TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e plano de negócios

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo e plano de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.495 Palavras (26 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 26

Primeiro Desafio: Empreendedorismo e Plano de Negócios:

1. Faça uma pesquisa bibliográfica sobre Analise de Mercado e Plano de Marketing.

Plano de Expansão.

Cengage Learning Editores, 2008 - 378 páginas

Para Drucker, a criatividade não depende de inspiração, mas de estudo árduo, de um ato de vontade. Assim como a pesquisa sistemática pode resultar na invenção, também pode - e precisa - haver uma busca premeditada de oportunidades para inovar. Entre os tópicos abordados, destacam-se "A Inovação Deliberada e as Sete Fontes de Oportunidade Inovadora", "A Idéia Brilhante" e "Os Princípios de Inovação".

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. José Dornelas, 2001.

Sendo Dornelas, o foco será a análise de mercado e o plano de marketing do Plano de Negócios. Estes dois temas são dos mais obscuros para a maioria dos empreendedores, que não sabem como definir o mercado-alvo e desenvolver projeções de receita convincentes.

O modo do ser humano se organizar é também saber a diferença entre o empreendedor e o administrador. Na atualidade este vem fazendo um grande esclarecimento de como prospera e também se organizar, um fator de suma importância no ramo dos negócios.

Para investir nesse segmento é preciso, antes de tudo, ter bastante coragem para desbancar empresas que já estão no mercado há anos e oferecer sempre ideias criativas. “Uma das estratégias é agregar valor ao serviço prestado e se adequar à vontade de cada cliente. É preciso se conectar às pessoas e fazer com que o cliente se sinta único e especial”.

Sobre valores, diz que com R$ 4 mil é possível iniciar o negócio, já que a quantia é aplicada, principalmente, para compra de equipamentos, vestimentas adequadas e cursos de formação.

O Jovem de 27 anos, o empreendedor Mauricio Sirostsky Neto, com empresa sede em Porto Alegre, especializada em lanches e doces para festas, expandiu sua empresa em São Paulo, focada no serviço de entrega.

O foco do Jovem Sirotsky é estar presente em todo tipo de confraternização, tanto na festinha de casa como em empresa. Segundo ele os pedidos podem ser feitos até uma hora antes da festa.

Podemos dizer que cada vez mais os jovens talentosos estão chegando cedo nos postos de comandos.

O objetivo apresentar os principais aspectos e características necessárias para ampliar o plano de expansão do Totósinho Especializada em lanches e doces para festas, com empresa sede em Porto Alegre, planeja ganhar o mercado paulista e focar no serviço de entrega.

O jovem Mauricio Sirostsky Neto, de 27 anos, começa a esboçar como projeto piloto para em um futuro próximo fazer um plano de franquias. A operação em São Paulo prevê expandir nos 41 bairros do interior que deve crescer 30% do volume de entregas de Porto Alegre.

O objetivo principal da rede é fortalecer e se tornar referência no segmento de entrega de lanches e doces. Segui com um ritmo acelerado de expansão, pois quer oferecer produtos de qualidade e que atendem à expectativa do cliente, com um preço acessível para todos os públicos.

Existe uma grande variedade de motivos que levam as pessoas a buscarem ter o seu próprio negócio: vontade de ganhar dinheiro, mais do que como empregado; desejo de levar suas próprias idéias adiante; vontade de ser seu próprio patrão; a necessidade de provar a si e aos outros de que é capaz de realizar um empreendimento; etc.

No Brasil, principalmente nos últimos anos, inúmeros motivos podem ser atrelados para esse crescimento do termo empreendedorismo. Um dos principais é a preocupação com a busca de alternativas econômicas para a geração de renda, bem como a busca por fazer com que as empresas possam ter uma existência mais duradoura, reduzindo a mortalidade das pequenas empresas.

Creio que a primeira influência positiva que isso tem na mente dos novos empreendedores é mostrar que é possível empreender com poucos recursos e muita criatividade. É claro que dificilmente alguém vê uma empresa de garagem se transformar em um grande negócio em questão de dias. Em geral são empreendimentos de toda uma vida.

A inspiração que os novos empreendedores encontram em empresas que nasceram literalmente em garagens os ajuda a vencer o primeiro obstáculo do preconceito, que o próprio empreendedor carrega, de que o dinheiro seja condição essencial para a vitória. Nem sempre é. Estamos assistindo todos os dias à morte de grandes empresas cujos problemas não estavam a princípio, na falta de dinheiro, mas na falta de criatividade e velocidade de mudança.

Quando o risco é pequeno fica mais fácil ousar, e dificilmente um novo empreendimento consegue espaço no mercado hoje se não tiver uma boa dose de ousadia. Alguns talvez se espantem com isso que vou dizer, mas a falta de recursos, tanto financeiros como de informação, pode ajudar em alguns casos. Não me entenda mal: não se trata de uma apologia à pobreza e ignorância empresarial. Todavia, basta uma leitura livre de preconceitos do que acontece na prática em alguns novos empreendimentos bem-sucedidos para percebermos que informação e dinheiro demais teriam atrapalhado.

É a velha história do empreendedor que fez porque não sabia que era impossível fazer. Um empreendedor sem recursos não poderá contratar uma consultoria cinco estrelas para saber que direção tomar. Se pudesse, ele provavelmente tomaria a decisão usual e estaria concorrendo com milhões de outros no mesmo caminho. Como não pode, apela para a criatividade, a única capaz de transformar idéias em pepitas. Alguns tocam seu instrumento por um bom tempo até descobrir que existem partituras e técnicas para fazer de modo acadêmico o que faz de ouvido.

tem como objetivo mostrar como se obtém o sucesso de uma organização, que depende da eficiência com a qual produz seus bens e serviços. Sabe-se que o custo do produto é determinado em grande parte pela eficiência do seu sistema produtivo, de tal modo que as organizações que atuam na busca do aperfeiçoamento de seus sistemas de administração da produção, que levam o planejamento e controle aperfeiçoados, na busca de resultados por meio de métodos eficazes, de modo a buscar soluções de uma administração bem planejada.

Segundo Desafio: Gestão de Projetos

O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com