TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECA - Bullyng

Exames: ECA - Bullyng. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 2

No debate anterior tratamos da questão da proteção a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes no ambiente familiar e das limitações ao exercício do poder familiar. Com base no estudo da aula 4 sobre a Educação, gostaria de aprofundar o nosso estudo sobre os direitos e deveres das escolas. Proponho, a seguir, um novo tema muito atual sobre o qual creio que seria interessante refletirmos e que trata também da integridade física e psicológica de crianças e adolescentes, porém, desta vez em ambiente escolar e outras situações:

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (Informação disponível em http://revistaescola.abril.com.br)

A mídia tem veiculado muitos casos de bullyng nas escolas brasileiras. O que fazer em relação a isto? Há informação suficiente sobre esta questão? Já ouviram falar em cyberbullyng? Até que ponto a escola pode atuar para coibir esta prática?

O bullyng é um problema mundial, que pode ocorrer em faculdades, escolas, famílias, trabalhos e conhecidos. Esse tipo de agressão, apelidos pejorativos, são criados para humilhar colegas. As escolas, é onde ocorrem o maior número de casos. As vítimas do bullyng podem se tornar pessoas com sentimentos negativos e baixa autoestima ou até mesmo vim a cometer crimes e suicídio, como temos visto sempre nos jornais. Apesar das muitas informações e divulgação sobre o assunto, não foi suficiente para a amenização do problema, muitas das vítimas se mantem calados, guardando o sentimendo dentro de si, o que piora a situação.

A nova modalidade da conduta, o cyberbullyng, isto é o bullyng na internet, tem sido ultimamente o novo modo para os praticantes da conduta fazerem difamações e calúnia atravéz de páginas virtuais. Apesar de gostarem da sensação que é causada ao destruir outra pessoa, os praticantes podem ser processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a disponibilizar uma considerável indenização.

As escolas são de fundamental importância para a exclusão dessa prática, quando se tem uma monitória próxima aos alunos, ficando atenta e não permitindo tais atos que poderão prejudicar muitas pessoas. As medidas tomadas pela escola, se forem bem aplicadas, contribuirão para a formação de costumes de não violência na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com