TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Natureza E Sociedade

Exames: Ensino De Natureza E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Até aproximadamente a década de 1970, as aulas de ciências naturais aconteciam como um monólogo, ou seja, só o professor falava e após a exposição do conteúdo, os alunos reproduziam o que "aprenderam" realizando um questionário para uma futura avaliação. Como uma reação à inoperância deste mecanismo de transmissão-recepção, alguns projetos norte-americanos trouxeram à tona o modelo da redescoberta, visando levar o estudante a vivenciar o método científico e formando, assim, pequenos cientistas, através da metodologia baseada na investigação e experimentação. Associado aos ideais educacionais da escola nova, esse modelo tinha na participação do aluno, ao realizar o experimento, o ponto fundamental da aprendizagem. O modelo da redescoberta fez da experimentação ponto primordial para a melhoria do ensino de ciências.

O equívoco dessa visão reside no fato de deslocar o eixo pedagógico do verbal para o experimental, acreditando, com isso, resolver os problemas do ensino de ciências naturais, considerando totalmente os aspectos sociais implícitos em tais prerrogativas. A questão central não é, portanto, metodológica, mas envolve muitos fatores, entre os quais o enfoque desenvolvido em sala de aula e a própria visão de ciência de quem ensina.

A experimentação parecia ser a melhor forma de associar teoria e prática. Os alunos comprovavam pela experiência a teoria estudada em sala de aula, o que mostrava, na verdade, uma visão empirista além de reducionista, pois nesse modelo a prática limita-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, desprezando outras formas de atividades e ignorando a prática de vida dos estudantes e toda carga conceitual prévia dela advinda. Entretanto, a experimentação não deve ser vista como algo negativo, pelo contrário, ela pode assumir papel importante na aprendizagem significativa de ciências, basta para isso, ser realizada não com o objetivo de "comprovar verdades", mas o de possibilitar a construção teórica de conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com