TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Cafés Monte Bianco: Elaborando um plano financeiro

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  1.750 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

A empresa Cafés Monte Bianco, localizada em Milão, era produtora de Cafés Premium. A família Salvetti era proprietária da empresa há mais de 80 anos. A cada ano, Giacomo, atual presidente da empresa, passava 2 meses viajando ao mundo visitando plantações de café, aprendendo a respeito de grãos e mantendo contato com produtores de café. Em busca de superar o sucesso do avô, Giacomo desejava aumentar o negócio. Então ele expandiu a capacidade da empresa, através da construção de caras instalações, investimento que durou 5 anos, o que gerou um excelente resultado no ano 2000.

A produção de marcas próprias foi um fator crucial para o sucesso da empresa, que vendeu para duas importantes cadeias de supermercados na Itália e foi uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. A demanda por cafés de marca própria haviam aumentado, porém para atender esta demanda, a empresa teria que reduzir sua presença de cafés premium em 2001 por conta de sua limitação de capacidade produtiva.

Uma das opiniões da direção da empresa se dava em que a melhor estratégia seria uma transição completa para marcas próprias, mesmo sabendo que as marcas premium erma a essência da Cafés Monte Bianco. Os custos variam com o volume e a qualidade dos grãos e concluia-se que no segmento exclusivo de marcas próprias o custo fixo diminuiria em 781 milhões de liras, além do plano de produção ser mais simplificado.

Os segmentos premium eram o ponto forte, porém muito volátil, o segmento de marcas próprias era mais estável, porém os preços neste segmento são mais baixos que no segmento premium.

Para a produção de marcas próprias a empresa teria considerável redução de despesas de vendas, administrativas e de P&D, mas seria necessário usar todo o limite de crédito de 25 bilhões de liras, isso porque os varejistas de marcas próprias exigem um prazo de pagamento muito maior, 90 dias ao invés de 30.

Concluímos que a Cafés Monte Bianco encontra-se em excelente saúde financeira, mediante os dados abaixo:

Com o resultado do indicador ROE verificamos um excelente retorno sobre o PL, com a projeção para 2011, seu índice deu um retorno de 84%. Em relação a projeção de lucro líquido, com a escolha de produção de cafés de marca própria o lucro em 2011 seria alavancado em relação ao lucro de 2000.

As despesas também diminuíram consideravelmente e as receitas cresceram bastante como visto no gráfico “Receitas e Despesas”.

De acordo com os índices de liquidez, como a liquidez corrente de 28,39 confirma que a empresa está apta para quitar suas dívidas a curto prazo.

A liquidez seca de 25,15 afirma que não é necessário a venda imediata de estoques para a quitação de dívidas à curto prazo.

A liquidez imediata de 2,19 nos informa que com apenas o que a Cafés Monte Bianco possui em sua Disponibilidade dariam para quitar suas dívidas.

A liquidez geral demonstra que para cada 1 real de dívida a longo prazo a empresa possui 1,38 real para honrar suas dívidas.

Desta forma, a nossa estratégia seria decidir pela produção exclusivamente de marcas próprias, objetivando um crescimento positivo da empresa.

Segue abaixo o Plano Financeiro e suas projeções.

2000 2001

Receita Bruta

Impostos sobre Vendas

CPV 59%

Depesa de Marketing

Despesas de P&D 75%

Despesas de Vendas 65%

Despesas Administrativas 50%

Despesas Financeiras

IR

PRODUÇÃO ATUAL 6.000.000

CAPACIDADE ADICIONAL 1.800.000

TOTAL ESTIMADO 7.800.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com