TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO. O impacto da situação econômica

Tese: EMPREENDEDORISMO. O impacto da situação econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Tese  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 13

Empreendedorismo I – 7 Termo Prof. Elcio Laiter

Fatores a serem considerados na escolha

A coleta de informações sobre as oportunidades de negócios identificadas – é a segunda fase do ciclo de criação de um negócio próprio tem como finalidade analisar as características desses negócios. Particularmente, tem por objetivo avaliar a atratividade e possíveis problemas desses negócios, para subsidiar a decisão do futuro empreendedor na escolha que irá desenvolver.

Para facilitar a coleta de informações e a escolha da oportunidade de negócio, devem ser analisados os seguintes fatores mais importantes:

- Sazonalidade;

- Efeitos da situação econômica;

- Controle governamental;

- Dependência de elementos de disponibilidade e custo incerto;

- Ciclo de vida do setor – expansão, estagnação ou retração;

- Lucratividade;

- Mudanças que estão ocorrendo no setor;

- Efeitos da evolução tecnológica;

- Grau de imunidade à concorrência;

- Atração pessoal e

- Barreiras à entrada

Cada oportunidade de negócio identificada terá avaliação diferente nos fatores, em função da visão, experiência e recursos de cada potencial empreendedor. Se não fosse assim, todos escolheriam o mesmo negócio para desenvolver. Um empreendedor jovem e dinâmico, por exemplo, vai dar preferência a oportunidades com grande potencial de crescimento, mesmo que tenha de enfrentar consideráveis dificuldades; já um empreendedor mais idoso vai preferir oportunidades com potencial de crescimento menos, mas em compensação, sem grandes dificuldades.

Em seguida vamos descrever cada um dos fatores, sua influência sobre os negócios e algumas medidas para reduzir efeitos adversos.

Sazonalidade

A maioria dos negócios tem algum tipo de sazonalidade nas suas vendas e lucros. Alguns negócios com sazonalidade bem definida são sorveterias, fábricas de gelo, choperias, confecções de maiôs, hotéis de praia etc. Nos casos em que a sazonalidade for mais acentuada, o empreendedor precisa fazer algum tipo de ajuste no seu negócio para reduzir seus efeitos. Alguns possíveis ajustes são:

- Desenvolver outro negócio com a sazonalidade complementar ao negócio principal;

- Utilizar pessoal temporário nos períodos de maior demanda para evitar a ociosidade nos períodos de baixa;

- Produzir num ritmo constante, acumulando estoque nos períodos de baixa para os picos de demanda;

- Abrir o negócio só na temporada de alta demanda e fechar na de baixa.

Há, evidentemente, um fator de risco embutido nos negócios com Sazonalidade muito acentuada, decorrente do maior conhecimento necessário para abrir um negócio complementar, da maior necessidade de capital de giro para produzir estoques e, até mesmo, da dificuldade de conseguir pessoal só para a temporada de alta. Por isso, a sazonalidade acentuada e considerada fator negativo na avaliação de um negócio.

Efeitos da situação econômica

A grande maioria dos negócios é afetada negativamente pela recessão econômica – alguns mais, outros menos. Os produtos de consumo de baixo custo, por exemplo, tendem a ser menos afetados pela recessão econômica do que os do custo alto, devido ao fenômeno do down trading, que consiste na procura, por parte do consumidor, em época de recessão econômica, de produtos mais baratos que satisfaçam suas necessidades. Portanto, os produtos de consumo mais caros e considerados supérfluos, cuja aquisição pode ser adiada, são os mais afetados pela recessão econômica.

Algumas medidas que o empreendedor pode tomar para reduzir o efeito negativo da recessão econômica são as mesmas utilizadas para reduzir o efeito negativo da sazonalidade, descritas anteriormente. Alem dessas o empreendedor deve:

- Planejar a retomada dos negócios para o inicio da recuperação econômica;

- Dimensionar o negócio para que ele possa operar eficientemente na recessão, e expandi-lo na retomada, através da utilização da capacidade de terceiros; e

- Manter bom relacionamento com os fornecedores na recessão para assegurar fornecimento na expansão.

Há empresas – particularmente as de bens de capital – que são as mais afetadas pela recessão e por isso dimensionam sua capacidade produtiva para evitar ociosidade na recessão. Essas empresas, em condições econômicas de uma recessão, podem reduzir esses serviços, transferindo os efeitos da recessão para seus fornecedores.

Controle governamental

O poder do governo sobre a livre iniciativa é o poder de criar distorções, favoritismo, corrupções e outros males que acabam inibindo o processo de destruição criativa e a própria iniciativa. Órgãos reguladores como a Secretaria Especial de Informática – SEI, Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA, Instituto Brasileiro do Café – IBC, entre tantos outros, são responsáveis por mais males do que benefícios ais setores sob suas influencias.

Não pretendemos, neste livro, discutir os efeitos negativos do excesso de controle governamental sobre a livre iniciativa. O que pretendemos é alertar para o fato de que setores sob controle governamental são pouco atrativos para os verdadeiros empreendedores. Que não querem somar aos riscos de iniciar um novo negocio aqueles que são incontroláveis da mudança das regras do jogo implementada por uma burocracia geralmente mal informada.

Normalmente, negócios sob controle governamental são muito vulneráveis a mudanças imprevistas na sua regulamentação, em épocas de inflação elevada, de déficit da balança comercial ou de eleições.

Dependência de elementos de disponibilidade e custo incerto

Toda economia regulada, como aconteceu em 1986 com o plano cruzado, é uma economia de escassez. Numa economia livre, quando ocorre escassez, o preço dos produtos tende a subir, reduzindo a demanda e encorajando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com