TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO A DISTÂNCIA E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA A FAVOR DA BUSCA DO CONHECIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA

Ensaios: O ENSINO A DISTÂNCIA E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA A FAVOR DA BUSCA DO CONHECIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓS-GRADUAÇÃO

ANTONINO SALVATIERRA

O ENSINO A DISTÂNCIA E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA A FAVOR DA BUSCA DO CONHECIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA

CAMPO GRANDE - MS

2012

ANTONINO SALVATIERRA

O ENSINO A DISTÂNCIA E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA A FAVOR DA BUSCA DO CONHECIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA

Artigo cientifico apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Metodologia e Gestão em Educação a Distância. Sob orientação do profº Anderson Venâncio.

CAMPO GRANDE – MS

2012

RESUMO

O ensino a distância tem acontecido com freqüência pelas grandes empresas, é possível aliar a TI para melhorar o aprendizado na organização, o efeito da globalização transformou a forma de pensar nas empresas, em se ter um profissional preparado para atender as demandas e as mudanças do ambiente externo. Com o objetivo principal de entender e analisar o que o ensino a distância aliado a tecnologia da informação tem proporcionado para a expansão do conhecimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica para identificar os avanços e os efeitos que o ensino a distância podem favorecer para disseminação do conhecimento e melhoria de vida das pessoas. O objetivo geral e o especifico foram atendidos, onde apontaram que os autores bibliográficos têm revelado sobre a atualidade e as tendências do ensino a distância, bem como apontou que através da evolução tecnológica da educação a distância tem melhorado no conhecimento e na qualidade de vida das pessoas que não tinham oportunidades de estudar por estarem longe dos grandes centros.

Palavras-Chave: Ambiente Externo; Qualidade de Vida; Tecnologia de Informação.

ABSTRACT

Distance learning has been happening frequently by large companies, it is possible to combine IT to improve learning in the organization, the effect of globalization has transformed the way of thinking in business in having a professional prepared to meet the demands and changes of external environment. With the main objective to understand and analyze what distance learning combined with information technology has provided for the expansion of knowledge and the improvement of quality of life, a literature search was undertaken to identify the progress and effects that teaching distance may favor the dissemination of knowledge and to improve people's lives. The overall objective and specific were seen, where the authors showed that bibliographical have revealed about the current trends and distance learning, as well as pointed out that through the technological evolution of distance education has improved in knowledge and quality of life who had no opportunities to study because they are far from large centers.

Keywords: External Environment, Quality of Life, Information Technology.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO…………………………………………………………………........

05

2. A TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO E O EFEITO DO E-CO0MERCE…………………………………………………………………….

06

3. O ENSINO A DISTÂNCIA COM A MUDANÇA DE CONSUMO……………... 07

4. O CURSO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO……………………….. 10

5. CONHECIMENTO E A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS…………… 12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………. 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………….. 13

1. INTRODUÇÃO

Este artigo teve como objetivo conhecer toda a metodologia do ensino a distância e a evolução tecnológica a favor da busca do conhecimento e da qualidade de vida.

Por ainda não se ter muitas informações sobre o assunto, foi feita uma investigação nas bibliografias e nos resultados de pesquisas dos órgãos reguladores sobre o efeito e a mudança de qualidade de vida que o ensino a distância tem promovido em todas as partes do Brasil.

Com o objetivo principal de analisar o que o ensino a distância aliado a tecnologia da informação tem proporcionado para a expansão do conhecimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas? A pesquisa demonstra o efeito dos avanços tecnológicos no ensino a distância e o quanto tem favorecido para disseminação do conhecimento e melhoria de vida das pessoas.

Ainda assim para facilitar e chegar em um melhor entendimento sobre o ensino a distância e o efeito da tecnologia, foi-se elaborado alguns objetivos específicos que tratam de:

a. Apontar o que os autores bibliográficos têm revelados sobre a atualidade e as tendências do ensino a distância;

b. Demonstrar através da pesquisa bibliográfica e de referenciais teóricos a evolução tecnológica da educação a distância;

c. Avaliar através da pesquisa bibliográfica o que a educação a distância tem melhorado no conhecimento e na qualidade de vida das pessoas que não tinham oportunidades de estudar por estarem longe dos grandes centros.

Dentro de uma metodologia da pesquisa bibliográfica demonstra o que os autores tratam sobre o Ensino a Distância. Depois de cada que se conseguiu entender e responder a justificativa entre ambas às questões se produziu o caminho que levou para o artigo final.

A metodologia aplicada foi através de pesquisas bibliográficas e referenciais teóricos ainda com pesquisa na internet, de artigos, dissertações e teses de doutorados sobre os temas que culminaram com o ensino e a educação a distância.

2. A TÉCONLOGIA DA INFORMAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO E O EFEITO DO E-COMERCE

Os equipamentos tecnológicos incluem muito mais do que os computadores. Desde o desenvolvimento do telégrafo, o telefone e os aparelhos celulares, aos satélites e a fibra óptica. Mas, o objeto de maior destaque na informação, é a internet, com ela a comunicação ficou mais ágil e ganhou forças para as empresas e os negócios, a comunicação passou a ser mais interativa nos Fóruns de informação, áudios, vídeo conferências e compartilhamento de informações pelas redes sociais.

A TI acelerou o processo da globalização no Brasil, fez com que as empresas mudassem sua forma de comprar, fabricar e vender. Com o crescimento e a facilidade das empresas disponibilizarem seus produtos em lojas virtuais que podemos chamar de loja de varejo virtual o e-commerce (comércio eletrônico) este começa a ser utilizado com mais freqüência pelos consumidores de todo o mundo, indiferente de classes sociais. Para alguns consumidores ainda é um paradigma a ser quebrado. Na realidade é uma “pandemia” da informação que um dia todos podem ser contaminados.

De acordo com o último senso do IBGE, houve uma melhoria de vida da população brasileira. Em 2.010, 29 milhões de pessoas migraram para a classe (c), da classe (c) para a (d) 38,5% e da classe (b) para (a) 40%. O brasileiro tem melhorado seu poder de compra, procura aliar a qualidade do produto com o preço; Isso é tão real que as empresas têm mudado suas estratégias para conquistar cliente, tem aumentado o mix de produtos apara atender essas demandas.

Como forma de estratégia de marketing algumas empresas privadas implantam programas e projetos de responsabilidade social na inclusão digital. Esses cursos na maioria são oferecidos para jovens e pessoas de baixa renda que não tem condições de custear um curso de informática básica. Tudo que se tem feito ainda é pouco para diminuir a desigualdade social que na realidade a democratização do acesso à infra-estrutura tecnológica pode e deve ser vista como um processo de universalização do conhecimento, que por sua vez é base para o pleno exercício da cidadania. Pro outro lado o número de usuários a internet o Brasil segundo F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas tupiniquins (a partir de 12 anos). Já para o Ibope/Nielsen, somos 73,9 milhões (a partir de 16 anos). O principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. O crescimento de usuário Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários ativos (que acessam a Internet regularmente) cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas. Somado às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões. 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente.

3. O ENSINO A DISTÂNCIA COM A MUDANÇA DE CONSUMO

Sendo a globalização um processo de integração econômica, cultural, social e política é gerado pela necessidade do capitalismo e de conquistar mercado. No Brasil fomos pegos de surpresa em vários aspectos, principalmente na indústria, comércio e na prestação de serviço.

As empresas se tornaram mais competitiva, o cliente passou a ter o poder de compra, ele decide de quem comprar? Quando comprar? E como comprar? Não basta somente investir em TI é necessário investir em pessoas com treinamentos e capacitações, é preciso ter alguém para processar as informações com rapidez e disseminar para toda empresa. Toda empresa precisa ter um profissional a altura do seu negócio para atender as necessidades operacionais e estratégicas. A falta de profissionais capacitados deixa vagas a serem preenchidas em alguns setores da economia, esse problema não está somente nas capitais brasileiras o problema se agrava mais no interior.

Pela falta de profissionais com certos conhecimentos para ocuparem cargos de maior responsabilidade as empresas buscam profissionais de fora, treinam, capacitam e passam instruções para toda sua liderança, através vídeo conferência, implantam programas de universidades corporativas sobre seus negócios.

Como se percebe o ensino a distância tem acontecido com freqüência pelas grandes empresas, é possível aliar a TI para melhorar o aprendizado na organização, o efeito da globalização transformou a forma de pensar nas empresas, é preciso ter um profissional preparado para atender as demandas e as mudanças do ambiente externo.

Diante da necessidade de preparar profissionais para atender o mercado com certo grau de conhecimento, começam a apontar as universidades virtuais no Brasil; são hoje credenciados cursos superiores a distância nas seguintes modalidades: sequenciais, tecnológicos, graduação e pós-graduação; bem como cursos superiores presenciais podem oferecer 20% de sua carga horária a distância. Também há cursos que têm autorização para serem ofertados totalmente à distância, com exigências como, pólos e provas finais presenciais.

As empresas transnacionais ou multinacionais como queiram chamar foram às pioneiras em implantar a TI no Brasil, quando começaram a abrir suas fabricas e seus negócios de corrente nas décadas de 80 e 90, precisamente na abertura para o comércio exterior. Nesta mesma época aqui no Brasil as indústrias começam a perceber a importância de investimentos em toda sua cadeia de produção e principalmente no seu capital humano. Em 1995, com o crescimento explosivo da Internet, pode-se observar um ponto de ruptura na história da EaD, com o surgimento de várias associações de instituições de ensino a distância.

Um relatório analítico da Aprendizagem a Distância realizado pelo ministério da educação e pela fundação Getúlio Vargas, aponta que em 2007 a maioria dos alunos se concentravam nos grande centros urbanos e que na região Sudeste se concentrava 48,2% das matriculas e só no estado de São Paulo estão 30% dos alunos do país superando as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, que juntas, educam 22% dos brasileiro em EaD. Disponibilizado pelo Portal Aprendiz em 21/07/2011 08h18min: 00

As mulheres são predominantes na educação à distância (53,4%). A idade dos alunos é mais avançada do que na educação presencial, na faixa de 30 a 34 anos. As matrículas se concentram em instituições privadas, que chegam a ter três vezes mais alunos que as públicas. Fonte: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, de 2008

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) Metade das matrículas em cursos superiores a distância são em licenciaturas. Só pedagogia concentra 34,2% delas. As matriculas de nível superior em educação a distância cresceram 158 vezes entre 2000 e 2009, passando de 5.287 no primeiro ano para 838.125.

O levantamento aponta que entre 2008 e 2009 números de cursos de graduação à distância cresceram 30,4%, enquanto os presenciais, 12,5%. Ao todo, 14,1% das matrículas em universidades eram nessa modalidade.

Para Moran, o crescimento não é maior devido à desconfiança. "Os cursos superiores à distância começaram há 12 anos. Muitas instituições e alunos entraram para ganhar dinheiro ou achando que era mais fácil que o presencial. Estamos aprendendo a fazer educação nessa modalidade". Professor Moran complementa que uma das principais vantagens da educação a distância é o potencial de democratizar o acesso ao ensino superior. “Ela vem para atender alunos que teriam que se deslocar para capitais. Se eles saem do interior dificilmente voltam e deixam as cidades pequenas sem especialistas”.

Se fizermos uma analise com uma perspectiva empresarial e de um ponto de vista da administração estratégica, percebe-se que está ocorrendo uma tendência com as variações lentas, mais persistente, que podem afetar de forma leve ou profunda os negócios ou atividades das instituições privadas. Porém, que se não bem analisadas, essas mudanças podem se tornar ameaças e oportunidades causando um efeito gatilho de uma descontinuidade, provocando uma grande perda para seu negócio.

É uma tendência crescente e que precisa ser bem vista principalmente pelos governos de ordem federal, estadual, e municipal. Não adianta o Brasil fechar os olhos e deixar acontecer. Precisa fazer o dever de casa, melhorar a infra-estrutura informal (investimentos em capacitação pública e TI) incentivar a inclusão digital, aumentar o acesso a informática nas regiões de áreas rurais e nas cidades do interior de pequena população, bem como nos bairros da periferia dos grandes centros.

4. O CURSO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO

A Educação à Distância (EAD) não é tão recente como se imagina. Suas primeiras experiências aconteceram início século XIX. Sendo hoje aliado a TI e a internet um poderoso instrumento de ensino, que gradativamente vem ganhando forças.

Precisamente na década de 1930, trinta e nove universidades americanas ofereciam cursos a distância(Litwin, 2005:118).

A Universidade de Winsconsin (EUA) foi fundada especialmente para EAD e no fim dos anos 60, a Open University, de Londres, estabeleceu modelos que foram copiados, gerando a Universidade Nacional de Educação à Distância, da Espanha; a Universidade Nacional Aberta, da Venezuela; e a Universidade Estatal à Distância, da Costa Rica (Corrêa, 2005: 19).

No Brasil Quem não se lembra do Telecurso Segundo Grau e o Telecurso 2000, modalidades de EAD orientadas pela televisa, ou pelo projeto Mobral, que tinha como objetivo a alfabetização de adultos de aulas em forma de novelas que ganhou destaque internacional pela sua didática de ensino. Fica claro que a educação a distância não é nova, porem caminha de passos lentos.

Para Otto Peters (2001; 2004), a Educação a Distância, sobretudo nas décadas de 60 e 70, possuía características industriais, com divisão de trabalho, economia de escala e processos de produção tipicamente industriais.

Em 1991 um salto para o futuro o programa “jornal da educação” edição do professor, concebido e produzido pela fundação Roquette Pinto, teve inicio em 1.991 e em 1.995 com o nome de “ o salto para o futuro”, foi incorporado a TV a escola(canal educativo da secretaria de educação a distância do Ministério da Educação), tornando-se um marco no EAD nacional. É um programa para formação continuada e aperfeiçoamento de professores (principalmente do Ensino Fundamental) e alunos dos cursos de magistério, utilizando diversas mídias, como material impresso, TV, fax, telefone e Internet, além de encontros presenciais nas telessalas, que contam com a mediação de um orientador de aprendizagem. Os programas são ao vivo e permitem interação dos professores presentes nas telessalas.

A partir da década de 90, as Instituições de Ensino Superior começaram a desenvolver cursos baseados nas novas TICs, passando a ser credenciadas para oferecer cursos superiores de graduação na modalidade a distância, dentre as quais se destacaram: Escola do Futuro-USP (1988), Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Ensino a Distância (1995), Universidade Federal do Pará (1999), Universidade Federal do Paraná (1999), Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2000) e Universidade Federal do Mato Grosso (2001).

O Censo ead.br, realizado em 2009, pela ABED (2010), aponta várias características interessantes da EaD no Brasil que vale apena apresentar:

• Pelo menos 2.600.000 de brasileiros se valem da EaD.

• Enquanto na educação presencial, cerca de 80% dos estudantes estão na educação pública, no caso da EaD ao redor de 75% estão na educação privada.

• Nas regiões Sudeste e Sul, há uma predominância de alunos em instituições privadas, enquanto na região Norte e Nordeste, em instituições públicas.

• O Ensino Superior (graduação e pós-graduação) cresce mais que o básico (incluindo EJA e técnicos).

• Os cursos voltados à formação de professores são o maior grupo (31,5%).

• Mobilidade: 42% dos alunos estão fora do estado sede das instituições.

• A idade média do aluno da EaD (mais de 30 anos) é mais avançada do que na educação presencial.

• A evasão é maior no setor público.

• As instituições com oferta de professor presencial apresentam evasão mais baixa.

• Crescimento da EaD corporativa.

O que se tem percebido, é que a cada ano o EaD, tem maior quantidade de alunos e estudante matriculados, isso tem haver com o avanço da tecnologia e a busca pelo conhecimento para uma melhor qualificação no mercado.

5. O CONHECIMENTO E A QUALIDADE DE VIDA NO ENSINO A DISTÂNCIA

O conhecimento tem se propagado com mais intensidade e por ser o Ensino a Distância a difusão do conhecimento que aliada a tecnologia possibilita a democratização da informação; os alunos e professores interagem de maneira eficaz na formação e na preparação para o mercado de trabalho. Em qualquer lugar do Brasil e do mundo rompe barreiras e obstáculos, melhora a qualidade de vida de pessoas que faz da educação seu trampolim da promoção profissional. Se percebe que o Ensino a Distância tem se encorpado cada mais e passa ser um recurso fundamental para atender um contingente maior de alunos em diversas modalidades do ensino.

Para Moran (2002) a EAD é como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

Quando se fala em EaD aliado a tecnologia da Informação , procura-se associar as empresas se utilizando dessas modalidade de ensino para melhoria do conhecimento de seus colaboradores para seu negócio.

As empresas geralmente têm investido e disponibilizado meios para que seus colaboradores se atualizem e com isso consigam crescer na empresa melhorando sua qualidade de vida, com mais oportunidade de crescimento e melhores salários alicerçado por um plano de carreira mais sólido e sustentável.

O EaD proporciona acesso a programas de capacitação e formação continuada que permite a todos os colaboradores das esferas da ordem operacional, tática e estratégica de participarem do programa. Na realidade o EaD acelerou mais evolução do crescimento educacional nas empresas.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo principal deste artigo foi o de entender e analisar o que o ensino a distância aliado a tecnologia da informação tem proporcionado para a expansão do conhecimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas? A pesquisa bibliográfica demonstrou como o efeito dos avanços tecnológicos no ensino a distância e o quanto tem favorecido para disseminação do conhecimento e melhoria de vida das pessoas. O objetivo especifico foi atendido onde apontou o que os autores bibliográficos têm revelados sobre a atualidade e as tendências do ensino a distância, bem como demonstrou que através a evolução tecnológica da educação a distância tem melhorado no conhecimento e na qualidade de vida das pessoas que não tinham oportunidades de estudar por estarem longe dos grandes centros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Adriana Barroso. Tutoria em EAD. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011.

ALMEIDA, B. Maria Elizabeth: Educação a distância na internet, 2003. Disponível em http://redalyc.uaemex.mx/pdf/298/29829210.pdf. Acessado em 20 out 2011.

BELLONI, Maria Luisa. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência – O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.

LUCENA, Carlos & FUKS, Hugo. A educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000.

MORGADO, Lina. Novos papéis para o professor-tutor na pedagogia on-line. In VIDIGAL, Ricardo (org.). Educação, aprendizagem e tecnologias. Lisboa: Edições Silabo, 2005, páginas 95-120.

NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.

VIEIRA, Alexandre et alii. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

Paginas na Internet

Eduardo Chaves em: Ensino a Distância: Conceitos básicos em:

http://www.edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm#Ensino%20a%20Distância

Site com acesso em 01 Maio 15h30min

Educação á Distância: Histórico e Perspectiva: http://www.filologia.org.br/viiifelin/19.htm

Site com acesso em 29 agosto 17h00min

Escola de Comunicação Artes da USP: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm

Site com acesso em 07 Maio 18h40min

Ivonio de Barros em: Noções de Ensino a Distância: www.intelecto.net/ead/ivonio

Site com acesso em 06 Maio 19h10min

Secretaria da Educação á Distância:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17011

Site com acesso em 28 agosto 17h50min

...

Baixar como  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »