TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cafés Monte Bianco - Elaborando Um Plano Financeiro

Dissertações: Cafés Monte Bianco - Elaborando Um Plano Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  6.294 Visualizações

Página 1 de 3

O caso é baseado em uma situação vivida pela empresa Cafés Monte Bianco, a diretoria estava prestes a tomar uma decisão que poderia afetar o futuro da empresa.

Giacomo Salvetti, presidente da empresa Cafés Monte Bianco, convocou uma reunião para delinear o futuro da empresa. A Cafés Monte Bianco produzia café Premium e de marcas próprias, a produção de marcas próprias salvou a empresa durante 3 anos de crise, porém o senhor Giacomo tinha dúvidas quanto a investimentos nesta linha de produção.

A empresa Cafés Monte Bianco, locada em Milão, fundada a mais de 80 anos, passando de geração para geração, produtora e distribuidora de cafés Premium, tem a fama de ser o melhor café do continente. A cada ano, Giacomo passava 2 meses viajando ao redor do mundo aprendendo sobre cafés. A empresa possuía uma estrutura com pesquisadores testando sabores.

Mesmo com o sucesso vivido pela empresa, o presidente Giacomo queria superar o sucesso do avô, desejava aumentar agressivamente o negócio.

Investiu ao longo de 5 anos em estrutura. Um importante fator para o sucesso foi a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália. Giacomo inicialmente se opôs à ideia, porém a desaceleração do mercado em 1998 convenceu-o que marcas próprias era uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Era um desejo do mercado varejista pode colocar a sua própria marca no café.

A questão vivida pela empresa era a seguinte, para atender a crescente demanda, a empresa teria que reduzir sua presença de cafés Premium em 2001 por conta de sua limitação de capacidade produtiva.

Com investimentos, a capacidade de produção da empresa passou de 350.000 quilos/ mês para 500.000 quilos/ mês, um aumento de 150.000 quilos/ mês. O custo desta expansão foi de 6 bilhões de Liras, com vida útil prevista de 15 anos. O Comitê executivo foi reunido para discutir como alocar a capacidade produtiva. A diretoria queria a transição completa para marcas próprias. Marcas próprias haviam salvado a empresa durante a última recessão, quando a demanda por cafés Premium praticamente se extinguiu. Por outro lado, cafés Premium eram a essência da Monte Bianco. Dedicar toda capacidade produtiva para marcas próprias seria uma traição à missão do fundador da empresa. Embora Giacomo simpatizasse com ambos os pontos de vista, estava frustrado e confuso. Ele precisava de mais fatos sobre a lucratividade da estratégia de marcas próprias. Estava relutante em mudar a direção estratégia da empresa de forma tão drástica sem o completo entendimento do seu impacto financeiro. Ele concluiu esta primeira reunião com a recomendação que o time executivo aprofundasse a analise com fatos e números para uma tomada de decisão mais segura.

O Departamento de Marketing apresentou os dados referentes ao mercado de marcas próprias. O mercado era bem exigente quanto a preços e capacidade de fornecimento, apesar de um custo de produção menor, se não entregar um serviço consistente ao longo do tempo, a perca de mercado era inevitável.

A adoção de produção de marcas próprias traria um impacto de redução em todos os setores da empresa. O custo fixo da produção ficaria 781 milhões de liras menor. Outra vantagem da produção de marcas próprias é a simplificação do plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com