TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação profissional em ambiente nao escolares

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE SANTO ANASTÁCIO

PEDAGOGIA

PROFESSORA: Lidiane Gonzales Pineda

ACADEMICAS:

Cícera Gonçalves Barbosa                 RA 395324

Ednéia Telles de Oliveira                    RA 39534

Geise Batista dos Santos                   RA 395356

                  Lucimar Batista Leme                         RA 39537

Quitéria Maria da Silva Santos           RA 395393

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

SANTO ANASTÁCIO – SP

2015

INTRODUÇÃO

        Nossa ATPS de Educação Profissional em Ambientes Não Escolares, nos traz conceitos sobre a educação não formal que deve ser entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, assim, estabelecidos no dia-a-dia.
Iniciamos em conceituar o que essa educação difere da Educação formal, àquela que aprendemos institucionalmente na escola, e da Educação informal, em que o aluno aprende com as outras instâncias: família, bairro, amigos, nas chamadas relações informais.         

Trazemos abordagens sobre a função do pedagogo em outros ambientes que não são o comumente encontrado. Desde os âmbitos do setor empresarial ao âmbito de atividades de associação, ONG’s, instituições do Terceiro Setor, assim sendo, ver a relevância na formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências. O presente trabalho tem como objetivo refletir e analisar sobre questões relacionadas à Educação formal e educação não-formal, apresentando um panorama de sua caracterização, diferenciação, os espaços em que a educação não-forma se realiza e as instituições que estão presentes no Brasil e no mundo. 

        O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas em sites referentes a ONGs que desenvolvem trabalhos socioeducativos em caráter de educação não-formal. Como também lançamos um olhar à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9.394/96, que em seu Art. 1° que reconhece a educação como um processo formativo que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, e nas manifestações culturais. Ao final, apresentamos algumas informações sobre a Educação Não Formal na Formação Profissional, algo muito importante, que permite, nós estudantes do curso de Pedagogia, percebemos as dimensões de aeras onde nós como profissionais podemos atuar.

DESENVOLVIMENTO

Educação Não Formal

A prática educativa é composta por um conjunto de ações que determinam, tanto o caráter preordenado de um ambiente de aprendizagem, como a sua dimensão de construção social, constituindo, assim, um ambiente de aprendizagem desde a sua organização inicial, fundada em certa concepção de aprendizagem, até a sua realização singular.

        A educação não-formal é oferecida geralmente por instituições sociais, ONGs governamentais ou não governamentais, tendo como objetivo a formação de valores para o trabalho e cidadania.

        A educação não-formal são atividades realizadas fora do sistema regular de ensino e suas atividades e objetivos educacionais são bem elaborados. De acordo com Libâneo (2005), a educação não-formal são atividades com baixo grau de intencionalidade, e com relações pedagógicas, que não são formalizadas. 

        As atividades de educação não-formal não precisam obedecer a um sistema seqüencial e hierárquico, no qual estas atividades podem ter uma duração variável. 

        Podemos concluir que a educação formal dever ser estruturada, organizada e sistemática, onde a instituição escolar ou não tem como função principal o desenvolvimento e formação de indivíduos. E a educação não-formal pode ser entendida como um processo diferente de trabalhar o conhecimento cultural e histórico em conjunto com ensino escolar. 

É possível verificar que a educação não formal é uma modalidade de educação que vem se ampliando na sociedade atual. Entretanto, ainda é de difícil entendimento, pois não há uma legislação específica que atribua sustentação para sua compreensão, o que abre precedentes para algumas considerações do que se denomina modalidade de educação não formal.

        Assim, levando em consideração os diversos espaços que necessitam de conhecimentos e práticas pedagógicas, percebe-se que a formação do profissional em Pedagogia ainda está direcionada essencialmente para o contexto formal em espaços escolares. A Educação não formal tem como intuito contribuir para a formação integral do indivíduo, voltada aos interesses e necessidades dos educandos em ambiente adaptado para a sua cultura e seu meio social.Essa ocorre pelas iniciativas de movimentos populares, associações democráticas, organizações que visam à mudança social, dentre outras e possui caráter transformador, pois possibilita que os atendidos sejam conscientizados do seu valor e da importância de serem cidadãos conscientes sobre as ações de sua realidade contextualizada.

         

Associativismo no Brasil e os projetos sociais

O movimento associativo nem sempre pode desenvolver o seu trabalho interventivo na sociedade de forma livre e democrática, como acontece atualmente.

        Quanto aos projetos sociais e associativismo no Brasil é necessário, antes de iniciar a discussão, apresentar a diferença entre programa e projeto muito presente nas organizações, principalmente nos trabalhos desenvolvidos com a educação não formal. Segundo Ander e Idáñez (1997, p.15) , programa é um “conjunto organizado, coerente e integrado de atividades, serviços ou processos expressados em um conjunto de projetos relacionados ou coordenados entre si que são de similar natureza”. Assim, um programa é constituído por vários projetos. É a parte do plano que poderia ser assumida por universidades, empresas, organizações não governamentais ou outras instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (411.7 Kb)   docx (346.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com