TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Quem é o culpado pela pós-verdade?

Por:   •  27/9/2018  •  Dissertação  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Pós-verdade, eleita como palavra do ano de 2016 pela Oxford Dictionaries, é a superação de fatos concretos por crenças individuais, as quais passaram a ter mais importância durante debates e no meio social. Nessa dinâmica, ideias distorcidas, criadas e propagadas através das redes sociais, tomaram proporções tão notáveis ao ponto de passarem a ser aceitas como verdades absolutas pelos indivíduos. Causando, assim, um caos intelectual na sociedade contemporânea.

Apesar de que a maioria das pós-verdades não terem fundamento plausível, muitas conseguiram moldar a forma de pensar das pessoas, principalmente na política, onde foi mais aplicada. Isso foi visto, em grande escala, na eleição presidencial americana de 2016 e no Brexit, já que ambos tiveram um desfecho que se sustentava em fatos inventados. Sobre o último, foi dito que a união europeia custava à Grã-Bretania mais de 400 milhões de dólares semanais; e àquele, dentre as variadas calúnias que amparavam a campanha do candidato Trump, com enorme repercussão, foi o boato de que era apoiado pelo papa Francisco, favorecendo-o com grande parcela do eleitorado.

Como dito por Joseph Goebbels, ministro de propagando da Alemanha Nazista, “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, nesse molde, inúmeras pós-verdades se tornaram irrefutáveis para milhares de pessoas. Logo, em um cenário no qual a indústria do sensacionalismo encontra-se no “top trends” atuais, houve uma grande perda da credibilidade jornalística, já que os mesmos veículos que alertam contra os perigos das “meias-verdades”, também são os maiores disseminadores delas, criando um estado permanente de incerteza no espectador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com