TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil

Tese: O surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

O surgimento da Psicologia e seu desenvolvimento no Brasil

O pensamento psicológico contemporâneo atual é formado pelo desenvolvimento das escolas de pensamento da psicologia com exceção da psicanálise, baseavam-se em teorias e ideias de escolas antecessoras a elas, modificando esse conhecimento e criando novos materiais que resultavam em uma divergência entre as escolas antigas e novas.

A psicologia evoluiu significativamente com as contribuições específicas de cada escola incluindo o estruturalismo, que se considera o movimento de maior oposição aos movimentos seguintes e com pouquíssimo material a despeito da psicologia atual, mas que promoveu um grande avanço através de Wundt, que estabeleceu a psicologia como ciência desvinculada as limitações da filosofia.

A psicologia valoriza as realizações do Estruturalismo, como sendo a primeira escola de pensamento a instituí-la como ciência, mesmo que este movimento tenha tido um breve domínio sobre ela, revolucionou a psicologia com seus principais estruturalistas Wundt e Titchener.

O Estruturalismo foi um conceito fundado por, Edward Bradford Titchener, foi um divisor de águas entre a Psicologia estruturalista, de Wundt, e a funcionalista, com Franz Brentano na Europa e William James na América.

Esse tema aborda qualquer língua como um sistema na qual um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos. O que determina o modo como pensamos, nos relacionamos com os outros, nos comportamos a mesa, nos vestimos e vivemos em família.

Pode-se dizer que o estruturalismo foi o último movimento filosófico francês a ganhar notoriedade mundial, logo após o existencialismo, por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando diferenças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo, para o estruturalismo, ao contrário, não existem fatos isolados, mas partes de um todo maior, alguns fenômenos podem ser explicados não pelo que deixam a mostra, mas por uma estrutura subjacente, há fatos que possuem uma relação interna, de tal forma que não podem ser entendidos isoladamente, mas apenas em relação aos seus pares antagônicos.

O estruturalismo é uma corrente de pensamentos das ciências humanas que se inspirou no modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações, é uma abordagem que veio a se tornar um dos métodos mais expressamente usados para analisar a língua, cultura, e filosofia na segunda metade do século XX. De um modo geral o estruturalismo procura explorar as inter-relações das estruturas através do das quais os significados é traduzido através da cultura.

O Funcionalismo, foi o primeiro sistema de Psicologia com raízes americanas, consistia um protesto contra a Psicologia experimental de Wundt, e a Psicologia estruturalista de Titchener, pois ambas não davam respostas em questões funcionalistas, sobre o que e como a mente produz. A visão se tornou o ponto central do funcionalismo americano, foi a teoria de que a Psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim sobre o estudo da adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente.

Para o funcionalismo, os psicólogos deveriam estudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com