TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEMENTOS PARA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Projeto de pesquisa: ELEMENTOS PARA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A saúde do trabalhador dentro de uma empresa esta cada vez mais importante nesse trabalho falaremos sobre a Segurança e a saúde do trabalhador, Dentro dos direitos fundamentais do trabalhador em desfrutar de uma boa e saudável qualidade de vida, a grande preocupação com as condições do trabalho são grandes, as doenças aparentemente modernas (stress, neuroses e as lesões por esforços repetitivos). Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função: Idade, gênero, grupo social ou em um grupo especifico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por: Por causas relacionadas ao trabalho./ Como conseqüência da profissão que exercem ou exerceram./ Pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado.

ELEMENTOS RELATIVOS À SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

FUNCIONARIOS DA PIZZARIA

• 5 cozinheiros

• 3 lavadores de louças

• 3 funcionários de limpeza

• 1 gerente

• 1 telefonista

• 1 recepcionista (hostess)

• 10 garçons e garçonetes

• 1 monitor para o espaço kids

• 2 caixas

• 4 funcionários administrativos (financeiro, compras, etc.)

• 2 sócios

• 4 entregadores (moto-boys)

• 1 segurança

• 2 manobristas

* O tamanho das mesase das cadeiras (tem que ter uma média do tamanho do público que vai atender na pizzaria).

* Tamanho das portas e dos corredores (deve pensar nos equipamentos que terá que colocar).

* Terá que pensar na presença de cadeirantes, deficientes físicos e idosos (colocar rampas na entrada com corrimões, bem como acessos mais largos).

* Espaço para circulação das pessoas (clientes, garçons, faxineiros).

* A cor das paredes, do piso e do teto (alteração na iluminação).

*Lembrar o lado que o sol bate mais tempo durante o dia, entre outros detalhes.

* Os manobristas devem ter uniformes refletores.

*Todos os funcionários devem fazer exercícios ergométricos.

* Os funcionários da limpeza devem fazer o uso correto de Equipamentos de Proteção individual como luvas, bota 7 léguas, toucas, uniformes.

* Recepcionistas e telefonistas devem ter apoio para os pés e os computadores devem estar na linha dos olhos para evitar problemas na coluna.

CONCEITOS DE ACIDENTE TRABALHO

Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

A definição legal do Acidente do Trabalho é encontrada no artigo 19 da Lei n.º 8.213 de 1991: “É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal, ou perturbação funcional, que cause perda ou redução da capacidade de trabalho, temporária ou permanente, ou ainda a morte”.

Profissionais que atuam na empresa que mais correm riscos de sofrer algum tipo de acidente de trabalho:

* Cozinheiro

* Funcionário de Limpeza

* Caixa

* Motoboys (Entregadores)

* Manobrista

* Segurança

O QUE O EMPREENDEDOR DEVE FAZER PARA EVITAR ACIDENTES DE TRABALHO

Para um empreendimento ser bem sucedido, não depende apenas da qualidade do produto, mas também da qualidade de vida dos seus funcionários. Funcionários satisfeitos prestam serviços com mais eficiência.

Um bom empreendedor deve sempre se lembrar de que dentro de sua empresa se seus empregados se sentirem respaldado, irão dar mais resultados e, além disso, o empresário terá mais lucros.

Portanto para evitar lesões e acidentes de trabalho este empreendedor deve tomar as medidas de segurança antes de abrir o empreendimento. Contratando também funcionários da área para este certificá-lo que está tudo dentro dos conformes.

Itens relacionados às instalações da pizzaria:

* Segurança em eletricidade

* Proteção e Combate a incêndio

* Maquinas e equipamento

* Transporte, armazenamento e manuseio de materiais.

* Cor e sinalização

* Segurança em eletricidade.

A Norma Regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletrecidade.Moléstias profissionais são estados patológicos característicos, diretamente atribuíveis às condições ambientais ou de execução de determinadas atividades remuneradas. Os fatores de risco presentes nos setores restaurantes, pizzarias, etc..são: Físicos - frio, umidade, calor e ruídos, decorrentes da utilização de produtos de limpeza em geral; Ergonômicos - decorrentes de espaços e dimensões mal definidos, prejudicando a funcionalidade operacional, causando incompatibilidade entre os trabalhadores e seu trabalho, podendo causar desconforto, fadiga e, consequentemente, cortes, queimaduras, quedas, etc...porém a empresa fazendo o planejamento do local que os seus colaboradores estão atuando os riscos serão menores.

PROTEÇÃO E COMBATE AO INCENDIO

Os trabalhadores do sector da restauração correm riscos de stresse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com