TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO Pergunta

Tese: EMPREENDEDORISMO Pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

Leia o texto à seguir: “Elas Mandam, o mercado obedece – Revista Exame – 13.07.2005 - A fabricante de eletrodomésticos Arno está promovendo em julho uma maratona de cursos de gastronomia, estética e etiqueta. Com um detalhe: o evento, que percorrerá as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, destina-se -- acredite -- ao público infantil. A Arno está preparada para receber 1 000 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos que vão reservar parte das férias escolares para aprender a preparar bolos, brigadeiros e sorvetes e para ter aulas de penteados e maquiagem -- tudo com produtos Arno, claro. Pode parecer estranho que uma das marcas mais consagradas por senhoras donas-de-casa esteja empenhada em se comunicar com seus filhos, consumidores que ainda nem são donos do próprio dinheiro. Mas a estratégia da Arno se sustenta numa lógica bastante clara. "Enquanto os pais trabalham, são os filhos que realmente usam liquidificadores e sanduicheiras", diz Ana Maria Berberian, coordenadora do programa. "E o número dos que escolhem a marca desses aparelhos vem aumentando."

A idéia de que uma criança possa sair de um curso de gastronomia com o desejo de comprar um liquidificador seria quase absurda até há poucos anos. Mas a linha do mercado que demarca o início do território dos produtos dirigidos aos adultos está cada vez mais perto da fronteira do uni verso infantil. Os executivos que desconsideram esse fenômeno desprezam um dos mais promissores comportamentos de consumo deste século. Estudos apontam que crianças e jovens brasileiros têm renda própria em torno de 30 bilhões de reais por ano. Além de eletrodomésticos, eles querem computadores, produtos de beleza e celulares. Um estudo feito pelo Ibope/Kantar Media Research nas principais regiões metropolitanas do Brasil revela que, entre 2001 e 2004, cresceu de 28% para 53% a fatia de adolescentes de 12 a 16 anos que têm celular. "O celular já é parte inseparável da vida deles", afirma Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia Brasil.” Realmente passamos por um mercado em transformações. Mudanças acontecem em todos os momentos no mercado e um empreendedor necessita estar atento a todas estas mudanças. Em relação ao texto, considere as seguintes afirmativas.

I – O texto se refere a mudança demográfica e social, pois as crianças estão ficando “adultas” mais cedo e, naturalmente, mudando os seus hábitos de consumo.

II – Pode-se notar uma mudança em termos tecnológico, devido ao fato que as empresas, com base em novos produtos, conseguem atender a vários mercados e conquistar novos segmentos de mercado.

III – Trata-se de uma mudança em termos políticos. Isso devido ao fato que com a abertura de mercado várias empresas entraram no mercado e atingindo novos segmentos de mercado.

Resposta

a.

Somente a afirmativa I está correta.

b.

Somente a afirmativa II está correta.

c.

Somente a afirmativa III está correta.

d.

Somente a afirmativa I está errada.

e.

Somente a afirmativa II está errada.

0,2 pontos

Pergunta 2

“Sem outdoor, até caixa de pizza vira anúncio - A proibição de cartazes em SP faz com que agências de publicidade criem propaganda inclusive em cancelas de estacionamento do shopping. Você pede uma pizza e ela vem dentro de uma caixa com a propaganda da locadora de DVDs do bairro. Você espera o metrô e ele chega ‘fantasiado’ de garrafa de refrigerante. Na livraria você assiste à promoção do dia da escola de inglês próxima em uma tela de plasma. No shopping, a máquina que solta o tíquete do estacionamento tosse para você.Com a proibição de outdoors em São Paulo, em vigor desde o começo do ano, a chamada mídia alternativa já cresceu 30%.

‘É interessante esse desafio. Você precisa encontrar novas formas de chegar no cliente que você atingia com a mídia exterior", diz Guga Ketzer, diretor de criação da Loducca.

A agência criou uma campanha de inauguração da nova loja da 2001 Vídeo que, pela primeira vez, não usará outdoor. Pizzarias da região usarão caixas de pizza em formato de rolo de filme para entregar as pizzas pedidas por seus clientes, que ainda ganharão uma locação grátis na 2001 de Moema. Publicidade em caixas de pizza não é novidade. Há três anos foi criada a One Mídia, especializada no ramo. Antonio Trigo de Moraes, sócio da empresa, disse que o fim do outdoor representou um acréscimo de cerca de 30% em seus negócios.” Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=499209. O texto que acabou de ler foi escrito na época da proibição dos outdoors na cidade de São Paulo. Como notamos, foram várias oportunidades surgidas quando esta lei foi colocada em prática e naturalmente estimulou vários empreendedores que aproveitaram a situação. Este tipo de oportunidade pode ser classificada como:

Resposta

a.

Mudanças políticas e regulamentares

b.

Mudanças tecnodemográficas

c.

Mudanças sociocultural

d.

Mudanças econômicas

e.

Mudanças financeiras

0,2 pontos

Pergunta 3

Leia o texto a seguir retirado do site Mundo das Marcas : “A empresa começou a florescer no verão de 1994 quando Jeff Bezos, um jovem vice-presidente de um fundo de investimento em Wall Street, abandonou seu valioso emprego para trilhar seu caminho na ainda desconhecida rede mundial de computadores, que na época crescia cerca de 2.300% ao ano. A ideia era audaciosa, vender livros on-line. A decisão de vender livros surgiu após uma pesquisa que os mostrou no segundo lugar de uma lista dos produtos que poderiam ser comercializados na Internet. A música, primeira opção, foi eliminada, pois apenas seis grandes empresas fonográficas controlavam a distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com