TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dpp De Serviço Social

Casos: Dpp De Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O objetivo dessa pesquisa é colaborar cientificamente para a compreensão dos sentidos dos textos e para enfatizar que a bagunça cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz e para o melhor entendimento do texto.

Pois quando se interage através de linguagem sempre se tem um objetivo a ser atingido: há relações para se estabelecer, efeitos que se pretende causar comportamentos para desencadear ou seja, com o uso da linguagem existe sempre a pretensão do anunciador de atuar, de alguma maneira, sobre aquele que recebe a mensagem e, assim obter dele determinadas reações.

A mesma teve a elaboração através de pesquisas em sites, impressos e reuniões em grupo.

Abordando assim os gêneros textuais que nos ajuda a compreender melhor os textos, os mecanismos de coesão e finalizando com o novo acordo ortográfico, que foi realizado para uniformização da grafia das palavras dos países que tem o português como língua padrão.

A LEITURA

Todos os dias ouvimos falar sobre a importância da leitura em nossas vidas, sobre a necessidade de cultivar o habito de leitura.

A leitura é a forma em que se interpreta um conjunto de informações ou um determinado acontecimento.

O ato de ler é entendido como uma das formas mais eficazes de desenvolvimento dos indivíduos.

Reforça-se que a leitura não ocorre apenas com a codificação de textos escritos, mas também de linguagens não verbais, pois há uma forte ligação entre a linguagem das imagens e a escrita.

Existem varias formas de estratégias de leituras, para ajudar os leitores a tomarem gosto pela mesma, com essas estratégias espera do leitor que ele, critique, e que dê sentido e significado ao que se lê.

O processo de leitura depende de várias condições: a habilidade e o estilo pessoal do leitor, o objetivo da leitura, o nível de conhecimento prévio do assunto tratado e o nível de complexidade oferecido pelo texto.

Em um mesmo espaço de tempo, os olhos irão captar de forma diferente a mesma quantidade de letras, dependendo da maneira pela qual elas são apresentadas: ao acaso, na forma de palavras, ou compondo um texto. Quanto mais os olhos puderem se apoiar no significado, ou seja, naquilo que faz sentido para quem vê, maior a eficácia da leitura.

Ler, nesse sentido, é “atribuir sentido” ao mundo sendo assim, essa noção, além de que em principio, não estar necessariamente ligada a uma aprendizagem da palavra escrita supõe que qualquer objeto ou situação sejam passiveis de leitura. Nesse sentido, o homem conhece o mundo e com ele interage a partir das leituras que vai desenvolvendo. Ou seja, lemos o mundo antes de aprender a ler a palavra.

Gêneros Textuais e Discursivos Presentes na Revista “Veja”

Para elaboração desse texto, que aborda os gêneros textuais discursivos, tomei como objeto de pesquisa a revista “VEJA da Editora Abril, Junho de 2013”.

Inicia-se uma breve leitura da revista para identificar os gêneros mais consideráveis a serem citados, pois existem tantos gêneros textuais que pesquisadores e estudiosos desistiram de fazer o levantamento e a classificação sendo assim os gêneros textuais ser tornam variados. Nas palavras de Bakhtin (1992):

“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana (...). O enunciado reflete as condições especificas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo temático ou por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais – mas também, e, sobretudo, por sua construção composicional.”

Então decidimos abordar os cinco mais conhecidos, pois constatamos que há uma inúmera quantidade de gêneros.

O primeiro gênero a ser abordado é o “ÍNDICE”, que é de importante utilidade em qualquer revista, pois ele é um instrumento de acesso a informação, ele conduz o leitor ao tópico específico a ser procurado, possibilitando ao usuário encontrar a informação precisa sem muita procura; resumindo o índice é um mapa de localização da informação.

Agora vamos para o segundo gênero identificado que é a “ENTREVISTA”, a onde á uma conversação entre a atriz Angelina Jolie e o entrevistador, em que algumas perguntas são feitas pelo mesmo para obter a informação desejada do publico.

O terceiro a ser abordado é o “ANUNCIO PUBLICITÁRIO”, que é um gênero textual que tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, no texto pesquisado o anuncio publicitário foi da empresa “John Deere” de máquina agrícolas. As linguagens dos anúncios geralmente se adaptam ao perfil do publico ao qual eles se destinam a um suporte ou veiculo em que eles são publicados.

Agora iremos abordar o quarto gênero textual encontrado, na revista, que se trata da “RECEITA”, a onde tem como objetivo informar a formula exata para se fazer algo, na revista nos deparamos com uma receita em que explica quatro passos para se ter uma vida longa e mais saudável.

No quinto e ultimo gênero textual a ser exemplificado esta a “NOTICIA”, em que se tem o mero objetivo de informar algo que se passa para o publico interessado, na pesquisa vimos a noticia sobre o mensalão a onde informa que diante do julgamento do maior escândalo de corrupção do País, STF endureceu suas tradições.

Enfim estão identificados os cincos gêneros textuais mais conhecidos da revista “VEJA”.

Leitura agradável

Através de pesquisas em site e impressos a equipe aprendeu muito sobre leitura e produção de textos, é fascinante como a coesão textual é uma articulação gramatical entre os elementos do texto e que é, responsável por atribuir clareza, precisão e objetividade ao discurso ora proferido. Assim, podemos defini-la como um conjunto de recursos linguísticos de que dispõe a língua, de forma a estabelecer as ligações necessárias entre os constituintes de uma frase, entre as orações de um período e entre os parágrafos de um texto. Trata-se de uma relação harmoniosa, a qual permite ao leitor uma leitura agradável, fazendo com que o texto não se torne repetitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com