TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO DO CHASSER

Tese: EFEITO DO CHASSER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

EFEITO TESOURA

Os empresários precisam em geral ter mais finalidade com relação aos riscos que as empresas correm, em todas as decisões tomadas pelo gestor pode ter erros e acertos em seus resultados ,claro que os resultados esperados são traduzidos como lucro nas operações.

É preciso levar em conta a relação do lucro de investimento realizados, para evitar riscos independentemente do porte ou segmento da empresa,é também importante notar que muitos empresários particularmente interessados ao risco financeiro esta disposto e preparado para imprimir ao seu negocio.

O efeito tesoura teve seu conceito desenvolvido por MICHAEL FLEURIT,

Fleurit acrescentou conceito capital de giro liquido (CGL) ao conceito de capital de giro(NCG) e saldo tesouraria(T) e reclassificou as contas do passivo e ativo no sentindo financeiro clássico capital de giro liquido (CGL ) defini se como CGL= ativo circulante - passivo circulante já a necessidade de capital de giro (NCG)é definida pela expressão NCG= ativo cíclico - passivo cíclico.

O Efeito tesoura ocorre quando a empresa financia a maior parte do NCG através de credito a curto prazo.

SALDO EM TESOURARIA

Uma grande função dos gerentes financeiros é estar sempre acompanhando a evolução do saldo tesouraria, a fim de evitar que permaneça constante negativo e crescente Geralmente as empresas operam com saldo em tesouraria negativo

Este saldo pode ser demonstrado na seguinte formula:

ST=ACF-PCF

ST- Saldo em tesouraria

ACF- Ativo circulante financeiro

PCF- Passivo circulante financeiro

temos que sempre estar observando o saldo pois se o mesmo for sempre negativo significa que os recursos financeiros de curto prazo estão financiando as atividades operacionais da empresa.

Portanto cabe aos gestores do empreendimento encontrar as causas para que o saldo em tesouraria e sugerir soluções capazes de garantir os objetivos pretendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com