TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO

Trabalho Escolar: EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Educação e Qualidade de Ensino

A instituição escolar Monteiro Lobato iniciou-se em 1987 com término em 1988. Situada na avenida Belém nº. 5796, com o compromisso de ser uma escola cujo papel social. O primeiro ano letivo com matricula inicial de 297 alunos; a primeira diretora foi a professora Matilde Nogueira da Silva e mais onze professores.

Foi assim que iniciou as atividades na escola Monteiro Lobato; o ensino oferecido foi o ensino fundamental regular; a proposta pedagógica da escola contempla uma diversidade de situações de aprendizagem que possibilitam a adoção de diferentes preceitos para interpretar a realidade. A escola apresenta vários aspectos importantes: como avaliação, metodologia, ser humano, cultural, sociedade, conhecimento e aprendizagem e etc.

O projeto político pedagógico quer assegurar um ensino de qualidade que garanta a essa e a permanência dos alunos formando cidadãos críticos e capazes de agir na transformação da sociedade. Defender as idéias de um ser humano Ativo cujo pensamento é construído um ambiente histórico e social.

A escola busca desenvolver um currículo comum de experiências cognitivas e culturais; uma escola democrática para inseri-la numa cultura mais ampla; a mesma tem um eixo curricular básico que proporciona ao aluno apropriar-se de meios para situar-se no mundo em que vive entendendo e criticando as relações neles existentes participando de suas transformações.

A instituição escolar dispõe de recursos descentralizados, tais como: eventos promocionais; com a arrecadação do dinheiro o lucro é utilizado para a compra da complementação da merenda, materiais didáticos e outros; pois os recursos recebidos pela escola não são suficientes para atender a clientela, sendo que a realidade do ano seguinte é diferente do censo do ano anterior.

O currículo também valoriza a iniciativa, criatividade e a afetividade mantêm o equilíbrio interior e o exterior que leva a formação do homem em harmonia com o mundo. A metodologia concentra esforços nas disciplinas e series criticas; estimular a participação dos pais no processo do ensino e aprendizagem faz da pratica de ensinar numa pratica de pensar, e a construção do conhecimento e desenvolver o psicosocial e cultural.

Os professores rever o procedimento de avaliação para a proposta do CBA, 3ª á 4ª séries é feita no dia-a-dia, e já os procedimentos que utilizar e replanejar o seu trabalho na qual perceberam avanços e dificuldades. Já a proposta de formação é a valorização dos profissionais da educação tem sido negligenciada pelas classes dominantes. Também é preciso que a escola disponha de esforços adequados, materiais, acesso a novas tecnologias e fontes de pesquisa, que fará alcançar uma educação prazerosa e com sucesso. A direção em conjunto com a supervisão e professores procuram minimizar as dificuldades; mais tem clareza que suas ações poderiam render muito mais com a existência de espaços adequados e materiais.

Conforme a educação da escola Monteiro Lobato essa construção é coletiva, isto porque as transformações da sociedade interferem no processo de afirmação e constituição da consciência do educando, o que refletirá nas estruturas do pensamento no modo de agir, sentir e perceber o real.

O acesso ao conhecimento é um beneficio social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com