TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Trabalho Escolar: : EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.473 Palavras (18 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 18

1. PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Segundo ROBBINS e DECENZO (2004), geralmente quando se pretende definir empreendedores é comum o uso de adjetivos tipo: audaciosos, inovadores, aventureiros, pessoas que tomam iniciativas e assumem riscos.

Para estes autores:

“Definiremos empreendedorismo como um processo em que um indivíduo ou grupos de indivíduos arriscam tempo e dinheiro em busca de oportunidades para criar valor e crescer pela inovação, independentemente dos recursos que controlam. Os três temas nesta definição são (1) busca de oportunidades, (2) inovação e (3) crescimento.” (ROBBINS e DECENZO, 2004, p.35)

Então estamos vendo que o Sr. Maurício Sirotsky Neto está se mostrando um verdadeiro empreendedor quando, com o objetivo de abrir uma filial em São Paulo apresentou o seu plano de negócio e suas perspectivas viáveis para tal aos seus diretores.

Vejamos como ele fez isso: primeiro ele teve que fazer uma analise, ou seja, um estudo de mercado, baseando na demanda, comportamento do consumidor, questões demográficas, geográficas, culturais e também sobre concorrentes, para obter assim uma estimativa do seu público alvo.

O resultado apresentado à direção mostrava claramente os pontos determinantes para o novo empreendimento, que seriam: mercado gigantesco. Só na área de entrega, a população residente que trabalha, é praticamente do tamanho de Porto Alegre - RS, onde fica a matriz. No momento seriam 41 bairros assistidos pela Totósinho, com perspectiva de já no final do ano começar a trabalhar em um segundo ponto para aumentar a zona de entrega.

O senhor Maurício enfatizou também, para o convencimento de todos, que a operação em São Paulo seria como um projeto piloto, para um futuro próximo criar um plano de franquias.

A essência do desenvolvimento da estratégia de marketing para uma empresa é garantir que as capacidades da empresa correspondam ao ambiente do mercado competitivo em que opera, não apenas hoje mas também no futuro próximo. (HOOLEY;PIERCY;NICOULAUD, 2011, p.22).

Então sabemos que uma empresa precisa garantir que seus recursos e capacidades correspondam às necessidades e requisitos dos mercados em que opera. Sendo assim Sr. Maurício apresentou o seu plano de marketing que seria focar a atenção para o nome “Totózinho” que desperta curiosidade nas pessoas, mostrando que a principal estratégia seria atender todo tipo de confraternização: da festinha de casa a festas de empresas, e que os pedidos poderiam ser feitos até uma hora antes do evento que os doces, salgados e lanches estariam fresquinhos.

Concluindo:

O ponto central de um marketing bem-sucedido é a diferenciação do produto – garantindo que a oferta total para o mercado seja distinta das ofertas da concorrência de um modo que seja valorizado pelo público-alvo. . (HOOLEY;PIERCY;NICOULAUD, 2011, p.240).

Estes mesmo autores nos alerta que a diferenciação por distribuição advém tanto do uso de diferentes pontos de venda como de ter uma cobertura ou uma rede diferente no mercado.

2. SEGUNDO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

Pelo fato dos projetos realizarem um objetivo singular e possuírem começo e fim programados, creio ser esta a maior vantagem de se trabalhar por projetos.

Segundo Maximiniano (2011, p. 205) “Os objetivos dos projetos são chamados resultados, produtos [...].Os produtos combinam elementos físicos, conceitos ou ideias e serviços”.

Podemos citar vários exemplos de produtos, tais como: a preparação e execução de um plano de negócios, que envolve ideias (concepção do produto e da empresa), produtos físicos (construção das instalações) e eventos (inauguração, promoção).

Acredito que o Sr. Maurício tem que dominar as ferramentas da gestão de projetos muito bem, pois a sua empresa fornece produtos e serviços sob encomenda, além do que ele pode utilizar estas ferramentas em sua pesquisa de mercado, na abertura da filial, pois estas atividades que ele está realizando têm começo e fim bem definidos. Além do que sabemos que a globalização juntamente com a chegada do terceiro milênio estão trazendo mudanças na forma de trabalhar e os projetos estão ai para implantar uma nova dinâmica mundial orientando as empresas para uma contínua melhoria de seus processos.

Maximiniano (2011) nos fala sobre o ciclo de vida do projeto:

O ciclo de vida é a sequencia de fases que vão do começo ao fim de um projeto. O entendimento do ciclo de vida permite a visualização sistemática do projeto, desde seu inicio até sua conclusão, facilitando o estudo e a aplicação das técnicas de administração de projetos. (MAXIMIANO, 2011, p.206).

Entre o inicio e o fim o projeto passa por desenvolvimento, estruturação, acompanhamento e conclusão, quando se elabora o ciclo de vida do projeto é feito o pré-projeto que é composto de fase, a saber: iniciação, onde se definem os objetivos do projeto, as expectativas do cliente e o plano preliminar de projeto; o planejamento, fase onde se detalham os planos operacionais em tarefas e subtarefas, estabelecendo o cronograma e as relações entre as tarefas, monta-se também a equipe de trabalho alocando os meios e recursos para sua realização; execução fase onde ocorre de fato a realização das tarefas, aqui enfatiza-se a organização, a disciplina, a direção e o controle das atividades; controle é uma fase que ocorre juntamente com a fase de execução, pois ao mesmo tem em que se executa se controla as atividades reprogramando, se necessário, as atividades para nova execução e finalmente a conclusão ou encerramento do projeto neste momento o projeto se finda e faz-se a verificação e a comparação se o resultado obtido bate com o resultado esperado.

Como se sabe cada gestão de um projeto foca um aspecto técnico e/ou administrativo do mesmo, porém todas são interdependentes e fortemente interligadas, fazendo assim um conjunto único que, em hipótese alguma, pode se que admitir omissões, superposições e tampouco conflitos, discordâncias e inconsistência.

As nove áreas de conhecimento de projeto são compostas de processos de gerenciamento de projetos: Gerenciamento de integração do projeto – descreve os processos requeridos para certificar-se que os vários elementos do projeto estão propriamente coordenados; Gerenciamento do escopo do projeto – descreve os processos requeridos para garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido (requisitos), e somente o trabalho requerido, para completar o processo com sucesso; Gerenciamento de tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com