TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESÁRIO E COMPORTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: EMPRESÁRIO E COMPORTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.184 Palavras (17 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 17

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL.

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do Profª. Ma. Fabiana Biazetto.

CAMPINAS

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL.

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade de Administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do Profª. Ma. Fabiana Biazetto.

Nota:

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 ANÁLISE SWOT 6

3 SWOT -ESTACIONAMENTO REGIAO C 7

5 DIAGNOSTICO – ESTACIONAMENTOS 9

6 DESAFIOS PARA OS EMPRESÁRIOS NO RAMO DO COMERCIO 9

4 ESTACIONAMENTOS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS........................10

7 CONCLUSÃO 12

8 BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho inicia revisando conceitos direcionados a história da manutenção industrial e o

planejamento estratégico para implantação das organizações . Após o conceito apresentados pelo planejamento estratégico, é realizado uma analogia entre a importância que se deve dar na implantação de uma nova empresa no setor industrial onde se pretende implantar nos setores da organização o setor da manutenção de equipamentos industriais. Desenvolve-se o trabalho descrevendo a empresa, sua estratégia administrativa e o processo de desenvolvimento do produto. A partir daí, inicia-se a matriz SWOT, que é a avaliação sistemática das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa em estudo, com o intuito de identificar a competência essencial das oportunidades e ameaças da empresa, ajudando os gestores a encontrar suas competências básicas e combiná-las com as possíveis oportunidades do ambiente que as cerca. Na análise realizada pela matriz SWOT faz o comentários dentre as oportunidades mais fortes avaliadas está a identificação de recursos e atividades relacionadas com as competências que a equipe da manutenção necessita ser reforçada com a implantação da nova empresa, e renovar a competência e a capacidade de seus recursos humanos com intuito da evolução do mercado do ramo de atuação, como ameaça cita-se a falta de mão de obra especializada na região, no segmento da empresa e o desconhecimento pelo profissional do novo processo siderúrgico. Dentre as forças identificadas, destaca-se interesse pelo planejamento estratégico na referida empresa e a qualificação contínua dos colaboradores, como fraqueza mais relevante está a dificuldade de encontrar o profissional especializado no mercado. Para minimizar as dificuldades encontradas, o uso de ferramentas como a análise SWOT se faz necessário, uma vez que possibilita maior controle das variáveis envolvidas no ambiente da organização, já que mapeia e escreve o cenário no qual a mesma está inserida, pois proporciona um direcionamento para elaboração de estratégias de direção dos negócios da empresa.

ANÁLISE SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

As informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário da empresa:

Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.

Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;

Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;

Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

Foram considerados como concorrentes todos os operadores de estacionamento localizados nas proximidades do C – 5. De forma a facilitar o entendimento, estes operadores foram organizados em grupos que congregam características congeneres, conforme pode-se observar a seguir:

O primeiro grupo é composto pelos aqui chamados "totalmente organizados". Os operadores deste grupo dispõem de gerentes, funcionários, equipamentos eletrônicos de controle de acesso, manobristas, câmeras, serviços de lavagem e elementos congêneres. Dispõem ainda de seguro para os veículos utilizadores de seus serviços. Um bom exemplo dessa categoria é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com