TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS

Casos: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é apresentado com o intuito de interagir entre as disciplinas do semestre, para criação de uma empresa do ramo de Confecções para a cidade de Salinas.

No primeiro momento será feita a Análise de Mercado, onde fizemos visita em 2 empresas do ramo, e foi detectado que ainda há campo para abertura de demais empresas deste ramo na cidade. Neste sentido a empresa será de se produzir roupas elegantes e bem costuradas para menininhas, ou seja, do primeiro ano de idade a aproximadamente os oito anos. Juntamente também será feito o Plano de Marketing, onde será focado o público alvo que serão destinadas nossas confecções e quais serão as estratégias para atrair tal público.

Assim será realizado através da Gestão de Projetos um Plano Sumário para reconhecer e autorizar o projeto, que deve constar as características do projeto, objetivos e metas. A nossa empresa de Confecção será chamada de LM Confecções LTDA (Lia Bacana) e nosso objetivo é trazer uma loja inovadora com foco pré-definido e com ações da marketing produtivas.

E o próximo passo será a descrição dos artigos que a empresa produzirá, sua capacidade de produção, e as formas de distribuição e venda dos produtos, com o objetivo de criar uma empresa que seja sucesso no ramo e que contribua para o desenvolvimento da cidade de Salinas.

2. PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Os fatores abaixo mostram que a analise de mercado é um dos pontos decisivos de qualquer projeto de investimento. Neste trabalho será desenvolvido um estudo da análise de mercado para o projeto de criação da Loja de Confecção LM Confecções LTDA (Lia Bacana).

A análise do mercado é o ponto de partida para a elaboração de um projeto. É a partir de seu estudo que são obtidos os elementos:

• Provável escassez de demanda futura, através da comparação da demanda e da oferta, que fornece elementos para que seja determinada a escala de produção do projeto.

• Localização do investimento (região geográfica onde o produto poderá ser comercializado)

• Preço de venda, custo, e estoques nos canais de comercialização.

Analisamos 2 empresas do ramo de confecção infantil, mas nenhuma está no ramo exato que queremos implantar. As empresas analisadas demonstraram que falta na cidade uma empresa dedicada com confecção infantil feminina para apenas de menina e na idade de 0 a 8 anos. E verificamos que este mercado é promissor, até mesmo quando estávamos nas lojas verificamos que as mamães procuram roupa para menina, com bastante detalhes diferenciados, notou-se então a necessidade de uma loja especializada neste ramo na cidade.

Através da Analise de mercado verificamos que há demanda suficiente para implantação da empresa, o que deve ser verificado é que a empresa deverá ser com preços acessíveis, por isso teremos que nos preocupar na compra em maior escala e com melhor negociação para podermos oferecer produtos de qualidade e diferenciados, mas com preços acessíveis, pois de acordo a renda do município, se investirmos numa loja muito sofisticada teremos uma quantidade baixa de clientes, ou um grande índice de inadimplência. Para esta Analise utilizamos o conceito de que a Demanda é a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar, em um dado intervalo de tempo, tendem a variar inversamente com o preço do bem, quando todas as demais condições permanecem constantes.

Na analise da oferta consideramos que ela é super importante, pois a oferta que determinada empresa esta disposta a colocar no mercado reflete os aspectos de custo da empresa, ou seja, a oferta depende dos custos dos fatores usados para a produção de determinado tipo de bem. No caso da nossa empresa notamos que devemos ofertar produtos com preços acessíveis e com qualidade, para refletir positivamente no custo e retorno da empresa. Analisamos então Disponibilidade de insumos (no caso as peças confeccionadas), desenvolvimento tecnológico, taxas de subsídios, entre outros.

Na nossa Análise de mercado verificamos que no processo decisório, em relação ao mercado, o que importa muitas vezes é saber a sensibilidade da demanda em relação às variáveis independentes. Vimos que a demanda por uma mercadoria depende de seu preço, bem como da renda do consumidor e dos preços de outras mercadorias.

Para compreendermos o Plano de Marketing é necessário compreender os principais mecanismos que envolvem a propaganda e o marketing na comercialização de produtos e serviços.

Proporcionar uma visão estratégica do marketing, abordando seus grandes temas e a integração com as demais áreas organizacionais; apresentar as mais modernas ferramentas de marketing e suas aplicações para a competitividade da empresa; é importante conhecer as inovações em marketing e as possibilidades que a tecnologia abre para a comunicação, a promoção e o relacionamento com o cliente; capacitar para a tomada de decisões relativas ao composto de marketing, para o desenvolvimento de produtos e marcas e para a elaboração de planos de marketing.

Notamos que o Plano de Marketing para nossa empresa será diferenciado, pois trataremos da criação de ações para uma empresa pioneira no ramo na cidade, consideramos também que trata-se de uma cidade pequena, mas com grande potencial de crescimento. Verificamos que será necessário a divulgação da loja e que esta seja localizada em um ponto estratégico, onde possa chamar atenção das mães e das crianças.

O Plano de Marketing, no caso da nossa empresa de Confecções LM (Lia Bacana) será focado no público alvo de nossas confecções e como faremos para conquistá-los e mantê-los fieis. Para isso seguiremos alguns pressupostos:

• Contratar vendedoras simpáticas e que gostem de crianças;

• Criar página na internet, e que seja possível fazer compras por ela, caso não prefiram ir até a loja;

• Mala-direta sistemática para as clientes;

• Catálogos;

• Reposições frequentes aos clientes.

• Disponibilidade de estoques, renovados principalmente para cada estação e entre datas comemorativas, como dia das crianças, natal, entre outras.

• Beleza dos produtos, os tornando muito atrativos, esse será trabalhado com vitrines chamativas;

• Design

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com