TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PACHECO, C. A.; CORDER, S. (2010) Mapeamento Institucional E De Medidas De Política Com Impacto Sobre A Inovação Produtiva E A Diversificação Das Exportações. Chile: CEPAL, Março 2010 (Documento De Proyecto). Partes I E II, Itens 1.1 E 1.2, P. 1 A

Ensaios: PACHECO, C. A.; CORDER, S. (2010) Mapeamento Institucional E De Medidas De Política Com Impacto Sobre A Inovação Produtiva E A Diversificação Das Exportações. Chile: CEPAL, Março 2010 (Documento De Proyecto). Partes I E II, Itens 1.1 E 1.2, P. 1 A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Geociências - Licenciatura em Geografia

Disciplina: Ciência, Tecnologia e Sociedade

FICHAMENTO

PACHECO, C. A.; CORDER, S. (2010) Mapeamento institucional e de medidas de política com impacto sobre a inovação produtiva e a diversificação das exportações. Chile: CEPAL, março 2010 (Documento de Proyecto). Partes I e II, itens 1.1 e 1.2, p. 1 a 25.

O texto lido traz um panorama histórico sobre o desenvolvimento das políticas científica e tecnológica , passando pelos principais períodos e suas respectivas mudanças. Ocorre o debate sobre o avanço tardio do Brasil e a tentativa de através dos planos nacionais de desenvolvimento em corrida tecnológica e equiparação com os países desenvolvidos.

Apesar da criação de algumas organizações de C&T terem sido criadas entre o final do século XIX e começo do século XX, foi na década de 50 que desenhou-se o sistema brasileiro, consolidado a partir da influência dos modelos estadunidense e francês, onde no primeiro momento tinha-se a forte presença do Estado até a partir da década de 90, onde ocorre a desvinculação com o Estado e o avanço da iniciativa privada na economia aberta..

Entre as décadas de 50 e 70, com o desenvolvimentismo brasileiro abrindo a economia, importou-se tecnologia de muitas empresas e a partir daí há a necessidade de investir nos diversos setores que englobam a inovação. "No período entre 1970 e 1974 o Brasil criou várias instituições para desenvolver a C&T nacional, são eles: 1970: INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), 1971: INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 1972: SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 1973: INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), 1973: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), 1974: CPqD (Centro de Pesquisa da Telebrás), 1974: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)." (PACHECO, 2006).

A política de C&T nacional enfim dá espaço para a mudança nos padrões de aplicação nas empresas, onde a produção científica se concentra, a partir de agora, nas universidades, que por sua vez forma profissionais qualificados para usar seu conhecimento nessas empresas. O privado e o público nunca estiveram tão próximos, pois os interesses do Estado começam a mudar quando percebe-se que a economia seria mais planificada se houvesse integração entre as partes. O PED ( Plano Estratégico de Desenvolvimento fomentou essa parceria, criando incentivos de forma que o país teve melhoras significativas na infraestrutura

A partir da década de 90, com a mudança de postura das grandes potências, que resultou na globalização, houve a busca por novas medidas. Nesse momento ocorre a desvinculação do Estado com a economia a partir das privatizações, onde houve a abertura do mercado e em seguida a criação de agências regulatórias, o que favoreceu a competitividade a consolidação das iniciativas de P&D para acelerar o crescimento das instituições privadas e da economia nacional.

Enquanto na década de 90, havia o começo do período de globalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com