TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDI TRABALHO ACADEMICO

Trabalho Escolar: EDI TRABALHO ACADEMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

O EDI é uma ferramenta tecnológica utilizada normalmente entre clientes e fornecedores do mesmo setor de atuação.(4) Esta ferramenta contribui para alavancar os negócios e agilizar os processos logísticos de troca de informações com segurança dentro dos padrões válidos de comunicação.

Para Zhang e Shi(5) EDI é a transmissão eletrônica de dados, processamento e armazenamento entre parceiros comerciais, que tem a finalidade de prover segurança entre as partes, e evitar que as possíveis ameaças como pragas virtuais possam contribuir para bloquear a recepção da mensagem transmitida.

O EDI possibilita e viabiliza de forma eletrônica a troca de documentos. Com isso permite diminuir a quantidade de erros gerados pelo volume de papel e a digitação manual dos mesmos.(6) O volume de informações entre parceiros do mesmo setor aumenta a cada dia, sendo necessária a transmissão de dados entre as partes para melhorar as relações comercias.

Com proposito de facilitar os negócios entre comprador e vendedor ou mesmo a relação cliente e fornecedor com o movimento eletrônico de informações, o EDI tem sido utilizado de forma estratégia pelas empresas.(7) Já para Pizysieznig Filho(8) o EDI é uma rede que permite o acesso direto aos clientes do provedor de conexão entre os sistemas eletrônicos de informação das empresas. Novaes(9) descreve o EDI como sendo a transferência de forma eletrônica entre as empresas participantes com dados estruturados e padronizados dentro de um acordo prévio entre as partes. O mesmo autor cita que o EDI foi adotado na década de 80 nos setores de varejo e transporte e depois se expandiu para o setor automotivo.

A tecnologia de EDI permite reduzir custos com papel e erros na digitação de pedidos e notas fiscais de entrada. Além de incentivar o compromisso em longo prazo entre parceiros comerciais, contribuindo para que a empresa seja mais sensível às necessidades do cliente, com ciclos de produção menores.(10)

Vantagens

Segundo Porto et al. (2000), o EDI oferece algumas vantagens, cujos impactos costumam ser maiores do ponto de vista estratégico em detrimento do operacional. Essa tecnologia melhora a eficiência operacional da organização, em razão de possibilitar uma rápida transferência de dados entre empresas e provocar a diminuição dos custos relacionados com papéis, mão-de-obra e outros custos operacionais. Além disso, Porto et al. (2000) afirma que confere vantagem estratégica em virtude de enriquecer a tomada de decisão, por meio de maior previsibilidade e aumento da qualidade das informações processadas com uma menor margem de erros. Adição de valor ao negócio: viabiliza o acesso a novas regiões e mercados ainda não explorados, proporcionando negociação mais eficiente, desenvolvendo parcerias estratégicas entre clientes e fornecedores. Assim, influencia diretamente no aumento da produtividade e vendas, criando uma vantagem estratégica sobre seus concorrentes; b) Intensificação da vantagem de tempo: reduz do tempo de correção dos erros das transações, conferindo maior qualidade às informações trocadas, uma vez que as ordens de compras e requisições de informações passam a ser recebidas no mesmo dia, o que permite tomar os processos empresariais mais eficientes;

c) Melhorias na área de operações e logística: possibilitadas pela melhor sincronia dos processos entre clientes e fornecedores, garantindo, do lado do cliente, o recebimento de produtos no tempo requerido e, por parte do fornecedor, a possibilidade de integração com sistemas de controle de 5 produção, tais como o MRP, obtendo assim, a diminuição da falta de estoque.

O uso do EDI nessa área aumenta o nível de serviços ao consumidor, pois caso haja aumento da freqüência de pedidos, essa tecnologia confere grande flexibilidade à cadeia de suprimentos, permitindo, dessa forma, atender a um número maior de clientes;

Desvantagens

A implantação do EDI não acontece de forma contínua, pelo seu próprio caráter inovador costuma oferecer alguns obstáculos. Uma das dificuldades encontradas com a adoção do EDI é a apreensão dos funcionários com o novo processo devido à falta de conhecimentos, informações, treinamento sobre seu uso. Complementando, Tsai et al. (1994)

afirma que as dificuldades são devido as barreiras culturais, problemas de conscientização da alta administração sobre a utilização do EDI, a falta de 6 pessoal qualificado para as operações demandando emprego do EDI, bem como a falta de serviços de apoio dos fornecedores de tecnologia de informação. A instalação do EDI requer o desenvolvimento de uma estrutura adequada, um completo redesenho da estrutura da empresa, dos seus processos e procedimentos organizacionais.

Caso contrário, isso criará uma incompatibilidade com os sistemas existentes e com as interfaces com o consumidor. Vale ressaltar que o uso do EDI com múltiplos consumidores, pode acarretar a perda ou atraso de documentos durante a transmissão, uma vez que cada consumidor tem diferentes tipos de requisições (PORTO et al., 2000). Para Marcovitch (1997), outras barreiras a serem vencidas são as exigências, por vezes inflexíveis, do parceiro comercial inicial e a falta de outros parceiros dispostos a usar o EDI. Isto ocorre com maior freqüência com as PME's, quando a iniciativa de adoção desta tecnologia parte dessas empresas e seus parceiros comerciais são empresas maiores. Podem ocorrer erros por parte dos parceiros, causando o chamado "efeito dominó" ou falhas de segurança do sistema, comprometendo a integridade dos sistemas de outros parceiros, bem como riscos de interconexão nas redes de trabalho, registros inadequados e alterações introduzidas nas mensagens (PORTO et al., 2000). Ocorrem também restrições por parte da Legislação Governamental e dificuldade de acesso aos fornecedores internacionais.

Assim, o êxito na utilização do EDI está associado à consistência da sua aplicação com as estratégias tecnológicas e de negócios da empresa; para tanto, torna-se necessário que seus usuários passem a aceitá-lo e comprometam-se com os resultados a serem atingidos, buscando, além do domínio de sua aplicação, um claro entendimento dos seus objetivos. Também, a existência de parceiros comerciais dispostos a trocar conhecimentos sobre seu uso é essencial (PORTO et al., 2000).

Obstáculos à implantação do EDI

Em termos intra-organizacionais, foram verificados alguns problemas de adaptação das pessoas que utilizam o EDI no dia-a-dia, havendo inicialmente, uma pequena resistência à sua utilização. Tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com