TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas PREVENÇÃO - AÇÃO

Tese: Drogas PREVENÇÃO - AÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

O Projeto

PREVENÇÃO É AÇÃO é um projeto voltado para a educação emocional e ética dos alunos das escolas envolvidas, chamadas de Vivendo com Alegria e Combatendo os Dragões das Drogas. São desenvolvidos durante o ano letivo de forma criativa e transdisciplinar, com apoio pedagógico e informativos sobre o assunto: prevenção ao uso indevido de drogas.

OBJETIVOS DO PROJETO • Informar sobre o universo das drogas e seus efeitos na família, escola e sociedade; • Auxiliar a Escola a tornar-se um espaço capaz de contribuir com a formação transdisciplinar dos educandos, visando torná-los aptos a resistir às propostas desviantes através de uma visão crítica sobre as drogas; • Facilitar a construção da autoestima da população participante, através da proposta de um programa criativo e participativo de prevenção ao uso indevido das drogas; • Sensibilizar a escola para tornar-se parceira na formação pessoal dos alunos, através de várias atividades pedagógicas baseadas nos valores humanos; • Proporcionar uma metodologia transdisciplinar através das Oficinas Vivendo com Alegria e Combatendo os Dragões das Drogas;

APOIO TEÓRICO AO PROJETO • Educação Biocêntrica: Considera a vida como centro de todas as reflexões e ações. Trabalha de forma transdisciplinar, priorizando a educação afetiva e as múltiplas inteligências; • Educação Dialógica de Paulo Freire: É o “aprender ensinando e o ensinar aprendendo”. O diálogo que exige um pensar crítico interdisciplinar para que se faça uma prática contextualizada na realidade; • Psicossíntese: criada pelo psiquiatra Roberto Assagioli, tem como proposta educar o Eu para fortalecer a Vontade interior. • Visão Holística do Ser: Uma proposta da OMS na forma da saúde integral biopsicossocial – saúde do corpo, da mente e das relações sociais;

O projeto PREVENÇÃO É AÇÃO também é composto , voltados para nortear a ação dos professores e dois livros voltados para a formação dos alunos. Ou seja, são informações ,sobre o universo das drogas e como preveni-los de acordo com as faixas etárias da população participante (crianças de 09 a 11 anos/ adolescentes de 12 a 14 anos) através dos valores humanos, histórias, mensagens e exercícios vivenciais.

As atividades são voltados para os alunos intitulados “Caderno do Aluno”, e tem como objetivo a informação para a transformação, através da interação de seus jovens leitores como os textos, jogos e perguntas que incentivam a expressão de seus anseios, medos e angustias como forma de autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e da alegria de viver.

Condições importantes para dizermos NÃO as drogas.

.Este projeto tem uma abordagem pedagógica baseada na educação emocional e nos valores humanos para o resgate da cidadania e defesa da vida, com uso também de vivencias e técnicas de arte-educação, fábulas, jogos diversos. Usamos uma educação preventiva lúdica e inventiva, não repressiva ou moralista, para envolver os alunos na problemática das drogas.

• Livros do Fundamental 1 (para crianças de 9 a 11 anos): - Livro Guia do Professor: VIVENDO COM A ALEGRIA – Drogas não é a Solução! - Livro Caderno do Aluno: TURMA DA ALEGRIA – Drogas não é a Solução!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com