TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dureza Da Agua

Casos: Dureza Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário de Várzea Grande

Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção

Relatório de Aula Prática de Laboratório

(Dureza da água)

Discentes: Bruna Jaqueline Layter,

Felipe Pereira Munhoz,

Joaquim Alexandre de Oliveira,

Kelmy Maria Custódio.

Turma: ENC121AM

Docente: Prof. M. Sc. Lázaro

Disciplina: Laboratório de Química Tecnológica

Várzea Grande – MT, 15 de abril de 2013

Sumário

1. Introdução 3

2. Principais propriedades da água 4

2.1 Composição química 4

2.2 Massa específica 4

2.3 Densidade relativa 5

2.4 Peso específico 5

2.5 Viscosidade dinâmica 5

2.6 Viscosidade cinemática 5

2.7 Coesão, Adesão e Tensão superficial 6

2.8 Compressibilidade 6

2.9 Pressão de vapor 6

3. Dureza da água 8

3.1 Definição 8

3.2 Classificação 8

3.3 Características 8

4. A importância do Ph e da água na Engenharia Civil 10

5. Parte Experimental 11

5.1 Objetivo 11

5.2 Materiais Reagentes 11

5.3 Procedimentos 11

6. Conclusão 12

7. Referências 13

1. Introdução

A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.

- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:

- 29,7% aquíferos;

- 68,9% calotas polares;

- 0,5% rios e lagos;

- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

2. Principais propriedades da água

Conhecer as propriedades da água, quer ela esteja em repouso ou em movimento, é fundamental para a solução correta dos vários problemas do dia a dia. Estes problemas envolvem princípios e métodos de armazenamento, conservação, controle, condução, utilização etc, e estão pre¬sentes desde a elaboração dos projetos até o último dia de sua operação.

Entre as peculiaridades da água está a de ser uma substância encontrada no estado sólido, líquido e gasoso na superfície da terra, ou seja, ela pode ser facilmente encontrada em três fases na natureza, a saber, no estado sólido (neve e gelo), no gasoso (vapor d’água e umidade) e na sua forma mais comum, a líquida (reservatórios de acumulação, lençóis subterrâneos, mares e oceanos etc). Fisicamente quando pura, é um líquido transparente e levemente azulado, praticamente incolor, sem gosto e sem sabor (a clássica qualifi¬cação das primeiras aulas de ciências: líquido incolor, inodoro e insípido) e apresenta reflexão e refração da luz..

2.1 Composição química

A água é uma substância composta resultante da combinação de dois átomos de hidrogênio com um de oxigênio que na forma mais elementar de representação temos H2O. Esta composição foi descoberta em 1879, por Henry Cavendish, procedendo a queima de hidrogênio na presença de oxigênio.

2.2 Massa específica

Massa específica (density) de uma substância é a massa por unidade de volume. Depende da dimensão e da estrutura de ligação das moléculas entre si. Devido a esta dependência e a sua estrutura molecular peculiar é que a água é uma das poucas substâncias que aumentam de volume quando passam a tempera¬turas inferiores a 4oC, reduzindo, portanto, sua massa específica a partir desta temperatura, a medida que é aquecida ou resfriada. Esta propriedade se não analisada com o máximo de acuidade em fase de projeto, pode trazer problemas irreparáveis de ordem estrutural às unidades do sistema na fase de operação.

Também denominada de densidade absoluta é geralmente simbolizada pela letra grega minúscula "r " e sua unidade no S.I. é o quilograma/metro cúbico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com