TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil

Resenha: Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil

A identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições imprescindíveis para a entrada, sobrevivência e permanência no mercado, como principal oportunidade podemos pegar a afinidade do empreendedor com o mercado no qual ele irá entrar, esse ponto é crucial para o desenvolvimento do negócio por ele escolhido.

Após escolher a atividade a ser exercida, de acordo com suas afinidades e gostos, o empreendedor deve averiguar se está ideia é viável, se possui os recursos necessários e se é capaz de organizar-se de forma a gerar os recursos necessários, sejam eles técnicos, humanos, estruturais ou financeiros. Precisa também desenvolver esforços para tornar a empresa competitiva e implantar novas iniciativas no setor em que atua sem comprometer a qualidade do atual serviço prestado.

As oportunidades encontram-se espalhadas e camufladas nas imperfeições do mercado, no custo operacional elevado, no atendimento de má qualidade, na baixa qualidade dos produtos e serviços, nos desejos e necessidades não satisfeitos, nos estados de humor e espirito dos consumidores, nas mudanças relativas á saúde, alimentação, lazer e tendências do mercado capitalista.

As dificuldades vão desde o processo para se abrir uma empresa até a complexidade de lidar com pessoas, suas diferentes personalidades e manias.

Muitos desafios motivam o empreendedor a ficar na informalidade como a dificuldade em conseguir crédito, a complexa legislação tributária, excesso de impostos e altas taxas de juros.

Além desta parte burocrática o empreendedor tem que estar preparado para gerir pessoas, resolver possíveis conflitos entre estas e principalmente tomar as melhores decisões possíveis para fazer do local de trabalho um local agradável, a relação do grupo reflete fortemente na prestação de serviços ao cliente, o clima entre as pessoas do grupo deve ser o melhor possível, pois do contrário a administração da empresa não será bem sucedida comprometendo sua permanência no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com