TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRIZAÇÃO, PODER DAS PONTAS E CAMPO ELETRICO

Ensaios: ELETRIZAÇÃO, PODER DAS PONTAS E CAMPO ELETRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 5

O experimento tem como objetivo demonstrar visualmente a existência das linhas de força do campo elétrico, causado pela tensão de um gerador podendo assim visualizar por linhas sua direção e sentido vetorial.

Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão, cargas positivas atraem cargas negativas e repelem cargas positivas e vice-versa.

No experimento utilizamos os seguintes materiais:

Gerador Eletrostático

Torniquete e Suporte

Cuba acrílica

Óleo de rícino

Farinha de milho

Fios e conexões

O gerador eletrostático funciona através de atrito, ou seja, do contato direto entre um corpo eletrizado e um corpo não eletrizado, nesse equipamento podemos ver demonstrações de sobre eletricidade dando o efeito de arrepiar os cabelos de quem toca na cúpula, o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade que consequentemente se repelem.

Para o funcionamento do gerador ele é composto por esfera de metal, eletrodo conectado a esfera, com uma escova de ponta para assegurar a ligação entre a esfera e a correia, rolete superior, lado positivo da correia, lado negativo da correia, rolete inferior, eletrodo inferior, bastão terminado em esfera usado para descarregar a cúpula, faísca produzida pela diferença de potencial.

Figura 1: Gerador Eletrostático ou Gerador de Van Graaff.

O campo elétrico é provocado pela ação de cargas elétricas (elétrons, prótons ou íons), essas cargas colocadas num campo elétrico estão sujeitas a ações de forças elétricas ele é um ponto é uma grandeza vetorial, portanto são representados por vetores.

Figura 2: demonstração do campo elétrico.

Linhas de campo são conhecidas também como linhas de força elas são fechadas ou seja não tem começo e nem fim, permitindo estudar por onde passa o campo elétrico e sua intensidade, elas também são definidas como linhas imaginarias que mostram a atuação do campo elétrico em um determinado ponto no espaço.

Figura 3: demonstração do campo elétrico.

Processo de eletrização consiste em um numero de diferente entre prótons e elétrons, ou seja, quando não estiverem nêutrons. Existem alguns processos eletrização por atrito e eletrização por contato.

No experimento utilizamos os seguintes materiais:

Gerador Eletrostático

Torniquete e Suporte

Cuba acrílica

Óleo de rícino

Farinha de milho

Fios e conexões

Experiências e resultados

Na primeira parte dos experimentos utilizamos o gerador de correia e torniquetes eletrostático, ligamos o gerador e encaixamos os torniquetes, ao ligarmos o gerador observamos o funcionamento do torniquete elétrico.

Colocamos o torniquete na parte superir da esfera do gerador é ao ligarmos o gerador à carga serão conduzidas até o torniquete que possui quatro pontas, as cargas elétricas vão se acumulando nas pontas dos torniquetes são liberadas na atmosfera e geram ionização das moléculas de ar, produzindo uma força, fazendo com que as pontas girem em sentido horário, assim observamos o efeito que chamamos de poder das pontas.

Torniquete elétrico

Torniquete elétrico é um instrumento que possui pontas agudas, o ar atmosférico é ionizado com cargas de mesmo sinal que as do torniquete, as cargas se acumulam no lugar mais pontiagudo e são liberados para a atmosfera gerando ionização do ar, deslocando-se e formando uma força da mesma intensidade em sentidos contrários, provocando assim uma repulsão das pontas e o seu giro.

Na segunda parte, demonstramos campos eletrizados ocorrem naturalmente no nosso cotidiano. Um exemplo disso é o fato de algumas vezes levarmos pequenos choques elétricos ao encostarmos-nos a automóveis. Tais choques são devidos ao fato de estarem os automóveis eletricamente carregados. Sobre a natureza dos corpos (eletrizados ou neutros). O experimento realizado é caracterizado pela eletrostática, um ramo da física que estuda o comportamento e as propriedades de cargas elétricas em repouso, os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que se torna de alguma forma eletrizada. A eletrostática é dividida em três partes do estudo científico.

São eles:

1- Eletrização por atrito: Tem-se a eletrização por atrito quando se atrita dois corpos carregados com a mesma quantidade de cargas, porem de sinais contrários;

2- Eletrização por contato: Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com