TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIXO II - GRANDEZAS E MEDIDAS

Monografias: EIXO II - GRANDEZAS E MEDIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  6.031 Palavras (25 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 25

D20 – Parte II – Grandezas e Medidas

Atividades Complementares

Atividade Complementar 13 – Refletindo sobre as aprendizagens de medidas de superfície

Dessa vez, para registrar a aprendizagem feita sobre medida de superfície, vocês deverão usar um Mapa Conceitual.

Como sabem, Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, e servem para: organizar ideias, auxiliar a organizar as ideias centrais dos temas estudados, planejar alguma ação, visualizar a relação entre noções e conceitos de um mesmo tema.

Os mapas são pessoais e devem revelar de alguma forma gráfica os temas centrais, os secundários diretamente relacionados aos temas centrais e finalmente os temas periféricos. Aqui, apresentamos um esquema como modelo para ajudar você a pensar sobre o que aprendeu. Esse desenho é apenas um início e tem a finalidade de ser o incentivo para sua própria representação. Vocês devem completar, ampliar, modificar e depois de pronto, se acharem pertinente, postar no Portfólio Individual, com o título D20_AC_13.

Lembramos que não existem mapas certos ou errados, eles são construções pessoais que permitem a conscientização de quem o faz sobre suas conquistas e dificuldades, por isso é importante que vocês escrevam breves frases, posicionando-se sobre cada um dos temas estudados.

Para fazer o mapa e postar no ambiente, vocês podem usar o recurso do PowerPoint, chamado SmartArt, optando pelos gráficos de hierarquia ou usando um recurso especialmente planejado para mapas conceituais disponíveis na Web, tal como o CmapTools, que vocês podem baixar no endereço http://cmap.ihmc.us/download/, se ainda não o fizeram.

No sítio http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm, há orientações em um tutorial para usar o CmapTools.

Atividade Complementar 14 – Você sabe medir volume?

Para começar a pensar na grandeza volume e em como medi-la, vamos fazer algumas experimentações.

Observem embalagens de xampu, garrafas de água, embalagens de suco, a sua geladeira e a conta de água da sua casa. Observem as medidas que nelas aparecem. Façam uma lista aqui:

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Agora, peguem uma embalagem vazia de suco ou de leite e uma garrafa pet grande cheia de água. Separem também um copo de uso diário, uma xícara de chá e uma xícara de café. Primeiro estimem:

a) Quantos copos cheios de água cabem na embalagem de suco? ___________

b) Quantas xícaras de chá cheias de água são necessárias para encher a embalagem? ______

c) Quantas xícaras de café cheias de água são necessárias para encher a garrafa pet? _______

Confirmem suas estimativas e analisem se elas foram boas ou não.

Em seguida, coloquem a água dentro da embalagem de suco e esvaziem a garrafa. Vocês precisam de quantas embalagens de suco para encher a garrafa?

Se acharem pertinente, publiquem as respostas no Portfólio Individual com o título D20_AC_14.

Atividade Complementar 15 – Fique de olho no volume e na capacidade.

Leite, sucos, detergente, xampu, óleo de cozinha e de carro, sorvete entre muitos outros produtos, são vendidos em embalagens com capacidade ou volume.

Volume e capacidade são termos para medida de “tamanho” de objetos tridimensionais. O termo capacidade é, geralmente, usado para se referir à quantidade que um recipiente é capaz de conter. A unidade convencional para medir capacidade é o litro. O termo volume pode ser usado para se referir à capacidade de um recipiente, mas também é usado para o tamanho de objetos sólidos, como de um bloco de cimento. A unidade padrão de volume é o metro cúbico.

1 litro = 1000 mililitros

1L = 1000 mL

Vamos exercitar:

1. Quantos mililitros há em meio litro?

2. Quantos mililitros há em de litro?

3. Quantos copos de água você costuma beber por dia?

4. Se cada copo de água que você bebe tiver a capacidade de 200 mL, quantos litros de água você bebe aproximadamente por dia?

5. Observem o gráfico a seguir:

Quais das seguintes afirmações não são verdadeiras, segundo o gráfico?

a) Se lavarmos as mãos dez vezes ao dia, teremos gasto 210L de água em três dias.

b) A atividade na qual se gasta a maior quantidade de água é lavar pratos na pia.

c) Ao fazer a barba e tomar banho de 10min, um homem gasta 135L de água.

d) Em um banho de 15min, se gasta 35L a mais de água do que em um banho de 10min.

6. Como dividir igualmente 24 litros de água entre três pessoas, dispondo para essa separação apenas do reservatório onde está a água e de três vasilhames sem marcas, onde cabem exatamente 13, 11 e 5 litros de água, respectivamente?

Se acharem pertinente, publiquem as respostas no Portfólio Individual, com o título D20_AC_15.

Atividade Complementar 16 – Refletindo sobre as dimensões do cubo

Como podemos saber se um objeto é tridimensional? Podemos pensar que, ao comprarmos um móvel ou uma máquina de lavar roupas, observamos medidas que informam a profundidade, a largura e a altura de qualquer objeto disponível para compra. Essas três dimensões são essenciais para encaixarmos o que compramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com