TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM NAVAL E O RISCO OCUPACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: ENFERMAGEM NAVAL E O RISCO OCUPACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

ENFERMAGEM NAVAL E O RISCO OCUPACIONAL

Riscos ocupacionais são fatores de riscos específicos da área de atuação de cada profis-sional e diretamente ligados ao exercício de suas funções, no caso do trabalho naval, cada ca-da categoria de trabalhador está exposto à fatores de risco que variam conforme sua ocupação. A doença decorrente do trabalho é consequência das condições e dos riscos que estão subme-tidos os trabalhadores.

O trabalho naval é um complexo e abrange diferentes ocupações que apresenta elevado número de riscos ocupacionais para os seus profissionais. Um dos papéis da enfermagem é a promoção da saúde, inclusive no campo da saúde do trabalhador. Dessa forma é de extrema o conhecimento sobre os riscos ocupacionais e sua legislação específica, conhecer as medidas preventivas de acidentes e todos os efeitos da exposição e esses fatores, para que junto da e-quipe de segurança do trabalho possa organizar um plano de assistência e esses trabalhadores.

Uma questão importante para segurança do trabalhador é o uso do Equipamento de Pro-teção Individual (EPI). A utilização do EPI adequado é de fundamental para prevenção do ris-co, garantindo segurança à saúde do trabalhador e deve ser fornecido pela empresa. A percep-ção, pelo próprio trabalhador, dos riscos aos quais estão expostos é essencial, porque só enten-dendo e percebendo isso o indivíduo será capaz de enxergar a real necessidade de se proteger.

A adaptação do indivíduo as suas condições de trabalho torna os riscos “invisíveis”, da-do que muitas das vezes não provocam lesões imediatas e sim em longo prazo, o que impede a percepção clara de sua magnitude. Um exemplo disso é o uso de protetor auricular durante as atividades com tiros. A mortalidade por câncer de pulmão é alta em militares no trabalho naval, devido a exposição à agentes cancerígenos como substâncias químicas, radiação ioni-zante, poeiras de metal, fumaça entre outros. Além disso, são submetidos á trabalhos em am-bientes fechados ou em confinamentos e esse trabalhadores possuem um risco maior de de-senvolver outras doenças pulmonares como a tuberculose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com