TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Trabalho Escolar: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  1.604 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERPCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIACURSO DE PEDAGOGIA

Nome: Bruna Brum RA:2030880796

Nome: Camila Russo C. Antunes RA: 2040974695

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Professora EAD – Profa. Maria Clotilde Bastos

Professor-tutor a distância – Profa. Rita de Cassia M. Gomes

Taubaté – SP

2013

O que é Educação não- formal?

Para entender o que é educação não formal precisamos entender de forma clara o que é educação formal e informal para partimos para uma melhor compreensão de educação não- formal.

A educação formal é educação que se dá em instituição de ensino; escola; universidades; politécnicos e escolas profissionalizante que atribuem grau, sendo sistematizado o ensino historicamente construído e que possibilita novos conhecimentos.

A educação informal é aquela que se dá no dia a dia; relação da formalidade com a informalidade que trás um aprendizado, a educação informal não é organizada e pode variar suas teorias.

Entendendo esses conceitos podemos então compreender a educação não- formal ela é uma educação diferenciada que visa o meio social, ou seja, que "surge”, "nasce" em movimentos sociais, sempre nas classes menos favorecidas que buscam uma melhora social. Sendo assim nesta busca pelos direitos se dá a educação não- formal, que é organizada que busca o amparo da lei sem apoio do estado.

A educação não- formal ela tem com temática ou objetivo visar o indivíduo em seu meio social, analisa o meio que se vive e as necessidades reais que se tem a educação não- formal não pode ser vista como uma afronta ou como uma melhor educação, mas deve ser vista como uma nova forma de educar e ser repensada no sentido de contextualizar o individuo e o conteúdo aprendido.

A educação não- formal ela tem sua organização, mas seus mediadores de conhecimento não necessariamente são professores, pode ser qualquer um desde que seja eleito ou escolhido pelo grupo inserido, não é vinculado ao estado mas busca respaldo na lei para exercer ,exemplos são as assembléias , que são um processo de reflexão entre determinados grupos que buscam um bem para aquela sociedade ou para aquele grupo social, o ensinar a forma de se portar ,falar,essa orientação mediação de idéias que é defendido no grupo é uma forma de explicarmos esse processo pois o grupo, busca uma melhora em seu meio social vão a uma assembléia que tem respaldo na lei que vão buscar revogar seus direitos esse processo de interação para defender o grupo seus ideais , se forma o processo educacional que é passado entre eles não necessariamente por um professor mas um líder do grupo.

A educação não formal é uma nova forma de se realizar o processo de educar, nova perspectiva que existe e deve ser considerado fruto da educação social que é hoje a pedagogia social, pode ser vista como uma ação teorico-pratica sócio educativo, realizado por educadores ou por agentes sociais. Entendendo essa perspectiva diferenciada temos que refletir sobre a educação atual que temos em nossas escolas, mas não podemos esquecer ou não utilizar a educação formal.

A pedagogia social tenta através dos meios educacionais solucionar ou amenizar os problemas sócios (culturais, políticos, sociais e econômicos), ou seja, os conflitos das classes, sociopolíticas, pois só existe essa nova visão da educação não-formal pela busca de uma igualdade de direitos que pelas diferenças de classes, onde o grupo em buscar uma solução traz conflitos e reflexão nesse processo de aprendizado para requerer seus direitos ocorre o processo educacional, ou seja, o conhecimento é mediado entre o grupo para solucionar as questões sugeridas.

A educação formal não visa o aluno que não tenha uma instabilidade familiar entre outros conflitos e possibilidades de diferentes problemas.

Desta forma muitas vezes se sente excluído do sistema de ensino, pois a sua realidade não esta inserida no convívio ou no conteúdo aprendido, na instituição de ensino, onde deve ser visto o aluno não como uma "tabua rasa", mas como o dono do conhecimento que é apenas aflorado pelo professor e desta maneira não pode dissociar o individuo ou aluno de seu contexto social.

O que é associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

O associativismo é um conjunto de indivíduos ou pessoas que buscam um mesmo ideal, ou seja, um interesse comum entre eles uma ação social; o associativismo é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas com ou sem personalidade jurídica, o associativismo pode ser visto como para a realização de um objetivo uma oportunidade de fortalecimento humano através da troca de experiências, pela vivência organizada entre as pessoas, que proporciona a transformação da sociedade e melhoria da própria existência humana resultando em oportunidades de crescimento humano e desenvolvimento local.

A palavra associativismo vem do entendimento de associação fins e objetivos comuns as diversas atividades econômicas culturais e sociais gerando assim um cooperativismo participativo.

O associativismo é o meio de organizar grupos de interesse econômico auto- sustentável é a base que liga a consciência individual, o direito individual, a necessidade de agregação e conjunção de esforços base de organização da sociedade.

O associativismo uma união de um grupo, pessoas de que buscam uma melhora de vida com base sendo a sociedade uma ação social.

Projeto social são trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidade.

Projeto social são um exercício de cidadania pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefícios do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do individuo diante do papel que ele desempenha na sociedade além de despertar o sentido da solidariedade.

O projeto social nasce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com