TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NO BRASIL

Trabalho Universitário: EMPREENDEDORISMO DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  4.226 Palavras (17 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 17

E

MPREENDEDORISMO DOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NO BRASIL

Empreendedorismo na Contabilidade

Aline Ribeiro dos Santos

Prof. Ademar Lima Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Graduação em Ciências Contábeis (CTB0100) – Prática do Módulo II

20/10/2012

RESUMO

Neste trabalho apresentamos um estudo sobre a profissão contábil que é uma das mais antigas profissões entre os homens, ela evoluiu tanto que hoje em dia é umas das profissões mais procuradas, pois qualquer empresa precisa de seus serviços, sendo assim o profissional precisa atualizar-se constantemente, acompanhando a evolução do mercado de trabalho, junto com esse estudo, temos também o estudo da contabilidade onde muitos falam que se iniciou em 2000 a.C, com os Sumérios e desde lá foi se aperfeiçoando cada vez mais. Temos a finalidade de orientar o contabilista o cumprimento do código de ética profissional da contabilidade.

Palavras-chaves: Empreendedorismo. Empreendedor Individual. Escritório de Contabilidade

1 INTRODUÇÃO

O contabilista por sua formação pode ser designado contador, Bacharel em Ciências Contábeis com a formação em nível superior, pode atuar em varias áreas de contabilistas, a contabilidade privada ou publica – pericia contábil – auditoria interna ou independente, controladoria e consultoria. Nessas áreas o contador pode atuar como empregado ou empregador.

Ética profissional todo contador deve ter, pois eles têm um conhecimento de informação de grande relevância dentro de uma empresa. E o fato de lidar com essas informações é que marcam o profissional da contabilidade.

Ética é um valor de suma importância para qualquer pessoa, porém muitos não conseguem assimilar e agir segundos os princípios éticos. A origem da palavra ética tem a mesma base etimológica que a palavra moral, ambas originadas da palavra grega ethos e a palavra latina mores, significando hábitos e costumes. Falamos também da dificuldade dos profissionais em seguirem a ética, tanto associado à ética aos negócios quanto no setor profissional.

Resumimos a evolução da contabilidade da seguinte forma – Contabilidade do mundo antigo aonde se iniciou as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã – Contabilidade do mundo medieval que é de 1202 á 1494 enfatizou a teoria contábil do debito e do credito, correspondendo á teoria dos números positivos e negativos – Contabilidade do mundo moderno período de 1494 á 1840 onde apareceu uma obra marcante na história da contabilidade “La Contabilita applicatt a Olle Amministrazioni Private e pubbliche” – e a Contabilidade do mundo moderno onde se iniciou em 1840 ate os dias de hoje.

Código de ética pode ser entendido como relação das praticas de comportamento que se espera ser observado no exercício da profissão. As normas do código de ética visam o bem estar da sociedade de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituição. Um dos objetivos do código de ética é a formação consciência profissional sobre padrões de conduta. Há um código de ética muito profunda e que às vezes não tai divulgado como deveria ser. Esse código está regulamentado e atualizado através da resolução n. 803/96 emitida pelo conselho federal de contabilidade em 10 de outubro de 1996 onde todas as categorias desmembradas do curso de bacharel em ciências contábeis como aqueles que exercem atividades de contador, analista financeiro e econômico, fiscal de tributos, auditor, perito, dentre outras, devem conhecer detalhadamente, divulgar e seguir o que está escrito.

2 CONTABILIDADE

A contabilidade iniciou-se de uma forma empírica, ou seja, de uma forma não científica ou como forma de experiência. Muito se fala que a contabilidade tenha se manifestado por volta de 2.000 a.C, com os Sumérios, antigo povo que habitava a região sul da Mesopotâmia, em um mercado que visava à troca de mercadorias, a Contabilidade entra em cena para definir valores sobre essas mercadorias.

A Contabilidade com o passar dos anos foi se aperfeiçoando, no século XV, com Leonardo Fibonacci e posteriormente com o monge Luca Pacioli, principal divulgador do Método de Partidas Dobradas (sistema - padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras) a Contabilidade começou a possuir uma forma mais organizada, deixando para trás o empirismo sobre ela.

Somente em 1770 a Contabilidade começa a fazer parte do Brasil, com o surgimento da primeira regulamentação profissional contábil, com Dom José, Rei de Portugal quando este expede a carta de lei para todos os domínios Lusitanos.

Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4475. É reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país. Neste período, iniciou-se um aperfeiçoamento sobre a área da Contabilidade Brasileira.

Já em 1915, é fundado o Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais, em seguida surge a Associação dos Contadores de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Contabilidade, no Rio de Janeiro.

Em 1927, é criado o Conselho Perpétuo, o que viria a ser o atual Conselho Federal de Contabilidade. Este é um período bastante complicado, onde há turbulências políticas e revoluções com a chegada de Getulio Vargas a presidência, em 1930.

Em 1931, começam a vir às vitórias da classe contábil, é sancionado o decreto federal nº 21.033, estabelecendo novas condições para o registro de contadores e guarda-livros. Com esta lei, resolveu-se o problema dos profissionais da área que possuíam apenas o conhecimento empírico, pratico, determinando as condições e prazos para o registro desses profissionais. A partir desse momento, o exercício da profissão contábil passou a estar ligada, indissoluvelmente, à preparação escolar. Ou seja, quem desejasse abraçar a carreira teria primeiro, que estudar.

A Contabilidade, em 1970, alcança uma meta que se tornou importante no campo do exercício profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com