TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkeim

Ensaios: Durkeim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.877 Visualizações

Página 1 de 3

CASO 3 – ABORTO, UM PROBLEMA MUNDIAL.

"O aborto é uma velha prática, mas mesmo na antiguidade provocava grandes diferenças de opinião. Platão, na República, aprovava o aborto a fim de impedir o nascimento de filhos concebidos em incesto; Aristóteles, sempre prático, pensava no aborto como um útil regulador malthusiano. De outro lado, o juramento de Hipócrates contém as palavras: 'não darei a uma mulher o preçário para provocar aborto'; o código Justiniano proibia o aborto. No entanto, parece haver pouca dúvida de que, no Império Romano e no mundo helenístico, o aborto era, nas palavras de um especialista, 'muito comum nas classes altas'. A Igreja Cristã opõe-se rigorosamente a essa 'atitude pagã' e considerou o aborto um pecado. Em muitos estados, a lei seguiu a doutrina da Igreja e considerou o pecado um crime. Mas na lei anglo-saxônica o aborto era considerado apenas um 'delito eclesiástico'. Hoje, o aborto é um problema mundial. Os levantamentos e estudos realizados por pesquisadores isolados e pela UNESCO mostram que essa prática é muito difundida nos países escandinavos, na Finlândia, na Alemanha, na União Soviética, no Japão, no México, em Porto Rico, na América Latina, nos Estados Unidos, bem como em outras regiões. O livro de George Devereux, A Study of Abortion in Primitive Societies, que abrange aproximadamente quatrocentas sociedades pré-industriais, bem como vinte nações históricas e modernas, conclui que o aborto 'é um fenômeno absolutamente universal". NEWMAN, James R. O Aborto como doença das sociedades.

In: Scientific American, p. 154

Com base no texto responda:

1. Segundo a definição de Durkheim, o aborto seria um fato social? Justifique. Durkheim considera o aborto um fenômeno normal ou patológico? Por quê? E você como encara a questão?

O aborto é um fato social, pois ele exerce algum tipo de coerção sobre o indivíduo, no qual foge da ordem social. O fato social é normal quando voltado a um tipo social delimitado, ou seja, o aborto e o crime são considerados como normal, porque sempre irá existir. Patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, mas que seriam tidos como atos doentios, ilegais, ‘patológicos’, ou seja, doença. Para Durkheim, o aborto é tido como um fator patológico onde ele gera a desordem, da qual a ordem social não está acostumada. Como o próprio Durkheim trás “nós somos um organismo no qual um de seus órgãos está doente”. Eu entendo que o aborto é um fenômeno patológico, pois ninguém possui o direito de tirar a vida do outro, principalmente de um ser tão pequeno e indefeso. Entendo também que é uma atitude de pessoas desprovidas de sentimentos bons.

2. Compare e anote o que há de comum e diferente entre as propostas teóricas de Durkheim e o tipo de pesquisas sobre o aborto mencionadas no texto de Newman?

O que há de comum para Durkheim e pesquisadores, são que todos observam de forma externa sem envolver sentimentos. Eles possuem diferentes formas de julgar ou opinar sobre o assunto. Alguns tende a acreditar que seja apenas para impedir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com