TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG ED VII

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  4.469 Visualizações

Página 1 de 3

a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

O texto de Fernado Luiz Corsi trata do problema do desenvolvimento econômico com preservação da natureza e superação da miséria. Nesse contexto, um dos problemas centrais é o do controle social da economia.

O texto sobre a resposta da presidenta Dilma trata-se de uma reposta sobre a pausa no crescimento do Brasil no ano de 2012. E trata ainda de todas as justificativas e prospecções otimistas para o ano de 2013.

A 1ª. Charge trata da miséria em que a população em países em desenvolvimento se encontram.

A 2ª. Charge trata da falta de acesso à tecnologia e à informação que a população mais carente tem. Retratando um problema latente no Brasil.

Em todos eles, pode-se notar a falta do planejamento e realização do governo e da gestão pública nas necessidades da população.

b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim, há relação. No primeiro texto é colocada a questão do desenvolvimento dos países. A estagnação em que se encontram e como vem se arrastando. No segundo texto nos deparamos com posicionamentos do governo tentando justificar a falta de crescimento e desenvolvimento do país. Nas charges encontramos as consequências da falta da gestão pública eficiente.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

As quatro esferas da globalização são: comercial, produtiva, financeira e tecnológica.

Na esfera comercial encontramos as necessidades básicas comerciais em falta. A questão da falta de teto, de alimento, de banho, por exemplo.

Na esfera produtiva, vemos a consequência do desemprego e a exclusão.

Na esfera financeira, se todas as demais eferas estão em falta, a financeira corrobora com toda a situação que se encontra a população onde não há gestão publica competente.

Na esfera tecnológica, temos novamente o governo instituindo planos de ação para que todos tenham alcance à tecnologia e no entanto, constatamos que a maior parte da população não tem acesso à tecnologia, mesmo considerando que o governo exige o acesso em vários de seus serviços.

d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

“Vivemos na era da tecnologia, do mundo virtual, globalizado e dos avanços científicos. No entanto, não possuímos um meio eficaz de combate à fome, uma das mais antigas preocupações de nossa civilização. Com o passar do tempo, a “evolução” da sociedade e dos meios de produção, a desigualdade social, principal causa da miséria de uns e fartura de outros, acabou aumentando significativamente. ”

Os problemas apontados pelas charges são a miséria e a falta de acesso da população aos bens mais básicos. Nos textos temos a discussão sobre a gestão pública e seus planos de ação de desenvolvimento juntamente com o encaminhamento da economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com