TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED FISICA

Artigos Científicos: ED FISICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 13

Desde os primórdios da terra, a atividade física e o movimento corporal estiveram presentes auxiliando na sobrevivência do homem, de acordo com a necessidade e os objetivos de cada época da história. Com o avanço da humanidade, as habilidades motoras foram utilizadas com diversas finalidades e, dentre elas, podemos destacar o uso na guerra, com finalidade terapêutica, esportiva e na educação.

Os homens primitivos utilizavam os movimentos corporais para atacar e conseguir dominar a presa para a sua alimentação, para se defender dos perigos e até para dominar os seus inimigos. Além disso, utilizava movimentos para se defender de todas as situações adversas que colocava em risco a sua sobrevivência.

As atividades utilizadas eram naturais e servia também para a sua locomoção. Por isso, ações como nadar, correr, saltar, arremessar, empurrar, puxar e outras ações foram cada vez mais desenvolvidas e aprimoradas, auxiliando na sua sobrevivência. Além de ser garantido a sua sobrevivência, o desenvolvimento das suas capacidades contribuiu para a diversão, o lúdico e a dança.

Apesar de serem mais civilizados, alguns povos ainda mantinham a característica de primitivo. Este período foi denominado Antiguidade Oriental e, depois, chamado de Antiguidade Ocidental. A civilização ocidental sofreu inúmeras influências da civilização oriental. Esta civilização tinha como principal objetivo preparar os indivíduos para a vida. Na Pérsia, Índica, China, Japão e outros povos, a atividade física servia como um ritual de preparação para a vida. Com isso, os orientais desenvolveram as artes marciais, a natação, o remo e outras atividades.

Os Hindus, os Chineses, Japoneses e Persas desenvolveram o Ioga, a luta livre, boxe, esgrima com bastão e outras modalidades.

No Ocidente, a Grécia, principalmente nas cidades de Atenas e Esparta, a atividade física era como um instrumento de formação moral e espiritual, ou seja, não ocorria uma separação do aspecto intelectual e espiritual. A realização de atividades para desenvolver o corpo eram formadas como um meio para a formação do espírito e da moral. Platão afirmava que a ginástica contribuía para o aperfeiçoamento do pensamento elevado, auxiliando na formação de um indivíduo honesto e justo.

Roma utilizou o exercício físico para a preparação militar. Grécia contribuiu com algumas receitas de prática higiênica e do desporto. No terceiro período, do tempo do Império, a prática das modalidades foi disseminando até ficarem somente os espetáculos circense e os combates de gladiadores.

Os romanos praticavam os jogos com origem nos jogos olímpicos da Grécia, que tinham como finalidade, uma preparação para a guerra. Com o tempo, os romanos com a influência dos Gregos, criaram os seus próprios jogos, com o objetivo de preparação militar. Com isso, eles criaram os estádios. Eles foram os principais cenários dos Jogos Olímpicos. Neles eram realizadas as competições atléticas e as lutas. A perda de visibilidade e importância dos exercícios que prosseguiu com a queda do Império Romano continuou de maneira acentuada na Idade Média.

https://sites.google.com/site/historiaeducacaofisica/home

As primeiras Civilizações do período histórico, são as Civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental, que incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas, os hindus e os chineses.No período histórico da

Antiguidade já se torna possível uma análise mais apurada das atividades físicas, pois os povos tornam-se civilizados e muitas de suas atividades foram registradas por meio da escrita.

No Oriente as atividades físicas adquirem finalidades de ordem: Guerreira, Terapêutica, Esportiva, Educacional muitas vezes relacionados à religião. É com os CHINESES, HINDÚS, EGÍPCIOS, entre outros povos do oriente que começa realmente a História da Educação Física.Os dados históricos sobre a China datam, mais ou menos 3.000 anos a.C. Muitas das práticas desportivas que perduraram durante vários séculos, datam dessa época; Da mesma forma, os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, surgiram nesse período, usados principalmente para combater as endemias.

As atividades físicas entram em declínio na CHINA, quando filósofos e preceitos da religião budista, começam a incutir no povo uma filosofia de inação; O costume de sentar-se para meditar, para a conquista da saúde corporal e da tranquilidade mental, leva o povo chinês ao estilo de vida sedentário.

Merece destaque a Yoga, conjunto de exercícios ginásticos relacionados a doutrina, que objetiva a purificação do corpo e a identificação do homem com sua essência divina;

Hatha-yoga, ginástica de posições com a utilização de uma respiração adequada.

Povo que consagrava a realização de EXERCÍCIOS CORPORAIS e as PRÁTICAS HIGIÊNICAS;

As atividades físicas mais difundidas eram:

Corridas; Equitação; Caça;Natação; e Luta. As atividades físicas: natação, navegação e a pesca, se confundiam com as próprias necessidades do povo; A ginástica médica e as manobras de massoterapia constituem evidente influência das civilizações chinesa e hindú.

A Educação Física na Antiguidade (no sentido de que privilegia tão somente o aspecto físico) pode ser entendida como uma preparação para os embates e tem caráter predominantemente militar e guerreiro.

https://sites.google.com/site/historiaeducacaofisica/conteudos/atividade-fisica-nas-civilizacoes-orientais-e-ocidentais-da-antiguidade

http:

www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.1/GT1_5_2002.pdf

Sociedade espartana

As cidades-Estados sobre as quais sobreviveram mais informações são Atenas e Esparta. Essas sociedades eram, aliás, bem diferentes e frequentemente lutaram uma contra a outra. A sociedade espartana era considerada rígida (nos dias de hoje, quando queremos dizer que alguma coisa ou pessoa é muito cheia de regras, fechada, dizemos que é "espartana"). Em Esparta, os homens viviam para a vida militar.

Eles só podiam casar depois de terem sido educados pelo Estado, em acampamentos coletivos, onde viviam dos 12 até os 30 anos. Para o governo, existiam os conselhos de velhos, que controlavam a sociedade e definiam as leis. As mulheres espartanas cuidavam da casa e tinham também uma vida pública:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com