TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil

Projeto de pesquisa: O surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia, uma nobre ciência de tantos aspectos e vertentes que desvelam os segredos da psique humana. Mais o realmente significa Psicologia? Eis a indagação permeia a cabeça dos estudantes e leigos acerca desta enigmática ciência. Como já podemos identificar na leitura da etnia de seu nome psykhé, "psique", "alma", "mente" e lógos, "razão" ou "estudo" se caracteriza como estudo do comportamento e dos processos mentais, os filósofos nos remetem ao pensamento ocidental nascido na Grécia, onde seus filósofos acreditavam haver no ser humano duas essências, uma material que seria a soma ou corpo e uma inerte, imaterial a psique ou alma.

Como toda ciência a psicologia nasce da necessidade, e neste caso a necessidade de se desvelar o intrincado calidoscópio das emoções humanas. Esse movimento possui não só um caráter filosófico, como um aspecto biológico, identificado na fisiologia, a qual aborda o estudo da correlação entre os processos corporais e os processos mentais. Esse sincretismo entre os conceitos filosóficos no contexto intrapessoal e interpessoal levaram os médicos, no caso os psiquiatras da época, procurar novas ideologias afim de sanar as dificuldades no trato dos desvios psicológicos ou comportamentais da época.

A psicologia se caracteriza tanto como uma área de atuação, ou seja, uma ciência aplicada visto no processo de atendimento clinico , como uma área para pesquisas tomando aspecto de uma ciência acadêmica, focada no estudo do comportamento humano e o funcionamento da mente humana. Neste aspecto os pesquisadores têm como finalidade compreender o intrincado mecanismo cognitivo, desvelando seus mistérios e explicando o funcionamento dos pensamentos, comportamentos e as emoções. Como ciência aplicada podemos destacar as práticas como a seleção, recrutamento e ergonomia em empresas e tratamento para distúrbios comportamentais ou mentais, melhorar a auto-eficácia, auto-ajuda , e outros voltados a saúde e o cotidianos das relações humanas.

“O surgimento da psicologia e seu desenvolvimento no Brasil”

1.0 Pensamento Socrático

A psicologia nasce sobre o contexto do pensamento ocidental, pensamento este, que teve sua aurora na oratória de Sócrates.

Sócrates nascera em Atenas por volta de c. 469 a.C. e morrera de maneira grandiosa para sua oratória em meados 399 a.C. Sócrates se posiciona como um marco fundamental para o desenvolvimento da sociedade ocidental e sua estrutura filosófica. È importante aqui se salientar, que se não fosse por Platão provavelmente seus ímpeto teria se perdido no eco do tempo. Platão fora um renomado aristocrata e pupilo de Sócrates que compilou suas obras, e as apresentou com um refinamento a aristocracia Ateniense.

Sócrates impele a sociedade uma nova maneira de interpretar o mundo, ele se volta para o homem e sua psique, abandonando o misticismo compreendido pela sociedade helênica, ele passa a atribuir ao homem os aspectos do seu ser, do seu sentir, que antes era exteriorizados a uma vontade divina. Ele passa a compreender o ambiente a sua volta e como ele interage e influi nas sensações humanas. Ele reformula a visão filosófica na busca do conhecimento, troca a busca o exterior a natureza, pelo interior o homem e suas ações, se tornando o pai da filosofia moral. Se tornando um dos principais pensadores da Grécia Antiga, ele disseminou a retórica e a dialética dos sofistas, embora se mantivesse claramente contra vários métodos usados por estes, uma marca de sua integridade e comprometimento com seu pensamento o levara a jamais cobrar por suas aulas e ensinamentos.

Em suma o verdadeiro propósito de Sócrates, era aludir que o principio do conhecimento se perfaz de toda ação virtuosa, assim como o incremento do próprio conhecimento deveria ser aguerrido pelo próprio indivíduo, através de sua vivencia, por meio do método dialético. Assim esse conhecimento não podia ser obtido através de opiniões individuais, mas sim, pela procura daquilo que é comum a todos e que constitui a verdade universalmente válida.

A oratória de Sócrates atraiu jovens proeminentes como o filosofo Xeonofonte, embora entre seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com