TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Artigo: EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

Na antiguidade era normal a rejeição do individuo com algum tipo de deficiência. A partir das sociedades antigas até a Idade Média ficou caracterizada pela discriminação, extermínio e preconceitos de pessoas com necessidades especiais. Se conseguisse sobreviver eram discriminados, abandonados e excluídos em abrigos de caridades.

A educação especial no Brasil iniciou seu desenvolvimento histórico a partir do século XlX, quando foram trazidos por alguns brasileiros experiências europeias e norte-americanas que se dispunham a organizar e a implementar ações para atender pessoas com deficiências físicas, mentais e sensórias.

No Brasil a história de pessoas com deficiência se divide em três grandes períodos: de 1854 a 1956- definido por iniciativas de caráter privado; de 1957 a 1993- marcado por ações oficiais de âmbito nacional; de 1993 até nos dias de hoje – caracterizado em favor da inclusão escolar.

Em 1860 foi criada, junto à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, uma ala para atendimento privado na área de deficiência física. Foi fundada em 1932 a Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte, destinada a educação de crianças “excepcionais” aquelas crianças que apresentavam dificuldade em acompanhar o programa escolar regular. Fundado na cidade do Rio de Janeiro, no final de 1954 o Instituto dos Meninos Cegos, caracterizou-se em atendimento clínico especializado, incluindo a educação escolar às pessoas com deficiências mental, físicas e sensoriais. Em 1957 a educação especial foi assumida pelo poder público com criação de campanhas que se destinavam especificamente para atender cada uma das deficiências, como a campanha para a Educação de Surdos- CESB, a instalação do INES- Instituto Nacional de Educação de Surdo, e assim outras campanhas similares foram criadas para atender às outras deficiências. Destacando o ano de 1961 um marco importante na história da Educação Especial do Paraná quando pela primeira vez na legislação educacional, a Educação Especial foi contemplada com alguns artigos da lei 4.024/61, que estabelecia as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Associações de Pais e amigos dos Excepcionais (APAEs), cujo movimento foi iniciado a partir da década de 60, com a criação da primeira entidade de Curitiba.

A parti da década de 80 e início de 90 as próprias pessoas com deficiência, tem se organizado, participando de Comissões, Coordenações, Fóruns e movimentos, com o objetivo de alguma forma os direitos que conquistaram de serem reconhecidos e respeitados em suas necessidades de convívio com as demais pessoas.

QUESTÃO 2

Lei 10.048/00- prioridade aos portadores de deficiência.

Lei 10.098/00- normas gerais e critério básico para acessibilidade ou mobilidade reduzida dos portadores de deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com