capitalismo.

* A Metodologia das Ciências Naturais.

Fala sobre a construção do tipo ideal como recurso metodológico.

9. Explique com suas palavras os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.

Resposta: O materialismo histórico coloca a economia como parte integrante de todas as esferas da sociedade.

O materialismo dialético: O ambiente, o organismo e os fenômenos físicos definem tanto o homem, quanto o animal, assim como também são definidos por eles.

10. Cite as três principais obras de Karl Marx. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

Resposta:

* O Capital Critica Da Economia Política.

Critica o capitalismo moderno.

* Manuscritos Econômicos Filosóficos

Fala sobre a religião como o suspiro do oprimido.

* A Ideologia Alemã.

Faz criticas severa a ideologia conservadora dos filósofos alemãs da época.

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos

vídeos indicados.

1. Dê dois exemplos de fatos sociais e dois exemplos de fatos naturais, segundo o entendimento da sociologia.

Resposta: fatos sociais: Família e educação.

Fatos naturais: Maremotos e tempestades.

2. Em que aspectos as revoluções industrial e francesa influenciaram o mundo moderno, política e economicamente?

Resposta: A Revolução Industrial trouxe grandes mudanças em todos os aspectos.

Quando os trabalhadores rurais começaram a migrar para as cidades, houve com isso um acelerado desenvolvimento das indústrias e uma quebra no campo, transformando também a população, onde a grande maioria trabalhava, os chamados proletários e um pequeno grupo chamado burguesia detinha em suas mãos as riquezas e o poder de estabelecer leis que é claro estavam sempre a seu favor.

Já a Revolução Francesa chegou estabelecendo uma mudança no pensamento político, com o ideal de liberdade e igualdade, separando assim o estado em três poderes: Executivo, Legislativo e judiciário.

3. Cite e explique as 4 (quatro) divisões da sociologia, segundo o autor Tiago Anderson AMORIM. Outros autores propõem outras divisões. Pesquise e cite pelo menos duas outras divisões.

Resposta: Sociologia da educação: Estuda os processos sociais de ensino e da aprendizagem.

Sociologia da Religião: Explicam por meio de experiências, as relações mutua entre religião e sociedade.

Sociologia do Trabalho: Estuda os sujeitos ocultos do ambiente do trabalho.

Sociologia da Política: Faz reflexões

sobre o poder, o estado e o dever do político

.

4. Explique o conceito de “solidariedade mecânica”, segundo a teoria de Durkheim.

Resposta: É quando as pessoas têm ocupações semelhantes e são unidas pelas crenças ou experiências comuns.

5. Qual a idéia principal do livro de Weber, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”

Resposta: Contrapor as interpretações materialistas do marxismo, ou seja, mostrar o capitalismo por outros âmbitos: o espiritual e cultural.

6. Segundo Marx, qual o significado do termo “Fetiche da mercadoria”?

Resposta: É o desejo que uma mercadoria exerce sobre o comprador, que faz com que ele pague mais, alem do simples valor de uso ou da satisfação de suas necessidades.

UNIDADES 2 e 3

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Cite um exemplo de grupo social e explique com suas palavras as principais características deste grupo social.

Resposta: A família. Possui definição própria, os membros estão em constante interação, é basicamente organizada, seus membros compartilham de hábitos, valores, costumes próprio, objetivos, idéias e sentimentos em comum, possuem mais de um membro.

2. Explique com suas palavras o significado de estratificação profissional, estratificação política e estratificação econômica.

Resposta: A estratificação profissional: são categorias de profissionais mais ou menos importantes de acordo com a visão das pessoas, por exemplo: um professor é mais importante

social, a massificação da cultura e sociedade.

6. Explique o significado do termo “tendências sociais”.

Resposta: Éa inclinação de algo, movido por uma causa ou por uma força, baseada em algo dinâmico e processado na medida em que há o deslocamento de uma situação qualquer.

7. Diferencie cultura material de cultura não-material.

Resposta: A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, maquina, hábitos alimentares, tipos de habitação.

A cultura não material abrange todos os aspectos não materiais como: normas sociais, religioso, costumes, ideologia, ciências, artes e outros.

8. Em sua opinião, ainda existe preconceito racial no Brasil? E no mundo?

Resposta: Sim. Pois sinto na pele todos os dias, por ser negra.

Aconteceu um fato recente comigo: Fui a uma escola particular juntamente com uma amiga que também é negra levar currículos, pois tínhamos visto nos classificados que a escola precisava de duas professoras e por preencher os requisitos básicos para a vaga, fomos levar os currículos. Chegando lá a supervisora da escola nos atendeu e quando dissemos que gostaríamos de deixar nossos currículos para serem analisados para a vaga de professoras, ela nos interrompeu dizendo que as vagas de faxineiras já tinham sido preenchidas, nós ficamos tristes e a informamos que nossos currículos seriam para vaga de professoras, mas que não nos interessávamos mais e ela nem se quer pediu para que deixássemos assim mesmo nossos

currículos, nos dizendo que tudo bem e que passássemos bem, pois tinha muitas coisas a fazer.

Minha amiga e eu saímos da escola paralisadas, sem saber o que falar, mas com muita pena daquela pessoa, pois era uma pessoa pobre de espírito e sabedoria, para pelo menos saber tratar as pessoas com dignidade.

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Qual é a relação entre a globalização e a competitividade?

Resposta: A globalização e a competitividade possuem uma relação intima, está absolutamente interligada, pois através da globalização se faz o processo de competitividade, entre um grupo de pessoas, entre empresas, entre governantes de um país e entre governantes do mundo. O termômetro da globalização e a competitividade que se estabelece entre elas.

2. Realize algumas reflexões relacionadas aos temas globalização e tecnologia.

Resposta: É através da tecnologia que a globalização consegue vencer fronteiras, pois desde a simples tecnologia até a mais avançada ajudam no processo de globalização, mesmo porque a globalização não existiria sem, por exemplo, o computador e a internet que nos permitem conhecer e viajar pelo mundo sem sair do lugar.

3. Descreva qual foi a influência da globalização na transformação da sociedade atual.

Resposta: A globalização mudou radicalmente a vida das pessoas, pois modificou a

currículos, nos dizendo que tudo bem e que passássemos bem, pois tinha muitas coisas a fazer.

Minha amiga e eu saímos da escola paralisadas, sem saber o que falar, mas com muita pena daquela pessoa, pois era uma pessoa pobre de espírito e sabedoria, para pelo menos saber tratar as pessoas com dignidade.

Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Qual é a relação entre a globalização e a competitividade?

Resposta: A globalização e a competitividade possuem uma relação intima, está absolutamente interligada, pois através da globalização se faz o processo de competitividade, entre um grupo de pessoas, entre empresas, entre governantes de um país e entre governantes do mundo. O termômetro da globalização e a competitividade que se estabelece entre elas.

2. Realize algumas reflexões relacionadas aos temas globalização e tecnologia.

Resposta: É através da tecnologia que a globalização consegue vencer fronteiras, pois desde a simples tecnologia até a mais avançada ajudam no processo de globalização, mesmo porque a globalização não existiria sem, por exemplo, o computador e a internet que nos permitem conhecer e viajar pelo mundo sem sair do lugar.

3. Descreva qual foi a influência da globalização na transformação da sociedade atual.

Resposta: A globalização mudou radicalmente a vida das pessoas, pois modificou a ultura, as pesquisas, a política, a economia, a religião, a distancia, enfim o povo. Contudo no meu ponto de vista existem os pontos positivos e negativos.

Pontos positivos: A midiatização nos permite saber noticias do mundo em tempo real e encurtar as distancias, em todos os sentidos: cultural, econômico, político, etc. porem isso tudo, faz com que tenhamos que conviver com as grandes competitividades e com a massificação cultural e social.

4. A estratificação social é decorrente das desigualdades que existem em quase todos os países capitalistas, uns com maiores e outros com menores desigualdades. Em sua opinião, por que existe tanta desigualdade?

Resposta: Porque o ser humano possui dentro de si o desejo de sempre querer mais, e uma minoria que detém o poder nas mãos pensa apenas em beneficio próprio. A desigualdade social é própria de países subdesenvolvidos ou que estão em desenvolvimento, pois ñ consegue fazer políticas publicas que consiga contemplar toda a sociedade ou pelo menos a maior parte dela.

5. “Não existe cultura superior ou inferior, mas sim culturas diferentes”. O que esta frase quer dizer?

Resposta: Os costumes, o modo de agir de um povo, não devem ser tratados como superior ou inferior, mesmo porque todos os povos possuem seu valor e sua visão do mundo. A meu ver a cultura é passada ao longo do tempo de geração em geração e por isso tem o seu valor e sua beleza, mesmo porque como podemos julgar que uma cultura é melhor que outra?

Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

A ciência humana pesquisa os aspectos do homem como indivíduo, vivendo em sociedade, onde se destaca as ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política), história, geografia, linguística, economia direito e outras, como artes e teologia. As ciências naturais tem como alvo o estudo dos fenômenos da natureza, tem como exemplo de ciências naturais as disciplinas: biologia, química, física, geografia física, astronomia, zoologia e geologia

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

Revolução Industrial: consolidação do capitalismo moderno, crescimento urbano êxodo rural, utilização de novas formas de energia.

Revolução Francesa: foi uma revolução política, queda da monarquia- modelo de absolutismo da época, república democrática-modelo novo.

3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Estado teológico-> explica os fatos

a partir dos fenômenos da natureza, por vontade de Deus.

Estado metafísico-> está entre o período intermediário e provisório, onde há a descrença em Deus, procura explicação em conceitos abstratos, como o misticismo ou em espíritos.

Estado racional ou positivo-> onde as explicações ingenuamente psicológicas são substituídas pela busca de resposta embasada na racionalidade e na ciência, no terceiro estágio de desenvolvimento, conhecido como positivismo , somente será atingível pelo conhecimento ciêntífico, onde a realidade física é uma única existente.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

‘Porque através do seu pensamento positivista buscava analisar a sociedade com a mesma objetividade das ciências naturais, haja vista que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade. Comte foi quem utilizou pela primeira vez a palavra sociologia, por volta de 1840, na obra Curso de Filosofia Positiva. Sua palavra de ordem: Ordem x Conflito e Progresso x Revolução.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Para Durkheim os fatos sociais são maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo dotados de um poder de coerção, primeiro a sociedade depois o indivíduo, exemplo: taxa de suicídio, taxa de criminalidade, taxa de mobilidade(social), cultura, capitalismo, monogamia, etc.

Estado metafísico-> está entre o período intermediário e provisório, onde há a descrença em Deus, procura explicação em conceitos abstratos, como o misticismo ou em espíritos.

Estado racional ou positivo-> onde as explicações ingenuamente psicológicas são substituídas pela busca de resposta embasada na racionalidade e na ciência, no terceiro estágio de desenvolvimento, conhecido como positivismo , somente será atingível pelo conhecimento ciêntífico, onde a realidade física é uma única existente.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

‘Porque através do seu pensamento positivista buscava analisar a sociedade com a mesma objetividade das ciências naturais, haja vista que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade. Comte foi quem utilizou pela primeira vez a palavra sociologia, por volta de 1840, na obra Curso de Filosofia Positiva. Sua palavra de ordem: Ordem x Conflito e Progresso x Revolução.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Para Durkheim os fatos sociais são maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo dotados de um poder de coerção, primeiro a sociedade depois o indivíduo, exemplo: taxa de suicídio, taxa de criminalidade, taxa de mobilidade(social), cultura, capitalismo, monogamia, etc.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

As Regras do Método Sociológico:

O ser social- duas consciências

1- comum

2- individual

A Divisão Social do Trabalho

Solidariedade

Mecânica (tipo coletiva)

Orgânica (divisão social do trabalho)

O Suicídio:

Um estudo sociológico

O autor exemplifica o poder de coerção que os fatos sociais podem exercer sobre o indivíduo, por vezes levando o indivíduo a cometer um atentado contra a própria vida.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Ao contrário de Durkheim, Weber acreditou na possibilidade de interpretação da sociedade não olhando para ela, mas sim , para o indivíduo que nela vive. O autor desenvolveu a teoria da Sociologia Compreensiva, uma teoria que vai tentar atender a sociedade a partir da compreenção das ações do indivíduo. Para Weber a sociologia é uma ciência que estuda os indivíduos agindo socialmente por meio das ações sociais, que não são condutas humanas dotadas de sentido, pública ou não. O homem precisa viver em sociedade, para de socializar.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

*A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Nessa obra Weber questiona as razões pelas quais os meios de administração do capital

encontram-se no comando quase exclusivo de indivíduos adeptos do protestantismo. O primeiro fenômeno analisado pelo sociólogo alemão está relacionado ao princípio de que os protestantes, com o objetivo em atingir elevadas posições no interior da estratificação social capitalista, necessitaram de certa posse prévia de capital estreitamente vinculada ao desenvolvimento de uma rigorosa formação educacional. O fator econômico estimula a autoridade no plano individual.

*A Ciência Como Vocação

Para Weber explicara ciência como vocação ele trata de vários conceitos necessários para que a vocação aconteça e apareça. Weber desconfia do professor que consegue ter as duas aptidões-pesquisador e professor- bem desenvolvidas, ele acredita que será mera coincidência se essas duas se encontrarem no mesmo homem.

*A Política Como Vocação

Segundo Weber, todo homem sério, que vive para uma causa, vive também dela. Por outro lado, aquele que vive da política é beneficiário de seus próprios interesses econômicos, ou seja está sempre na condição do político-profissional, até porque vê a política apenas como uma permanente fonte de renda.

9. Explique com suas palavras os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.

O materialismo dialético é a concepção filosófica do Partido Marxista-linista. Chama-se dialético, porque seu modo de abordar os fenômenos da

natureza, seu modo de focalizá-los sua teoria materialista. É o estudo das contradições contidas na própria essência dos objetos.

10. Cite as três principais obras de Karl Marx. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

*O Capital

O racioscíneo contínuo no Capital destoava da grande maioria dos outros tratados econômicos de sua época por privilegiar, em ponto de vista dedicado a visão do trabalhador proletário em detrimento do grande produto capitalista. É talvez por esse viés adotado por Marx que sua obra seja popularmente demonizada por grupos hostis, a qualquer ideia de esquerda.Marx, porém havia deixado claro em trabalhos anteriores, especialmente no Manifesto Comunista, que não via o Capitalismo como um regime danoso e antagônico às suas ideias, mas apenas como processo temporário na realização do cenário preconizado em seu racioscíneo econômico. Marx não acreditava que o colapso do capitalismo fosse inevitável, ele próprio insistia em dizer que crises permanentes não existem, elas na verdade são sempre soluções momentâneas e forçosas ante as contradições existentes.

*O Manifesto do Partido Comunista

Este texto transformou o mundo e suas relações. A luta de classes foi declarada o motor da história e do progresso da humanidade. Pregava a destruição da ordem burguesa e todo o poder dos excluídos. Esse texto modificou a história. Depois da queda de muitos regimes que baseados no comunismo de Marx exerceram um poder autoritário, o que

significa este livro? Será o manifesto só uma utopia desvairada? Ou será um contraposto importante ao individualismo, ao poder das grandes corporações e ao novo capitalismo global.

*A Ideologia Alemã

Essa obra é considerada por muitos estudiosos a obra de filosofia mais importante de Max e Engels, representa a primeira exposição estruturada da concepção Materialista da história e é o texto central dos autores acerca da religião. Nela eles concluem em acerto de contas com a filosofia de seu tempo

UNIDADES 2 e 3

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Cite um exemplo de grupo social e explique com suas palavras as principais características deste grupo social.

Grupo Profissional

È um grupo que desempenha funções com objetivos comuns,se organizam, e onde um depende do outro para que tudo saia bem feito, cada um cumprindo com suas tarefas proposta.

2. Explique com suas palavras o significado de estratificação profissional, estratificação política e estratificação econômica.

Estratificação Profissional: é baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade, por exemplo: na nossa sociedade valorizamos muito mais um advogado do que um pedreiro.

Estratificação Política: é baseada na situação de mando na sociedade, alguns grupos tem poder e outros não.

Estratificação Econômica: é baseada na posse de bens materiais, onde há pessoas ricas, pobres e em

situação intermediária.

3. A Suécia tem um coeficiente de GINI de 0,23 (ou 23,0 pontos percentuais) enquanto o Brasil tem um coeficiente de 0,51 (ou 51,9 pontos percentuais). O que significa coeficiente de GINI e o que estes números da Suécia e do Brasil mostram?

O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, é utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Ele consiste em números entre 0 e1, onde o 0 corresponde á completa igualdade de renda e 1 correponde á completa desigualdade. Isso mostra que o Brasil precisa melhorar esse índice.

4. Em sua opinião, por que o estudo da burocracia tem importância para a sociologia?

Burocracia é o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos. No entanto, para a Sociologia, esse termo tem um sentido especial. Burocracia é um sistema de controle social baseado na racionalidade, (adequação dos meios para se alcançar os fins), tendo em vista a eficiência na obtenção dos resultados esperados.

5. Quais os impactos positivos e negativos decorrentes dos avanços tecnológicos na sociedade?

Houveram muitas mudanças e o desenvolvimento cresceu muito no mundo todo. Tem mais facilidades e a produção em geral se tornou mais tecnológica. O progresso da educação, ciência e cultura é fundamentalmente o de compartilhar informações e de criar novos meios de aprendizagem e conhecimento.

De outro lado alguns

aspectos preocupam quanto ao uso de tecnologia, há riscos de ameaças para a organização durante os processos de inovação tecnológica, os países mais pobres não conseguem acompanhar tantas inovações e não tem como investir tanto em tecnologia mas tem que correr atrás do prejuízo, precisam garantir educação básica de qualidade e ter conhecimentos de informática e formar técnicos, pesquisadores para desenvolver tecnologia própria.

6. Explique o significado do termo “tendências sociais”.

As tendências sociais vão ser cada vez mais intensas, obrigando ao indivíduo estar sempre inovando em busca de novos equipamentos e conhecimentos em todas as áreas.

7. Diferencie cultura material de cultura não-material.

*Cultura Material: são todos os tipos de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares. A cultura material é o que influi no estilo de vida de um grupo. Ex.: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico.

*Cultura não-material: são os aspectos não-materiais da sociedade tais como, as normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc. Ex.: a maioria da população segue a religião Católica.

8. Em sua opinião, ainda existe preconceito racial no Brasil? E no mundo?

Sim existe muito preconceito, tanto no Brasil como em todo o mundo, e são vários tipos de preconceitos não é o só racial, existem preconceitos religiosos, culturais etnia, sexo e político social.

Ex.: a maioria da população segue a religião Católica.

8. Em sua opinião, ainda existe preconceito racial no Brasil? E no mundo?

Sim existe muito preconceito, tanto no Brasil como em todo o mundo, e são vários tipos de preconceitos não é o só racial, existem preconceitos religiosos, culturais etnia, sexo e político social

...

Baixar como  txt (42.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »