TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para O Desenvolvimento Sustentável No Brasil

Ensaios: Educação Para O Desenvolvimento Sustentável No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 14

Relógio Biológico

Trabalho de Conclusão de Curso do 12º Ano de 2013

Bruno Miranda Da Silva

Tutor: Albino Seide Takahashi Filho

Orientadora: Isabel Schievenin

Relógio Biológico

Índice

Introdução ............................................................................. 4

As primeiras teses sobre o ciclo circadiano ...................... 5

Ciclos do Relógio biológico ................................................. 7

O ciclo circadiano ................................................................. 8

Adaptação do ser vivo para ter o ciclo circadiano ............ 9

Ordem temporal de cada órgão ........................................... 10

Relógio biológico e o sono .................................................. 11

Um relógio biológico desregulado ...................................... 14

A luz solar .............................................................................. 15

Tratamentos de doenças com o Relógio biológico ........... 16

Conclusão .............................................................................. 18

Agradecimentos .................................................................... 19

Bibliografia ............................................................................ 20

Introdução.

Nada mais do que uma incorporação dos ciclos externos, o relógio biológico que rege o sono, a fome as necessidades e vontades do corpo, está presente desde uma simples célula a um complexo conjunto de órgãos.

Pode ser tão maléfico a saúde quanto benéfico, se não respeitado seu ritmo temporal e natural. Esta perfeita harmonia é quebrada a todo instante pela sociedade moderna, com homens que necessitam trabalhar a noite e luzes que nunca se apagam.

Utilizado como principal instrumento no tratamento de doenças é estudado pelos maiores campos de medicina do mundo, na tentativa de descobrir a cura de doenças como o câncer e o Alzheimer.

As primeiras teses sobre o Ciclo Circadiano.

A primeira teoria relatada do relógio biológico foi descrita através do francês Jean-Jacques D’Ortous de Mairan, que nasceu em 26 de novembro de 1678 em Béziers. Sendo filho de um nobre, Mairan frequentou a faculdade de Toulouse, com interesse principal em língua grega antiga. Ele foi para Paris em 1698 para estudar física e matemática, sob a liderança de Malebranche (1638-1715).

De 1704 a 1718 viveu em Beziers o mesmo ano em que tornou-se membro da Academia Real das Ciências como associado do Departamento de Geometria.

1729 foi o ano em que Jacques observou sua planta sensitiva se abrir e fechar em diferentes horários do dia que ficava ao lado de seu telescópio, o que fez com que publicasse sobre a existência de um ciclo presente em seres vivos, que era influenciado pela existência e ausência de luz. Porém essa teoria não foi muito aceita na época, já que médicos e cientistas acreditavam que as necessidades do corpo estão ligadas somente a nossa necessidade fisiológica e biológica, o que fez com que sua teoria fosse encarada na época como apenas uma curiosidade não explicada.

Mairan morreu de pneumonia em Paris em 20 de fevereiro de 1771, homenageado com a nomeação de uma cratera da Lua: Mairan (41.6N, 43.4W, 40,0 km de diâmetro, chamada 1935).

Em 1759, Du Monceau retomou a teoria do J.J. de Mairan e comprovou que os movimentos da sensitiva não estavam ligados a outro fator externo a não ser o ciclo de dia e noite.

Já em 1832 foi a vez de A. de Candolle que comprovou que as plantas sensitivas possuem uma organização, de abrir e fechar todos os dias no mesmo horário, o que o levou à tese de que haveria um ciclo de início, fim e renovação do ciclo.

Em 1814, Virey conquista o grau de Doutor em medicina com sua tese que comprova que existem variações de temperatura quando se está saudável e quando se está doente.

Em 1880 Darwin afirma que os movimentos das plantas são próprios da espécie sem influências externas. Não convencido, nessa época o fisiologista de plantas Pfeffer, observou que nas comprovações anteriores havia vazamento de luz no isolamento das plantas durante as pesquisas, então levou seus experimentos para um laboratório, o que fez com que se convencesse de que há um ciclo temporal interno, que utiliza como ajustador de suas horas, o tempo externo de dia e noite

Porém todas essas comprovações, apesar de pioneiras eram muito rasas perante a tamanha descrição de um relógio biológico atual, o que fez com que não fosse compreendido nem aplicado sob a medicina da época, mas nas últimas décadas, ocorreram inúmeras descobertas sobre o relógio biológico que revolucionaram os campos da medicina, trazendo novos tratamentos para doenças e criando novas áreas de estudo.

Ciclos do relógio biológico.

Um ser vivo pode ser influenciado por inúmeros ciclos de tempo que são marcados pelo movimento do cosmo ou da terra, como por exemplo, a rotação da terra que determina o período de dia e noite ou sua translação mudando e classificando as estações climáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com