TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREGABILIDADE: CENÁRIO ATUAL

Tese: EMPREGABILIDADE: CENÁRIO ATUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

1 - O MUNDO DO TRABALHO

O trabalho sempre esteve presente, mesmo que de modo intuitivo, na vida do homem.

o trabalho é tido como fundamental na vida humana e a evolução da sociedade se deu, em grande parte, graças à capacidade do homem de criar ferramentas que tornaram possível transformar o meio e adaptar-se a este, de modo a garantir um constante desenvolvimento.

O trabalho é qualquer atividade física ou mental que tem por objetivo criar, transformar ou obter algo da interação homem meio ambiente e afasta de nós o tédio, o vício e a necessidade.

Antigamente era mais fácil o funcionário entra numa empresa e conseguir se aposentar na mesma, mais hoje a previsão é que o profissional passe em cinco a oito empresas para tentar se aposentar, devido o mercado de trabalho esta muito concorrido.

Seja qual for à forma de ocupação desejada, é preciso estar ciente de que as exigências são muitas e àqueles que estão tentando se inserir profissionalmente restou a necessidade de aprender a lidar rapidamente com as novas tecnologias e demandas de mercado, além de desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais que permitam a ampliação das chances de entrada no mundo do trabalho ou emprego.

2 – EMPREGABILIDADE: CENÁRIO ATUAL.

A questão do trabalho e em especial a falta dele vem recebendo destaque nas discussões tanto dos países chamados de primeiro mundo quanto naqueles tidos como emergentes, especialmente por ser considerado um dos principais problemas da humanidade nesse início do século XXI.

A transformação do mundo empresarial parece exercer forte impacto sobre os padrões de atuação profissional, a palavra empregabilidade, mesmo sem definição única, passou a ser utilizada nas conversas dos trabalhadores, dos empresários, nos meios de comunicação e desenvolvimentista como uma alternativa de enfrentamento da situação.

Promover a empregabilidade não é, portanto, fornecer apenas as habilidades para a obtenção de um emprego, mas antes promover o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva no processo de aprendizagem continuada.

Para aqueles que estão trabalhando, a empregabilidade é o seu potencial de atratividade para outros trabalhos perante a visão daqueles que selecionam, sejam eles empresas ou consultorias. O vencedor do futuro serão os mais hábeis em demonstrar conhecimentos, não só profissionais, mas também pessoais.

Os “profissionais autônomos” negociavam contratos de pequenos períodos para parte especifica de um trabalho e era natural que fossem dispensados quando o trabalho era concluído, pois a expectativa de exercerem qual quer trabalho de maneira continuada não existia.

Por muito tempo esse foi o sistema de trabalho existente, até que surgiram novas tecnologias, máquinas, indústrias e grandes fábricas. A partir desse ponto de inflexão – que é, afinal, a Revolução Industrial – o trabalho passou ao controle de poucas pessoas.

Esse novo modelo acabou se impondo porque a bagagem de conhecimentos de que dispunham os trabalhadores tornou-se obsoleta, deixando-os à mercê da força capital, sem outras possibilidades de trabalho, sem chances de atuação fora das fábricas.

O momento atual parece ser um retorno àqueles padrões “primitivos” de independência profissional, mas agora é essa volta ao passado que causa desconforto para empregados.

3 – MERCADOS DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

O desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com