TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO COMPARADA

Artigo: EDUCAÇÃO COMPARADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  4.526 Palavras (19 Páginas)  •  2.416 Visualizações

Página 1 de 19

EDUCAÇÃO COMPARADA

UNIDADE 1

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões e 1 a 3:

1. Quais as finalidades da educação comparada?

A educação comparada tem por finalidade reconhecer as informações sobre o ensino nos diferentes países, explicar as causas dos fenômenos educativos e sua evolução e contribuir para a melhoria dos sistemas de ensino. Contudo, melhora o desenvolvimento de um currículo, analisa as políticas educacionais, adota e adapta os métodos de sala de aula.

2. Que possíveis contribuições para a educação, favorecem o estudo da educação comparada? Cite pelo menos três.

O estudo da educação comparada contribui para o melhoramento nas práticas de ensino, adaptando e adotando os sistemas de ensino e abordagens educativas criadas em outros lugares. Com isso, é possível comparar os problemas existentes em outros lugares e procurar não repetí-los. Assim, a ação desenvolvida já tem parâmetros para focar no que pode dar certo e no que não pode. Há também uma contribuição para uma melhor compreensão de educação valorizada, tornando-se um elemento significativo nas influências da globalização das politicas educativas. E, por fim, estimula cada sociedade conhecer a sua realidade, seus fatores (raça,língua,política) de seus parceiros para que se possa ter uma abordagem teórico do processo de globalização, em relação a evidenciar sua contribuição para coma prática e a realidade educacional atual.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

Ao se fazer uma comparação entre um sistema educativo e outro deve-se respeitar os processos educacionais de outras culturas e os efeitos que produzem no contexto em que estão situadas. No entanto, deve-se respeitar os costumes e as maneiras diferenciadas de pensamentos de outras culturas.

4. Qual é o papel da educação comparada na globalização referente os aspectos econômicos, sociais e culturais?

O papel da educação comparada nesse aspecto é fazer com que resolva as dificuldades de que, todos os países vejam o conhecimento como elemento básico da sociedade, reconhecendo a importância de diferentes visões na interpretação da realidade, lidando com perspectivas teóricas e metodológicas diversas e valorizando a pluralidade cultural. Assim, a educação comparada dará subsídios para que ocorra uma nova estruturação no mundo.

5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso: (Anexo 02) pessoa

 Questões para saber mais e para os exames

1. O que significa comparar?

Comparar é aproximar coisas, seres, ideias para achar suas semelhanças e diferenças.

2. Qual a origem da educação comparada?

A origem da educação comparada é atribuída a Marc-Antoine Jullien, que, em 1817, fez publicar uma pequena obra que enunciava o esboço do que devia ser trabalho de investigação neste domínio. Nessa mesma época, os estudos da Educação Comparada foram de grande interesse aos Estados Nacionais, pois estes tinham como propósito, comparar sistemas educacionais e se empenhar em organizar os respectivos sistemas nacionais de ensino, a fim de aprender com a experiência dos outros a organizar seu próprio sistema de ensino.

3. Segundo a autora Suely Bonitatibus, liste as dimensões da Educação Comparada.

1. Dimensão Temporal: Envolve a pesquisa dos sistemas educacionais num tempo histórico fixo (modo sincrônico) ou em movimento (modo diacrônico).

2. Dimensão Espacial: Pode ser Intra ou Internacional. Pesquisa de uma unidade escolar em seus diversos aspectos, pesquisa inter-unidades (de uma unidade com outra), de um município, estado ou regiões de um país. Também é possível a pesquisa com o Estado-nação como unidade de investigação, de modo a confrontá-lo com outros países.

3. Dimensão Metodológica: é a de maior complexidade, devido à postura metodológica que o pesquisador deverá assumir. Deve-se sempre ter como referência a educação ligada ao meio social. Por isso, ao se fazer a comparação de um sistema educacional a outro, faz-se necessário sempre levar em conta o contexto social no qual esse sistema está inserido e não apenas o seu caráter pedagógico.

4. Agora é a sua vez. Faça uma pesquisa na Internet sobre algum artigo que envolva estudos sobre educação comparada ou ensino comparado. Depois de fazer a leitura, levante 10 pontos que mais se destacarem no texto. Lembre-se de indicar o link que você acessar.

Artigo: “Educação Comparada: um esboço para compreender as fronteiras e os limites da comparação.” (João Jorge Corrêa)

Link: /editora.unoesc.edu.br/a

Educação comparada é um espaço de construção do conhecimento, de elaboração do saber interdisciplinar.

Educação comparada não é um procedimento metodológico inventado somente para se comparar sistemas educacionais. A educação comparada expande seu desenvolvimento no mapeamento de sistema educacional a fim de compreender as suas dinâmicas e complexidades.

É importante compreender a amplitude dos objetos da educação comparada, os caminhos que percorre pelos diversos campos do saber e a relevância dos conhecimentos que produz e reproduz com os meios de um tipo especifico de metodologia de estudo e pesquisa.

A educação comparada atingirá pleno desenvolvimento se estiver diretamente relacionada e envolvida com uma ampla teoria educacional.

A aplicação prática da educação comparada é incontestável, pois contribui para o entendimento de diversos elementos educacionais (sistema educacional, práticas pedagógicas, métodos de ensino, etc) a partir da referencia ao outro. Com isso, é possível fazer uma análise dos pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com