TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: Processo De Construção Social Dos Sujeitos E A Compreensão Da Multi Culturalidade Na Escola

Exames: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: Processo De Construção Social Dos Sujeitos E A Compreensão Da Multi Culturalidade Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Pretende-se neste trabalho expor um pouco da diversidade cultural existente no nosso país e também expor um pouco sobre a história da EJA no Brasil.

Os objetivos desse trabalho é reconhecer que nossa sociedade é multicultural e isso significa entender a diversidade cultural e étnica dos vários grupos sociais que formam essa sociedade, mas significa também mostrar as desigualdades tanto econômicas quanto culturais por parte dos diferentes grupos que determinam classe social, raça, gênero e diversidade cultural que contribui de forma tão marcante.

Em nossas vidas o estudo é muito importante, pois nos abrem as portas ao mundo. Com o estudo e os conhecimentos adquiridos conseguimos saber lutar por nossos direitos e cumprir nossos direitos sem que outras pessoas interfiram em nossos atos. Além disso, aprendemos muito no meio cultural e histórico e no cotidiano entre outros, ser alfabetizado vai muito além de saber ler e escrever e sim ser alguém na vida esse é o objetivo de um aluno na EJA.

Para desenvolver essa produção de aprendizagem, foram usados os livros da faculdade e textos da internet.

A realização dessa produção de aprendizagem foi um trabalho desenvolvido para as disciplinas de educação e diversidade, educação de jovens e adultos, pesquisa e pratica profissional -- diversidade educativa.

Em educação e diversidade será abordado o tema da interculturalidade e o papel da escola enquanto espaço de interação social, determinante na preparação dos sujeitos capazes de compreender as diferenças existentes.

Em educação de jovens e adultos, irei descrever um pouco da historia e o percurso da legislação educacional brasileira da EJA, algumas concepções de EJA e as contribuições de Paulo Freire e os saberes necessários à prática do professor.

Na pesquisa e prática profissional – diversidade educativa será apresentada os conceitos de sociedade e o modo de vida de grupos sociais, as culturas e o papel da escola no processo de socialização e apropriação dos elementos culturais que com compõem a estrutura social.

2 . EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E PESQUISA: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS E A COMPREENSÃO DA MULTICULTURALIDADE NA ESCOLA.

Multiculturalismo é um termo usado para descrever várias culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. Falar em multiculturalismo é reconhecer as diferenças que se constroem socialmente nos diferentes contextos, compreende uma cultura das minorias como negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras, que lutam para que todos possam conviver com a diferença e possam valer seus direitos civis, humanos e o direito de pertencerem a uma cultura diferente, Freitas (2011 pag.84) diz que a educação multicultural deverá ter ou construir como princípio o respeito e a convivência com as diferenças.

Quando o ensino em especial a escola, respeita o educando não pode haver separação das culturas, os hábitos e as diferenças culturais devem ser respeitados e consideradas sendo assim as diferenças são muito importantes na formação dos sujeitos. O ensino e a aprendizagem devem ser atuantes e em várias direções numa sociedade multicultural.

A escola multicultural é muito rica e possui um espaço privilegiado e que favorece a convivência e o respeito onde às pessoas se identificam pela boa convivência e pelo respeito, mas, esse respeito não deve ser apenas pela cultura que vem do aluno ou pela escola que acolhe esse aluno, tem que respeitar também as regras da cultura, da sociedade e da escola que o acolheu, o respeito deve ser mútuo e cabe a escola e ao aluno a construção do encontro dessas culturas e saberes.

Freitas (2011 pag.90) - cita que:

A escola e, consequentemente, a educação, como espaço em que as contradições sociais se manifestam, converte-se em um dos cenários do multiculturalismo. A presença das múltiplas culturas não é uma invenção escolar, mas a convivência entre múltiplas culturas existentes no ambiente escolar é fator importante no contexto que estamos tratando. Essa convivência é resultado das interações humanas, seja por processos de colonização, migração, êxodos, guerras etc.

A criança, o jovem ou adulto, quando chega à escola, trás com ela toda sua bagagem de conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida, sua história particular e única que se formou na sua estrutura biológica, social e cultural.

A escola é um local onde há diversos grupos étnicos, com costumes e crenças diferentes, diante dessas diversidades culturais cabe ao professor à tarefa compreender essas diferenças e saber trabalhar com a diversidade de culturas sem desprezar esta ou aquela cultura, mas fazer um trabalho diversificado que envolva atividades realizadas em grupo ou individualmente sem formar grupos homogêneos, pois a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiências e o crescimento de cada um, não se esquecendo da vasta bagagem que cada um já possui levando em conta também o espaço que cada um vive e como elas constroem os significados.

Para entendermos melhor sobre diversidade, interculturalidade, e as diferenças existentes na sociedade, irei detalhar um pouco sobre educação e diversidade e diversidade cultural e a educação de jovens e adultos.

2.1 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Segundo Freitas (2011 pag.94) o interculturalismo pode ser definido como a interação e o convívio entre as diferentes culturas. Portanto é a aceitação e o respeito pelas diferenças, acreditar nisso é crer que se pode aprender e enriquecer através do encontro com outras culturas.

Atualmente é obrigatório nas escolas independente de ter ou não indígenas e seus descendentes, a questão do ensino sobre a cultura dos povos indígenas. Um exemplo do interculturalismo é a oferta de educação escolar em terras indígenas, assim como em assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), chamadas de escolas itinerantes do MST que oferecem educação formal nos níveis de educação infantil, educação de jovens e adultos e educação fundamental. Outra iniciativa que poderá resultar em práticas interculturais é o ensino da historia da África e dos africanos nos currículos escolares uma grande vitória contra o racismo em nossa sociedade.

Os desafios que a educação enfrenta em relação ao interculturalismo são muitos, lidar com o diferente o racismo e a discriminação não é fácil, muitas vezes o preparo inadequado dos professores que muitas vezes veio de uma formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com