TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Planejamento Sendo Um Elemento Fundamental Para A Estruturação De Trabalho Pedagógico E O Cuidar Na Educação Infnatil

Casos: Importancia Do Planejamento Sendo Um Elemento Fundamental Para A Estruturação De Trabalho Pedagógico E O Cuidar Na Educação Infnatil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Neste trabalho, irei falar da importancia do planejamento sendo um elemento fundamental para a estruturação de trabalho pedagógico e o cuidar na Educação Infantil e a linguagem oral que tem a capacidade de transformar o pensamento da criança em palavras, dando sentido às idéias, sentimentos, opiniões, desejos, necessidades.

Desenvolvimento:

Ao retratar o cuidar na Educação Infantil se fez necessário buscar a trajetória da concepção de infância ao longo da história. Da criança-adulto à criança sujeito social de direitos. A expansão da revolução industrial foi um fator que contribuiu para a conquista da identidade social da criança. No decorrer do processo de evolução histórico da sociedade as concepções de infância foram se transformando. A priori tinha-se um cuidar assistencialista(guarda da criança, voltado apenas para a saúde, alimentação e higiene).

Com o progresso das ciências humanas, principalmente a psicologia do desenvolvimento, a criança passa a ser o epicentro do interesse educativo dos adultos. Contudo, deve-se ressaltar que esse aspecto assistencialista ainda perdura em algumas instituições de Educação Infantil. Para tanto não poderá desvincular-se da questão do espaço, tempo, segurança e das brincadeiras, que consequentemente influenciará no desenvolvimento integral da criança. Estes aspectos são a base para a estruturação da personalidade e construção da identidade da criança.O planejamento é um elemento fundamental para a estruturação do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nas outras etapas de ensino da Educação Básica, pois o mesmo constitui-se em uma ferramenta de trabalho do professor, o qual envolve reflexão crítica sobre a prática e projectualidade da ação docente.

Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador pensar, revisando, buscando novos significados para a sua prática docente (OSTETTO, 2000, p. 177).

A estruturação e organização do planejamento têm como perspectiva a articulação de outros elementos para sua elaboração, ou seja, o registro reflexivo da prática vivenciada com crianças e a observação atenta e crítica da realidade, os quais possibilitam e auxiliam o ato de planejar com intencionalidade. Diante disso, Corsino (2009, p. 119) destaca que “o planejamento é o momento de reflexão do professor, que a partir das suas observações e registros, prevê ações, encaminhamentos e sequências de atividades, organiza o tempo e espaço [da criança na Educação Infantil]”.

O planejamento pedagógico na Educação Infantil precisa ser discutido e articulado aos sujeitos que estão inseridos nestes ambientes coletivos de educação, assim é imprescindível trazer para a sala de aula, através dos planejamentos, as manifestações que as crianças expressam no seu dia-a-dia, a partir de seus balbucios, choros, falas, gestos, desejos, hipóteses e conhecimentos prévios, estes são de suma relevância para um trabalho que respeite as culturas infantis.

A linguagem oral é a capacidade de transformar o pensamento da criança em palavras, dando sentido às idéias, sentimentos, opiniões, desejos, necessidades. É considerada uma linguagem verbal, uma vez que, assim como a linguagem escrita, se realiza por meio de palavras, diferenciando-se das linguagens não verbais, como os gestos, os desenhos etc. Por meio da fala, que é a manifestação concreta da língua, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com