TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA: Demanda, Oferta E Equilíbrio De Mercado

Artigo: ECONOMIA: Demanda, Oferta E Equilíbrio De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Ariene Albino da Costa 8492218642.

Bruna Soares Maurício 8412996762.

Cinara Maria de Jesus 8409161308.

Clemilda S. Ferreira 8489229707.

Flávio Luiz Gonçalves 1299898392.

Genifer C. M. Soares 8410167041.

Marilda Cristina Dias 9906117478.

Max Neves Gonçalves 8067774208.

Simone L.P.Gonçalves 1299900769.

DIREITO - TURMA 2ºB

ATPS – ETAPA 3

Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

ECONOMIA

EXAMINADORA

Professora Andrea Linhares

BELO HORIZONTE 03 DE NOVEMBRO DE 2014

Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

Introdução à Microeconomia

A microeconomia estuda o comportamento de consumo representado pelos consumidores, às empresas e suas produções de bem como seus custos, fatores de produção, preço de produtos e serviços. Busca entender como as unidades individuais da economia agem e reagem uns sobre os outros. A macroeconomia estuda a evolução da economia como: taxas de juros, estoque de moeda, câmbio, etc.

A importância da oferta e da demanda na formação do preço e de que forma o aumento da demanda afeta o custo logístico das organizações

A demanda está diretamente relacionada com o consumidor individual e com o mercado. A oferta se refere a do consumidor individual, o de mercado, a teoria de produção e dos custos de produção. A força demanda e oferta são resultados do comportamento das pessoas quando estas interagem dentro do mercado.

As estruturas do mercado debruçam-se sobre o Mercado de Bens e Serviços Serviços (oligopólio, monopólio, concorrência monopolística, e concorrência perfeita) e o Mercado de fatores de produção (concorrência perfeita, monopsônio, oligopsônio).

O mercado é o local onde compradores e vendedores se encontram para trocar mercadorias ou serviços, ou seja, onde permite a interação entre eles. Os compradores determinam a demanda, isto é, o que será comprado. O s vendedores determinam a oferta que é o quanto será vendido.

A lei geral da demanda tem uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, coeteris paris. Quando supomos todos os demais mercados constantes, fazemos uso da condição Coeteris Paribus, expressão latina que significa tudo o mais constante.

Conceito de Elasticidade: Cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Que é medida pela elasticidade que reflete o grau de reação de uma variável em relação à outra. É responsável pelo planejamento econômico das empresas como preço, salário, concorrência e tem impacto na valorização cambial sobre o saldo da balança comercial, tributação ou taxa de juros.

É a chamada lei geral da demanda que é uma quantidade de um determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo. Portanto, trata-se de um desejo, um plano. Mostra o máximo que um consumidor pode aspirar considerando o preço e sua renda.

Desta forma, dizemos que Rosângela deseja adquirir 5 kg de arroz por semana, e não que Rosângela procura 5 kg de arroz.

A análise da demanda se assenta no conceito subjetivo de utilidade. A Teoria do Valor Utilidade afirma que o valor de um bem se forma pelo grau de satisfação (proporcionada pelos bens econômicos) do consumidor. O produto ou serviço que satisfaz os clientes são os mais procurados (possuem maiores demanda). A Teoria do Valor Trabalho é objetiva, pois considera os custos produtivos envolvidos.

O governo intervém na formação dos preços de mercado quando fixa impostos, as tarifas alfandegárias, dá subsídios, estabelece critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com