TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS NO BRASIL

Monografias: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

A educação a distância vem responder às necessidades de uma sociedade, que, atualmente está permeada de novas tecnologias. Ética e qualidade no ensino são essenciais e devem acompanhar o desenvolvimento desta modalidade. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, artigos científicos e sites da internet, que contribuíram para esclarecer conceitos do que significa educação e educação a distância, além da compreensão histórica do desenvolvimento deste formato educacional no país e entendimento de por que este tipo de ensino está despontando no Brasil.

Palavras: chave: educação a distância. qualidade.perspectivas.

Introdução

Novas questões éticas são colocadas na atualidade da intensa comunicação mediada por tecnologias de informação e comunicação. O acesso irrestrito a uma quantidade enorme de informações pessoais em espaços públicos e semipúblicos nem sempre vem acompanhado do conhecimento de uma conduta ética que evite um uso desonroso de dados que são de propriedade alheia.

Por este motivo, apresenta-se um dilema para as instituições de ensino que fazem uso de ambientes virtuais para a oferta de cursos na modalidade à distância. Se por um lado é preciso incentivar e promover estudos e pesquisas sobre a recente história da formação de professores pela modalidade à distância, de outro, é preciso resguardar a instituição e, sobretudo, orientar adequadamente pesquisadores para uma necessidade nem sempre considerada, a de uma atenção e respeito a direitos humanos no desenvolvimento de pesquisas éticas.1

Assim, conforme assuntos tão relevantes acima mencionados, este artigo reflexionará sobre conceitos do que significa educação, conceitos de educação a distância, desenvolvimento da educação à distância no Brasil e as perspectivas e importância deste tipo de ensino que desponta com grande vigor, na atualidade, no país.

Conforme Brandão (2004), O Brasil enfrenta, dentre tantos outros, um desafio de importância capital para seu futuro: promover a universalização do ensino, considerando que esta expressão tão em voga, universalização, deveria ser sempre compreendida como a oferta, a qualquer brasileiro, de qualquer idade, independente de sua condição sócio-econômica ou localização geográfica, de algo que é seu por direito e previsão constitucional, um ensino de qualidade.

Brandão (2004) coloca, ainda, a pergunta de que, como, afinal, combater e vencer os inúmeros obstáculos que impedem que a população usufrua um ensino adequado, base necessária para que todo e qualquer plano de inclusão social deixe de ser paliativo e torne-se efetivo, com resultados perenes, e que indiquem evolução, e não retrocesso ou estagnação?

Assim Brandão (2004) conclui que, hoje, cada vez menos basta a alfabetização tradicional, e é cada vez mais necessário o contato e o domínio das tecnologias que transformam veloz e inexoravelmente nossa realidade, e vendo que já não basta a mera posse de um diploma universitário como chave para ingresso e ascensão em mercados de trabalho crescentemente exigentes quanto à qualificação de mão-de-obra.

Dessa forma, no tocante do histórico da educação brasileira, aliada a uma nova forma de transmissão de ensino, faz-se necessário a construção de leis e regras que rejam este novo formato para que os alunos não sejam prejudicados e nem sejam formados por professores- tutores sem preparo tecnológico ou que não tenham profundo senso de pesquisa.

Conforme a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), embora instituições de Educação a Distância (EAD) sejam bastante diferentes no tocante a finalidades, tipos de atividade, recursos e tamanho, é válido tentar estabelecer um conjunto de princípios aplicáveis igualmente a todas, garantindo, assim, a possibilidade de um desenvolvimento ordenado e de qualidade da EAD no Brasil.

Tais princípios terão, entre outras questões, a função de:

Oferecer diretrizes às instituições, visando um trabalho contínuo de melhoria de qualidade da EAD;

Especificar padrões de qualidade que permitam a avaliação de cursos a distância;

Criar indicadores que possibilitem proteger os interesses dos alunos e consumidores deste tipo de serviços educacionais.

Este Código deve ser atualizado sempre que necessário uma vez que o desenvolvimento de técnicas pedagógicas e avanços tecnológicos apresentam mudanças constantes e que regras e critérios obsoletos não podem se tornar barreiras para o progresso, na área de EAD.

Desenvolvimento

Educação, processo sociocultural do conhecimento -

O substantivo educação, é a essência e deve ser compreendida como prática social que, em interface com outras práticas, contribui para a construção de significados culturais. NEDER (2009).

Possari (2002, p.15) afirma que,

A distância é adjetivo, que pode ser concebida como forma mediatizada de conversação didática guiada. Todavia, tem sido concebida como método de repartir conhecimento, de instrução por meio de impressos, meios eletrônicos, hipertextuais e ainda, meio de comunicação massiva (Massiva et al, 2001)

Portanto, autores, tutores, professores, com o material didático de EaD não se ensina e nem se sabe mais do que aqueles que vão dialogar com os leitores e estudantes. É no processo dialógico que se dá a construção de conhecimento.

“Dessa forma, pode-se conceber a educação como sistema aberto, que implica a existência de processos transformadores, decorrentes da experiência, algo inerente a cada sujeito. Como sistema aberto, tudo o que está em movimento, não tem fim, início e fim não são predeterminados.” (Possari, 2002)

A educação na modernidade

Seguindo os paradigmas da ciência clássica e moderna, a educação se moldava em princípios que, atualmente, estão sendo remodelados.

Esses princípios orientavam a educação (é preciso que se tenha em mente que o que se trata aqui é da educação no século XX e início do século XXI). Partia-se do princípio cartesiano de que todos poderiam alcançar os conhecimentos de que precisassem desde que lhes fosse ensinado pelo método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com