TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED Fisica

Dissertações: ED Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  3.741 Visualizações

Página 1 de 12

1 - Dentro dos nossos pulmões, nos alvéolos pulmonares, as células alveolares tipo II produzem uma mistura de vital importância para o ser humano, conhecida como surfactante pulmonar. Composta em sua maioria por fosfolipídios, essa mistura nos auxilia durante o processo de respiração, facilitando a absorção de oxigênio pelos pulmões. (Gugliotti, M. Revista Química Nova na Escola, Soc. Bras. Química, 2002). De acordo com o texto acima podemos afirmar que:

A

Os surfactantes são substâncias capazes de reduzir a tensão superficial e, com isso, facilitar a difusão do O2 através dos alvéolos pulmonares.

B

Os surfactantes são substâncias capazes de reduzir a viscosidade e, com isso, facilitar a difusão do O2 através dos alvéolos pulmonares.

C

Os surfactantes são substâncias capazes de reduzir a densidade e, com isso, facilitar a difusão do O2 através dos alvéolos pulmonares.

D

Os surfactantes são substâncias capazes de aumentar a tensão superficial e, com isso, facilitar a difusão do O2 através dos alvéolos pulmonares.

E

Os surfactantes são substâncias capazes de aumentar a viscosidade e, com isso, facilitar a difusão do O2 através dos alvéolos pulmonares.

1. 2 - Um novo material para embalagem foi submetido a teste de transferência de calor tendo sua temperatura aumentada em 8°C ao receber a quantidade de calor (Q) equivalente a 3500 cal. Caso este material seja submetido a um processo térmico de esterilização onde a temperatura varia de 25°C para 95°C, qual será a quantidade de calor (Q) que este material será capaz de receber?

2.

A

437,5 cal

B

70,0 cal

C

50 cal

D

30625 cal

E

245000 cal

3 - (ENADE 2007) A reologia consiste no estudo do escoamento ou deformação de um material quando submetido a uma tensão. Estudos reológicos são importantes na pesquisa, no desenvolvimento, na seleção, na produção e no controle de qualidade de produtos farmacêuticos. Nesse sentido, considere os dois reogramas a seguir.

Em relação ao comportamento de fluxo, é correto interpretar que o material representado, no primeiro reograma, pela:

A

curva A tem comportamento de fluxo pseudoplástico, desejável em preparações injetáveis, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 3 do segundo reograma

B

curva B tem comportamento de fluxo dilatante, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 1 do segundo reograma.

C

curva B tem comportamento de fluxo dilatante, importante em xampus e condicionadores, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 1 do segundo reograma.

D

curva C tem comportamento de fluxo pseudoplástico, característico em suspensões farmacêuticas, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 2 do segundo reograma.

E

curva C tem comportamento de fluxo dilatante, desejável em pomadas, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 3 do segundo reograma.

4- Uma fundição deverá construir um reator de alumínio e para isso será necessário fundir cerca de 2000g deste material. Determine a quantidade de calor total necessária para que se efetue tal fusão estando o material, inicialmente, a 100°C. Dado: calumínio= 0,22 cal.g-1.C-1. Temperatura de fusão do alumínio = 660°C. Lalumínio = 127 cal.g-1.

A

246400 cal

B

254000 cal

C

290400 cal

D

500400 cal

E

800000 cal

5 - Um farmacêutico é responsável técnico pela elaboração de um novo cosmético e este necessitará de uma composição que permita uma maior consistência no momento da formulação para que não ocorra deformação ou escoamento. Entretanto, no momento da aplicação é desejado que esta formulação tenha sua consistência reduzida para permitir seu escoamento, uma vez, que o mesmo será acondicionado em bisnagas. Para que se alcance o objetivo desejado, o responsável pela elaboração da formulação deverá procurar por componentes:

A

Dilatantes, pois, deseja aumentar a viscosidade durante a aplicação.

B

Peudoplásticos, pois, deseja diminuir a viscosidade durante a aplicação.

C

Plásticos de Bingham, pois, deseja que a viscosidade diminua apenas sob a aplicação de certa força.

D

Tixotrópicos, pois, deseja que o fluido tenha a viscosidade diminuída com o tempo de aplicação.

E

Reopéticos, pois, deseja que o fluido tenha a viscosidade aumentada com o tempo de aplicação.

6 - A densidade é um importante parâmetro físico para reagentes e formulações dentro da área químico-farmacêutica, pois, relaciona massa e volume de fluidos. Analise as seguintes afirmações sobre a densidade dos materiais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com