TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORANDO O PLANO DE NEGÓCIOS

Dissertações: ELABORANDO O PLANO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

ELABORANDO O PLANO DE NEGÓCIOS

Bem, já estudamos os conceitos básicos do empreendedorismo, porém chegou a hora de “por a mão na massa” e montarmos um documento que expresse nossa ideia e visão de oportunidade, ou seja, o Plano de Negócios e, logo após, os passos que devemos seguir para a busca de financiamento e abertura do nosso empreendimento.

Vamos logo então iniciar esta nova jornada...

Saiba Mais

Para iniciar o assunto, leia:

“Os erros mais comuns cometidos ao montar um Plano de Negócios”, disponível em:

<http://www.papodeempreendedor.com.br/empreendedorismo/os-erros-mais-comuns-cometidos-ao-montar-um-plano-de-negocio/>

Se você realmente deseja abrir um novo negócio, precisa ter algum projeto em mente para colocá-lo em prática. É como se você quisesse fazer uma longa viagem pelo país: você precisa de um roteiro, de um mapa detalhado, de um projeto e de um cronograma para guiá-lo nessa viagem.

No caso da abertura de um negócio, esta viagem é bem mais longa e complicada, além de estar sujeita a vários problemas de percurso. O roteiro do Plano de Negócios não elimina os possíveis problemas, mas o ajuda a enfrentá-los e a direcionar melhor os esforços. Além disso, um bom Plano de Negócios é um instrumento que ajuda a atrair investidores, fornecedores e parceiros estratégicos.

Verificaremos nesta webaula que o Plano de Negócios faz parte do processo empreendedor, ao proporcionar uma ferramenta para o planejamento e desenvolvimento do negócio, ou seja, explorar em um relatório as potencialidades e riscos inerentes ao empreendimento. Através do Plano de Negócios o empreendedor poderá planejar suas ações, tomar as decisões e determinar as ações da sua empresa, identificando os riscos e ameaças, propondo medidas para minimizá-los, verificar as oportunidades, pontos fortes e pontos fracos em relação ao seu concorrente e o ambiente em que está inserido.

No Plano de Negócios deverão constar as informações necessárias para a avaliação da evolução do empreendimento, iniciando com as mais pessoais, as informações do empreendedor, para que seja traçado o seu perfil, seu interesse, objetivos e outros.

Também deverá conter: o nome do projeto ou da empresa; resumo do projeto (será a última parte) relatando os propósitos do Plano de Negócios e os objetivos da empresa; levantamento completo sobre o mercado em que a empresa será (ou está) inserida, relatando as necessidades do cliente, informações referentes ao fornecedor e identificar os concorrentes diretos.

É preciso ainda realizar a descrição da empresa, relatar seus pontos fortes e fracos – sugerindo ações para maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos; explicar o porquê do produto ou serviço ou a mudança empresarial proposta obterem sucesso – informando as suas oportunidades e localização da empresa – relatando se o local é estratégico, permite alterações (se permitir, quais serão realizadas).

Apoiado no diagnóstico organizacional descrito na unidade de estudo anterior, após os dados relatados acima, outros itens do Plano de Negócios serão: a elaboração de um plano para as atividades de marketing e vendas, relato contendo as informações de cada um dos setores da organização, as atuais necessidades de fundos e projeções financeiras e alguns dados operacionais a serem incluídos como anexo.

Link

Para fixar conhecimento, leia:

“Plano de Negócios e Planejamento Estratégico”

http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2710.pdf

Importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com