TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Seminário: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  4.572 Palavras (19 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

Gilderlaine Bezerra Colares

MÓDULO:

DIDÁTICA – 100h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Apresente 15 conceitos relacionados à educação.

R: - Ato de criar

- Formação do espírito

- Processo de desenvolvimento global de personalidade

- Formação de qualidades humanas, físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas, etc.

- Metodologia para melhor promoção das relações humanas

- A educação faz as pessoas praticarem a liberdade

- é um agente importante nos processos de libertação do indivíduo e da sociedade

- Incentiva a participação como um meio para a busca da cidadania

- É um exercício de cobranças das ações políticas geradas em nome do povo e

Que possa incentivar aspectos éticos e utópicos.

- A escola não é o único lugar onde a educação acontece.

2. Pesquise a definição sobre ensino.

R: O ensino é a ação e o efeito de ensinar. Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém. O ensino implica a interação de três elementos: o professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento. A tradição enciclopedista supõe que o professor é a fonte do conhecimento e o aluno, um mero receptor ilimitado do mesmo. Sob esta perspectiva, o processo de ensino é a transmissão de conhecimentos do docente para o estudante, através de diversos meios e técnicas. Porém, para as correntes atuais como a cognitiva, o docente é um fornecedor do conhecimento, atua como nexo entre este e o estudante por intermédio de um processo de interação. Portanto, o aluno compromete-se com a sua aprendizagem e toma a iniciativa na busca do saber. A exposição do docente, o apoio em textos e as técnicas de participação e debate entre os estudantes são algumas das formas em que se materializa o processo de ensino. Com o avanço científico, o ensino tem integrado as novas tecnologias e recorrido a outros canais para transmitir o conhecimento, como o vídeo e a Internet. A tecnologia também tem vindo a potenciar a aprendizagem à distância e a interação mais além do fato de partilhar um mesmo espaço físico.

3. Pesquise a definição sobre aprendizagem.

R: Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem. Outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura do comportamento. O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.

4. Após as leituras e reflexões sobre ensino e aprendizagem, responda: os conhecimentos adquiridos fora do âmbito da sala aula são importantes? Por quê?

R: Nós não aprendemos somente dentro de uma sala de aula, mas também passando por experiências de vida, no mundo, com as crianças, idosos, e todas as pessoas que nos o cerca, o mundo a nossa volta é cheio de informação e temos que estar abertos a novos conhecimentos, é esta vivencia que nos ajuda, a formar nossa personalidade, e a serem pessoas de bem.

5. Como o professor pode aproveitar os conhecimentos dos alunos em suas aulas?

R: o professor pode aproveitar os conhecimentos que os alunos trazerem, para dar uma continuidade aos conteúdos que deve ensinar, assim podendo aprofundar mais nas matérias seguintes e ate passar um conteúdo a mais que seja enriquecedor. O conhecimento que os alunos trazem na área de informática e das ultimas gerações de tecnologias, também são de extrema importância para fazerem pesquisas na internet, usar o multimídia para apresentação de trabalhos, e em alguns casos podem ate ajudar os professores com a área de informática que ainda não se atualizaram, esses alunos podem ter uma facilidade maior com os conteúdos, com uso da informática, que geralmente já chegam à escola dominando o uso de computadores.

6. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (Anexo 01) e explique a frase abaixo a relacionando às leituras desta unidade. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram ‘redondinhas’ e saem quase todas ‘quadradinhas’”.

R: A frase quer dizer que as cabecinhas das crianças entram “redondinhas”, na intuição de que elas chegam a escola dispostas a aprender a ter conhecimento e estão abertos a todas as informações e a questionamentos de tudo, tentando compreender os porquês do mundo. Já quando fala das cabecinhas “quadradinhas”, é porque as crianças vão se acostumando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com