TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandezas e Medidas

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Grandezas e medidas.

Faz parte do cotidiano mensurar coisas. Nesses momentos estamos lidando com grandezas e medidas. Medir é uma necessidade humana que foi desenvolvida quando o homem começou a construir habitações e desenvolver a agricultura, pois precisava criar meios para medir.

Inicialmente, as medidas, baseavam-se nas partes do corpo como: a polegada, o pé, a jarda, o palmo, a braça e o passo. Os egípcios usavam o cúbito, distância do cotovelo até o dedo médio do Faraó e o palmo. Na Inglaterra o rei Henrique I fixou a jarda como a distância entre seu nariz e o polegar de seu braço estendido. A jarda é usada até hoje na Inglaterra e nos Estados Unidos. A polegada é uma invenção romana, consiste na largura do polegar, logo abaixo da unha. O pé é muito utilizado na aviação, mas também nos Estado Unidos e Reino Unido. O palmo e o passo ainda são utilizados em medições domestica.

Medir é mensurar coisas que podem ser medidas.  Assim temos as unidades de medidas de comprimento: (km, hm, dam, dam, m, dm, cm, mm. ), área (km2, hm2, dam2, dam2, m2, dm2, cm2, mm2), volume (km3, hm3, dam3, dam3, m3, dm3, cm3, mm3), Massa (grama), Capacidade (litro), tempo (milênio, ano, dia, horas) entre outras.  

Para que se mede? Mede para saber o espaço que uma superfície ocupa. Para comparar vários tipos de grandezas. Por exemplo: quantificar o valor de um produto no supermercado, para saber quanto você esta levando e quanto será o valor em dinheiro.

        Nem todas as coisas podem ser medidas. As grandezas são atributos dos objetos que são passíveis de serem medidos. Assim, o volume, a massa e o comprimento são grandezas, mas se falarmos da cor, importância e utilidade, por exemplo, não são grandezas porque não podem ser medidos.

Referência

Disponivel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/medidas-e-grandezas.html Acesso em 30/07/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com